Programação Grupo Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo

Grupo de Estudo

O Grupo de Estudos sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, coordenado pelo prof. Gilbraz na UNICAP, reúne-se desde 2005. No primeiro semestre de 2018 os encontros começaram em 7 de março e seguem nas quartas-feirasdas 17 às 18h, no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (8º andar do bloco G4). O Grupo é aberto à participação de pesquisadores, doutorandos, mestrandos e também a graduandos interessados na iniciação científica, além de militantes do diálogo inter-religioso. Os membros que estão registrados no Grupo de Pesquisa Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo devem, ao menos, participar de 1/3 das reuniões e apresentar uma produção acadêmica qualificada anualmente.

Nas reuniões semanais do Grupo os participantes compartilham o andamento de suas pesquisas e depois prosseguem com o estudo de uma obra: neste semestre vamos estudar o livro Os múltiplos altares da modernidade: rumo a um paradigma da religião numa época pluralista, de Peter Berger. A obra esboça uma revisão do pensamento de Berger sobre o sentido do fato religioso em nosso tempo de múltiplas modernidades (veja uma crítica da trajetória do autor por aqui). E vamos também cotejar essa proposta de paradigma pluralista com o ensaio de um Princípio Pluralista, que vem sendo ensaiado pelo companheiro Cláudio de Oliveira Ribeiro.

Nossa preocupação é descobrir o que tal paradigma/princípio Pluralista acrescenta (ou critica) nas concepções de História como interpretação engajada, de Complementariedade nos “entre-lugares” culturais, e de uma Lógica do ”terceiro incluído”, que temos aplicado e revisado para compreender os encontros (e desencontros) entre as religiões e espiritualidades, para além das suas contradições aparentes.

 

Fórum Inter-religioso

Fórum Inter-Religioso da UNICAP, organizado pelo nosso Observatório, articula desde 2007 uma série de encontros com animadores das tradições espirituais da região, para re-conhecimento humano da fé e exercício do respeito à diversidade de suas expressões, para reflexão sobre a vivência pluralista do sagrado e ensaio de uma mística trans-religiosa. Após estudar as principais religiões no Recife e também aprofundar temáticas transversais às grandes linhagens, o Fórum da UNICAP trabalhou os desafios teóricos, fenomenológicos e hermenêuticos, para a compreensão crítica e engajada da nossa religiosidade: hoje em dia, o que é mesmo sagrado em nossas cidades?!

Tendo celebrado uma década de encontros mensais, neste primeiro semestre de 2018 o Fórum está realizando debates internos para editar e lançar uma nova série de encontros e pesquisas intitulada “Hospitalidades entre e além das crenças”, que vai buscar analisar e estimular a convivência por dentro das religiões: membros de uma religião passam o dia convivendo, comendo junto e observando a celebração de uma religião estranha, desencadeando documentários sobre as possibilidades e dificuldades de conversação entre pessoas de crenças bem diferentes. O primeiro filme dessa nova temporada registra o “Dia do orgulho pagão”, que recebeu a visita de cristãos em Pernambuco: aguardem para ver o resultado!

 

Encontros e Seminários

A equipe do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife está envolvida igualmente na animação de vários eventos relacionados ao diálogo, em parceria com outros grupos universitários e de educação comunitária:

 

Participação em Comissões

O Observatório das Religiões no Recife, através de representações dos seus membros, participa ativamente de articulações e serviços, nacionais e regionais, de promoção do diálogo e do ecumenismo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.