CIÊNCIAS DA RELIGIÃO PRO ENSINO RELIGIOSO PROMOVER DIÁLOGO

ead-conceito-5-ciencia-religiao-site

O diálogo inter-religioso é uma aventura mística que se desenvolve por encontros de oração e mutirões de solidariedade, por debates teológicos muito envolventes. Mas ele pode ser preparado, em escala para envolver toda a sociedade, através do Ensino Religioso nas escolas. Na verdade, religião nem se ensina propriamente na escola, mas se pode e deve refletir aí sobre esse fenômeno humano: todas as pessoas têm direito ao esclarecimento sobre as diversas crenças da humanidade e, por isso, o Ensino Religioso deve avaliar e interpretar as notícias religiosas em seus contextos, estudar as religiões como questão e não querer transmiti-las feito dados ou impô-las feito doutrinas.

23472912_10212783224928875_5386595607032737163_nComo preconiza o renomado Compêndio do Ensino Religioso, é o caso de uma educação sobre a religiosidade humana, devendo tratar pedagogicamente do conhecimento acerca das experiências espirituais que existem entre e para além de todas as tradições místicas, religiosas e, inclusive,  não ou pós religiosas, tematizando os seus conteúdos simbólicos nos espaços e tempos sagrados, bem como os valores – e antivalores – que as espiritualidades, na prática, desenvolvem através da história. Como área de conhecimento produtora desses conteúdos que são desenvolvidos e aplicados pelo Ensino Religioso, afirmam-se as Ciências da Religião. Elas se desdobram em estudos de religiões e religiosidades que dialogam com a crítica psicossocial e resguardam uma abertura para o sentido mais refinado das experiências humanas de descentramento e transcendência.

O Conselho Nacional de Educação, inclusive, acaba de publicar as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciências da Religião, onde se diz: “Art. 2º. O curso de licenciatura em Ciências da Religião constitui-se como habilitação em nível de formação inicial para o exercício da docência do Ensino Religioso na Educação Básica”. Ciências da Religião, pois, é que forma, em cursos de no mínimo 3200 horas, os professores de Ensino Religioso, sendo que graduados na área podem fazer essa segunda licenciatura em até 700 horas.

Estendendo o seu campus à galáxia, a nossa Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), por seu turno, está lançando agora a frente de Ensino a Distância (EaD), e o seu primeiro curso é justamente uma licenciatura em Ciências da Religião. Isso porque estamos conscientes da importância dos professores para criarmos uma educação mais forte e um país melhor, porque estamos engajados na mudança de paradigma cultural que, para atender aos múltiplos altares do nosso mundo pluralista, transforma o Ensino Religioso, outrora catequético e uni-religioso, em uma aprendizagem trans-religiosa, um estudo crítico e transdisciplinar das experiências espirituais na história humana.

Cientista da religião é quem contextualiza historicamente os fatos religiosos, compara e interpreta as experiências de sagrado, buscando significados mais profundos para esse patrimônio cultural que são as correntes espirituais e tradições de sabedoria. Quem estuda Ciências da Religião desenvolve conhecimentos interdisciplinares sobre os fenômenos religiosos, que são aplicados ao Ensino Religioso nas escolas e às relações internacionais, à educação sociopolítica e ao turismo religioso, à preservação de museus e à psicoterapia, à ação pastoral das igrejas.

A UNICAP tem larga competência nessa área, oferecendo cursos de extensão, especialização, mestrado e doutorado em Ciências da Religião. E agora está lançando uma graduação em Ciências da Religião, como licenciatura na modalidade de Ensino a Distância (EaD), com mensalidades subsidiadas de R$ 298,00. O curso, que conquistou o conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação, visa, sobretudo, preparar professores para o Ensino Religioso e mediadores dos debates religiosos no espaço público, pessoas que devem promover uma reflexão crítica sobre as espiritualidades e suas interfaces socioculturais.

A graduação em Ciências da Religião da UNICAP vai acontecer através da EaD, em ambiente de aprendizagem na internet. Inclui um encontro presencial por mês (um sábado pela manhã) e vai durar quatro anos. Conta com a excelência dos estudos de religião na Católica de Pernambuco, além do seu suporte pedagógico, laboratórios de informática e a melhor biblioteca da região.  Mas, principalmente, vai gerar uma comunidade viva de estudo e pesquisa, mais um bloco a desfilar o mantra do respeito à diversidade por aí afora. O vestibular está aberto e logo sairá portaria para entrada como portador de diploma: venha estudar com a gente!

Encontro de Professores do Ensino Religioso de Paulista

Pra saber mais: