INICIAÇÃO PRO DIÁLOGO

Vamos aprofundando a educação em rede para formar professores e estudiosos da religião que tenham compromisso com a extensão comunitária e envolvimento com a pesquisa acadêmica. O nosso Observatório das Religiões já é parceiro da recém-chegada Graduação em Ciências da Religião da UNICAP na promoção de Extensão, acompanhando estudantes no Eixo de Diálogo Inter-religioso da Clínica de Direitos Humanos, e agora avança na parceria para a Pesquisa, orientando alunos do Curso na Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade. Recebemos vários estudantes de outras graduações para fazer iniciação à pesquisa sobre questões espirituais, mas privilegiamos agora de Ciências da Religião, mais afinada com a nossa área de conhecimento. O primeiro escolhido é Alef Pierry Belarmino da Silva, que vai colaborar durante um ano na pesquisa do professor Gilbraz Aragão na área do diálogo inter-religioso, desenvolvendo o trabalho de “Classificação e análise dos Grupos Inter-religiosos no Brasil”.

Alef Pierry

Este projeto, aprovado pela Coordenação de Pesquisa e Inovação da UNICAP entre as propostas submetidas à seleção no último edital do PIBIC, bem como contemplado com bolsa do CNPQ, visa classificar criticamente os Grupos de Diálogo Inter-religioso no país, tendo em vista a sua relação com processos contra hegemônicos de aprofundamento dos Direitos Humanos. O trabalho, que deve começar agora em setembro, inicia mapeando os conceitos de Princípio Pluralista e Transreligiosidade, que vêm sendo desenvolvidos pelo nosso Grupo de Pesquisa para uma melhor interpretação da diversidade religiosa.

A seguir, o processo segue ampliando o levantamento dos principais movimentos e experiências de Diálogo Inter-religioso no Brasil, destacando grupos emergentes que trabalham com criatividade nas fronteiras institucionais, para então analisar os alcances e limites dessas experiências de promoção do respeito à diversidade e de promoção do diálogo, em relação ao avanço crítico dos Direitos Humanos. Além do acompanhamento pessoal que o estudante Alef Pierry receberá do orientador, ele já está envolvido no Grupo de Estudo que o professor Gilbraz organiza toda quarta-feira às 17h, com mestrandos e doutorandos ligados ao tema do diálogo. Aos poucos, vai surgindo uma verdadeira “escola” de estudiosos habilitados para a abordagem transdisciplinar das religiões e envolvidos na promoção do respeito à sua diversidade no espaço público democrático.

Pra sabe mais:

Intérpretes pluralistas