TESTEMUNHO CRISTÃO EM UM MUNDO PLURAL

.

O companheiro Artur Tavares, membro da equipe do nosso Observatório, participou de importante evento ecumênico, sobre “Testemunho cristão em um mundo plural”, na cidade de Vargem Grande Paulista (SP), entre os dias 21 e 24 de agosto. Tratou-se do Simpósio Ecumenismo e Missão, promovido pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e com as Comissões do Ecumenismo, do Laicato e da Ação Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Artur compartilhou conosco o seguinte relato:

O Simpósio foi aberto com uma Celebração, na qual houve a participação das Igrejas participantes do CONIC, a saber: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Igreja Católica – CNBB; Igreja Presbiteriana Unida do Brasil; Igreja Ortodoxa Síria. Com momentos de espiritualidade assim, houve um resgate da caminhada histórica do Movimento Ecumênico no Brasil, recordando a Conferência do Nordeste e o Concílio Ecumênico Vaticano II.

O pastor da Igreja Luterana no Brasil, Zwinglio Motta Dias, destacou a importância da Conferência do Nordeste para o mundo protestante no início dos anos 60. A Conferência do Nordeste aconteceu no Recife, em 1962, dentro de uma conjuntura internacional peculiar e foi um momento significativo que trouxe à tona esforços de mobilização social das Igrejas. Pela primeira vez, na história do protestantismo, os seus membros contaram com apoio da Academia. Destacou que o protestantismo não foi capaz de perceber a dimensão social, cultural e nacional que era muito diferente dos Estados Unidos. Foi o desafio da realidade – injustiça e luta social – que levou à compreensão de um ecumenismo político. Muito mais por jovens das Igrejas que dos Setores institucionais. A Conferência do Nordeste foi derrotada pelas Igrejas. Após o Golpe Militar, voltou-se à velha pequenez de um moralismo inconsequente que se fechava à graça do Cristo. Mas o Brasil democrático, hoje, tornou-se apenas possível por causa das pequenas lutas do passado…

.

..
Baixe por aqui o Documento
“Testemunho Cristão num Mundo de Pluralismo Religioso”
Para saber mais:
..

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *