UNICAP APOIANDO O ECUMENISMO

2 - foto 2

Na noite da sexta-feira 6 de fevereiro o Instituto Humanitas da UNICAP acolheu um pequeno grupo de representantes de igrejas cristãs, que promete trabalhar para a realização de um grande sonho: a unidade na diversidade do cristianismo. Renovando antigas iniciativas ecumênicas pernambucanas, que remontam a Dom Helder e seus colaboradores, o grupo passa a se encontrar mensalmente (na segunda sexta) no campus e, sob coordenação do frei Tito Figueiroa, está articulando uma seção regional, para a Região Metropolitana do Recife, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, o CONIC. O professor Gilbraz Aragão, criador do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, recebeu os membros desse grupo promissor, fazendo um panorama dos estudos da religião na Católica de Pernambuco e explicando que, como decorrência do estudo científico das religiões e da meditação mística sobre os dados das ciências, a Universidade sempre procurou ajudar as comunidades cristãs na busca do ecumenismo.

Ecumenismo vem do grego e quer dizer “todo o universo habitado”. Todas as pessoas são habitantes do mesmo planeta e experimentam a mesma realidade humana. Ecumenismo significa então a unidade da humanidade. Nos começos do cristianismo, a Igreja usou tal palavra para designar a reunião de seus representantes vindos do mundo então conhecido, chamando-a de “Concílio Ecumênico”. As doutrinas da fé cristã, os credos que foram desenvolvidos no século IV nos Concílios de Nicéia e Constantinopla, também são chamados “símbolos ecumênicos”, porque expressam a fé universal e comum a todos os cristãos. Depois das divisões no cristianismo, com a estruturação das Igrejas em comunidades diversas, os que são sensíveis ao apelo de Cristo – “Que todos sejam um… Para que o mundo creia” – chamam de movimento ecumênico aos esforços para a construção da unidade da fé na diversidade institucional e/ou cultural.

3 - foto 3Colaborando mais explicitamente com essa caminhada, além dos estudos de graduação e pós-graduação em teologia e ciências da religião, que comportam cursos de ecumenismo e diálogo, a UNICAP, desde 2007, vem apoiando o Observatório das Religiões: espaço na Internet que divulga as atividades de um Grupo de Pesquisa sobre Trandisciplinaridade e Diálogo entre Culturas e Religiões, promovendo visitas aos centros de espiritualidade da região e articulando um fórum inter-religioso com lideranças e estudiosos das nossas tradições religiosas. Além disso, desde 2012, em um gesto de hospitalidade ecumênica para com a comunidade universitária e o seu pluralismo espiritual, nas quartas-feiras os católicos fazem jejum da sua eucaristia tradicional, para acolher na capela da UNICAP outros cristãos em uma oração seguindo a mística de Taizé: uma rede de comunidades onde religiosos protestantes, católicos, anglicanos e ortodoxos, que se dedicam ao trabalho manual e à meditação cristã, acolhem os jovens para cantar em cânone frases bíblicas ou versos de santos de todas as tradições.

O acolhimento do grupo do CONIC na Católica de Pernambuco, então, é mais uma parceria em prol do diálogo entre cristãos e com as pessoas de boa vontade. O Conselho de Igrejas Cristãs surgiu em 1982 no Brasil e associa institucionalmente as igrejas Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia e Presbiteriana Unida. Mas, em muitas regiões, conta também com a participação de pessoas e grupos de outras igrejas, feito batistas e metodistas, como membros fraternos. Uma das principais atividades realizadas pelo CONIC é a Semana Nacional de Oração pela Unidade Cristã: o povo cristão do hemisfério sul do planeta vai celebrar esse encontro em 2015 entre os dias 17 e 24 de maio próximo, tendo como tema a passagem bíblica “Dá-nos um pouco da tua água” (Jo 4,7). A Semana é promovida mundialmente pelo Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas e, nessa ocasião, as denominações irmãs colocam-se em oração na busca pela unidade das comunidades, também nos estudos teológicos, como sobretudo nas ações humanitárias. Esperamos que, com o apoio da UNICAP, cresça a espiritualidade e a vivência ecumênica no Recife, ajudando-nos a reencontrar uma fonte comum para uma outra vida possível.

10987434_681922005287453_8974069722674492216_n

Saiba mais:

Cristãos unidos em oração

Testemunho em um mundo plural

Convivência das religiões

Paz entre religiões