EXPEDIENTE / MASTHEAD
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2024.v15n37.p319-320Palavras-chave:
Ciências da ReligiãoResumo
O Concílio de Niceia (325) representa um marco fundamental na história do cristianismo pelos temas abordados, pelos documentos promulgados, pelo modo como foi celebrado, pela diversidade de sua recepção, desde o momento imediato de sua conclusão, e pela sua relevância contínua para a vida da Igreja, com uma atenção particular ao diálogo ecumênico.
O projeto de pesquisa “Sempre Niceia: Presente, Memórias Ecumênicas e História do Concílio de Niceia (2023-2025)”, cujos primeiros resultados serão apresentados aqui, tem como objetivo promover um conhecimento cada vez melhor do Concílio de Niceia e de sua recepção, através da leitura crítica das fontes, das interpretações ao longo dos séculos, da presença nos documentos das Igrejas e dos estudos dedicados ao Concílio de Niceia, com uma atenção especial à produção científica das últimas décadas, para oferecer um quadro capaz de auxiliar a Igreja, especialmente na redescoberta de uma memória tão viva, a enfrentar as questões centrais de sua missão no século XXI, percebendo a atualidade fecunda do Concílio de Niceia.
Downloads
Referências
EXPEDIENTE / MASTHEAD. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, Pernambuco, Brasil, v15 n37 - jul.-dez. 24
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paralellus Unicap

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).