OBSERVATÓRIO DAS RELIGIÕES DA UNICAP ELOGIADO NO OSSERVATORE ROMANO

O Osservatore Romano é o jornal oficioso de religião e política do Vaticano. Na edição cotidiana internacional de 18 de maio de 2016 traz na página 6 (veja aqui) um artigo do professor Riccardo Burigana, que é diretor do Centro de Estudos para o Ecumenismo na Itália, com o título “Cristãos, sal da terra”, sobre a Oração pela Unidade Cristã no Sul do planeta. No hemisfério Norte o período da Oração pela unidade dos cristãos é de 18 a 25 de janeiro, que cobre as festas de São Pedro e São Paulo, simbolizando as dimensões institucionais e carismáticas da Igreja. No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas celebram a Oração no período de Pentecostes, que celebra os cristãos unidos pelo Espírito em defesa de um mundo habitável, pela integridade da Criação divina.

Ao comentar testemunhos dessa campanha ecumênica pela “unidade na diversidade” dos cristãos em diversos países, como Bolívia e Nova Zelândia, o professor Burigana toca no Brasil e relata que “… Entre os projetos, particularmente significativo é o programa desenvolvido pelo Observatório das Religiões da Universidade Católica de Pernambuco no Recife, que visa promover a coexistência entre o cristianismo e as religiões indígenas e denunciar todas as formas de intolerância religiosa”. Ficamos muito contentes pelo reconhecimento elogioso do “jornal do papa” ao nosso trabalho em favor do ecumenismo entre cristãos, mas também do cuidado autenticamente cristão pela justiça no mundo e pela paz entre culturas e religiões (veja por aqui o nosso envolvimento na campanha pelo respeito às religiões afro-indígenas).

Com efeito, neste ano de 2016, em Pernambuco, as Igrejas ligadas ao Conselho de Igrejas Cristãs do Brasil (Católica, Ortodoxa antioquena, Luterana, Anglicana e Presbiteriana unida) junto com a Aliança de Batistas do Brasil, assim como grupos promotores do diálogo, feito o nosso, que já se reuniram para a 4a Campanha da Fraternidade Ecumênica no país (sobre o “Saneamento Básico e o cuidado com a Terra, nossa casa comum”), decidiram realizar a Oração pela Unidade durante todo o mês de maio, ensaiando a hospitalidade cristã nas celebrações comuns de final de semana, em que comunidades representativas de cada tradição se abrem para acolher grupos das outras igrejas em torno da liturgia comum proposta pelo Conselho para Unidade dos Cristãos e o Conselho Mundial de Igrejas.

A Universidade Católica de Pernambuco, que suspende sempre as missas das quartas-feiras na sua capela para uma oração ecumênica no estilo dialogal de Taizé, recebeu também a visita de delegações das Igrejas na noite de 11 de maio. E além de colaborar nesses eventos, como o Brasil vive período de violência sócio-política e de crescente comunitarismo fundamentalista de movimentos religiosos, o Observatório das Religiões da UNICAP está envolvido na mobilização nacional “Acredite no Respeito”, que visa sensibilizar grupos carismáticos e pentecostais para a convivência com as tradições indígenas e afro-brasileiras: em 2015 a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos recebeu denúncia de 556 casos de intolerância religiosa e racismo religioso, a maioria cultos de imprecações cristãs contra os seus Terreiros e agressões aos seus símbolos e membros. Seguiremos rezando e educando para o mais amplo ecumenismo entre as tradições espirituais que defendem a justiça e a misericórdia, o mais sincero diálogo com as pessoas que amam a vida e a liberdade.

Saiba mais:

Campanha acredite no respeito