Paralellus é a revista do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Seu objetivo é divulgar a produção do conhecimento, com qualidade científica reconhecida, da Área 44 da CAPES, que pesquisa os fenômenos do campo religioso e seus impactos na sociedade, de um ponto de vista rigorosamente laico.

Paralellus, criada em 2010, tem por missão ser um espaço aberto ao diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como a outros campos do saber, tanto em perspectiva clássica, quanto inter e transdisciplinar. Seus trabalhos são publicados nos formatos de artigos em dossiês e temática livre, comunicações, entrevistas e resenhas.

Dados de autoria ao submeter manuscrito

2023-03-03

Caro/a Proponente,

Após um período de adequação do sistema de submissões da Paralellus, agora qualificada como A2, nós finalmente estamos de volta e temos a alegria de comunicar que estamos no início das considerações das propostas de trabalho para os próximos números.

Dossiês em 2023 e 2024

2021-04-28

CHAMADAS ABERTAS – DOSSIÊS EM 2023 E 2024

No segundo semestre de 2023

Religiões, Espiritualidades e Educação

Dez. 2023 - v. 14. n. 35

Submissão até 31 de agosto de 2023

Coordenação: Profa. Dra. Wellcherline Miranda Lima e Prof. Dr. Sergio Sezino Douets Vasconcelos, UNICAP

Ementa: O dossiê publicará resultados de pesquisas que estabeleçam ligações entre religiões, espiritualidades e educação, em articulação com as Ciências da Religião. Nessa perspectiva destacam-se estudos interdisciplinares acerca das relações da tríade religião, espiritualidade e educação no espaço público, na atuação humana e na convivência social em suas múltiplas dimensões. A partir dos estudos desenvolvidos na área referida, serão buscadas aproximações com as tradições religiosas, filosofias de vida, cuidados com o meio ambiente, direitos humanos, estudos pós-coloniais e Ensino Religioso, com foco em estudos sobre currículo, formação docente, recursos pedagógicos e processos de ensino e aprendizagem que potencializem metodologias favorecedoras do diálogo e da convivência em meio às diversidades.

* * *

Em 2024

Devoções na contemporaneidade

Jun. 2024 – v. 15, n. 36

Submissão até 28 de fevereiro de 2024

Coordenação: Prof. Dr. José Afonso Chaves e Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral, UNICAP

Ementa: As práticas de devoção constituem dimensão central da expressão da fé no catolicismo e acompanham quase toda sua histórica. Todavia, sua trajetória, no tocante ao seu reconhecimento, é permeada por recorrente ambivalência, decorrente do tipo de relacionamento que a hierarquia católica dispensa a essas práticas, ora censurando e condenando, ora absorvendo e reconfigurando seus sentidos e práticas em conformidade com a ortodoxia teológica. As devoções têm persistindo em constante reelaboração pelas relações que vêm mantendo com o mercado, com a força da imagem e as novas sensibilidades na sociedade contemporânea. O dossiê acolherá pesquisas que privilegiem novas abordagens em termos teórico-metodológicos, novos objetos e novos enfoques, tais como performance, imagética e materialidades.

* * *

Em preparação

Dez. 2024 – v. 15, n. 37

Submissão até 30 de agosto de 2024

Coordenação:

Ementa:

v. 14 n. 34 (2023): DOSSIÊ ESPECIAL: OS ESTUDOS DO IMAGINÁRIO NO BRASIL, HOMENAGEM À PROFA. DRA. DANIELLE PERIN ROCHA PITTA

Ementa: Pesquisadora pioneira no campo de estudos das imagens, a antropóloga franco-brasileira, Profª Drª Danielle Perin Rocha Pitta, inaugura e cria a partir de 1970, trabalhos interdisciplinares, grupos e métodos de pesquisas sobre o imaginário; inspirando-se, principalmente, nos estudos de seu mestre e amigo, o renomado antropólogo francês Gilbert Durand. De maneira geral, seus trabalhos buscam demonstrar que o imaginário brasileiro, diferentemente do imaginário europeu, caracteriza-se por ser uma espécie de mosaico, já que mitos e símbolos oriundos de diferentes tradições culturais e espiritualidades coexistem na realidade brasileira: cristianismo, cultos indígenas, religiões de matriz africana e espiritualidades orientais, entre outras. Tendo em vista a relevância do legado da obra da Profª Rocha Pitta, não somente para as investigações antropológicas sobre o Imaginário do Nordeste brasileiro, mas também para as Ciências das Religiões, propõe-se, então, a composição de um dossiê, reunindo artigos, entrevistas, resumos e depoimentos, em torno de objetos e temas de Estudos do Imaginário sobre as nossas religiões e espiritualidades.

Coordenação: Carlos André Cavalcanti (UFPB), Gilbraz Aragão (UNICAP), Jean-Jacques Wunenburger (Université Lyon 3)

Publicado: 2023-06-20

A CONCEPÇÃO DO MITO NA OBRA DE GILBERT DURAND

Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújo, Jean-Pierre Sironneau, Hélène Rufat

195-232

MITO E ARQUÉTIPO NA PERSPECTIVA DURANDIANA

Rogério de Almeida, Alberto Filipe Araújo, Iduína Mont’Alverne Chaves, Maria Cecília Sanchez Teixeira

255-281

MITO-FORIA

FORMAS E TRANSFORMAÇÕES DO MITO

Jean-Jacques Wunenburger; Victor Sancassani

283-304

Ver Todas as Edições