FÓRUNS ESCOLARES DA DIVERSIDADE RELIGIOSA

O Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife está completando doze anos: começou com um grupinho de estudos sobre diálogo inter-religioso e foi se articulando em uma rede acadêmica de pesquisa na área, mas passou a fazer também atividades de extensão e envolvimento cultural, com mostras de artes e religiões, excursões guiadas aos centros espirituais da região e, desde 2007, vem organizando o Fórum Inter-Religioso da UNICAP.  São encontros mensais com animadores das tradições religiosas, para re-conhecimento humano da fé e exercício do respeito à diversidade de suas expressões, para reflexão sobre a vivência pluralista do sagrado e ensaio de uma mística trans-religiosa.

Após estudar as principais religiões no Recife e também aprofundar temáticas transversais às grandes linhagens, o Fórum da UNICAP está se debruçando agora sobre os desafios teóricos, fenomenológicos e hermenêuticos, para a compreensão crítica e engajada da nossa religiosidade: como entender as transformações na experiência de fé e o que é mesmo sagrado em nossa cidade hoje, entre e para além das religiões formais?! E neste semestre o nosso Fórum está completando uma década: vamos celebrar abrindo as portas para grupos que foram surgindo do nosso trabalho educativo ou com os quais colaboramos em parceria,  vamos fazer um encontro dos fóruns escolares da diversidade religiosa com os representantes das religiões do Fórum Diálogos da Diversidade Religiosa em Pernambuco (uma associação civil que reúne mais de vinte tradições religiosas e colabora para a construção da convivência entre as crenças e o respeito à laicidade do Estado).

O evento será no dia 18 de setembro, segunda-feira, das 16 às 19h, no Auditório do CTCH (primeiro andar do bloco B) da Universidade.  Haverá distribuição de informações das religiões, uma apresentação do show “Fé na Mpb”, vídeo dos dez anos do Fórum, apresentação de grupos de promoção da diversidade nas escolas (Fórum do Petrônio, Grupos de Gustavo Filizola e Daniel Reis, Projeto Angapé e Fulôres de Palco), apresentação do Fórum Diálogos e lançamento de publicações do grupo do Observatório. Terminaremos com uma visita à Biblioteca, onde de 12 a 30 do mês estará montada a Mostra “O Vento Sopra Onde Quer”, sobre arte e religião, com pinturas de Adélia Carvalho, que é participante do nosso grupo. Será um grande mutirão de partilha de saberes religiosos e de congraçamento humano, para o qual você é um convidado especial: participe desse laboratório pedagógico por uma aprendizagem crítica, lúdica e transdisciplinar dos conhecimentos espirituais da humanidade!

Saiba mais:

Fórum comemora dez anos

Educação, arte e religião

Observatório inspira rede de fóruns

Observatório colabora para ensino religioso

Estado promove diálogo inter-religioso

9 comentários Adicione o seu

1. Maristela disse:

Queridos Gil e toda equipe,
    O evento me emocionou bastante e me redirecionou a vida para além da vida!
    A Festa do Fórum fez sentir saudades com as partilhas desde o início da fundação!
    A reflexão sobre o Observatório me trouxe o passado com recheio do presente!
    O encontro com as lideranças religiosas me deixou as marcas de um sonho que sonhado junto traz realizações e esperanças no aqui, no agora e no amanhã!
    As experiências compartilhadas complementam o sentido do sagrado e do profano!
    Pena que o tempo ficou corrido demais pra tão importantes e significativos temas!
    Mas… o prazeiroso foi ver e rever todas as pessoas que fazem parte de mim, da minha história e desta caminhada!
    Grata estou, queridos, pela oportunidade amiga, carinhosa e reveladora, na competência e qualidade!
    Não esqueçam de mim! Amo vocês! Preciso de todos para seguir. Um abração!
    Maristela Velozo.