Notícias

  • Dossiês em 2026

    2025-02-12

    Em 2026

    REFLEXÕES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM O ENSINO RELIGIOSO

    Jun. 2026 – v. 17, n. 40

    Submissão até 28 de fevereiro de 2026

    Coordenação: Dr. Sérgio Rogério de Azevedo Junqueira (UEPA), Drª Aurenea Maria de Oliveira (UFPE) e Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis (UNIFAP)

    Ementa: A questão do ensino religioso no Brasil tem ganhado destaque e provocado muitas polêmicas nos últimos anos. Por várias décadas predominou uma compreensão da confessionalidade do ensino religioso ministrado nas escolas. Com a pluralização do campo religioso brasileiro o debate em torno da adoção de um ensino religioso vinculado às Ciências da Religião vem ganhando força nos sistemas de ensino, legislações, resoluções e políticas públicas. Exemplo disto é o fato de, em 2027, celebrarmos os dez anos da BNCC e, em 2028, a primeira década das Diretrizes da Licenciatura em Ciências da Religião. Assim, o dossiê tem por objetivo discutir a formação inicial, continuada e outros aspectos peculiares aos profissionais que lidam com o ensino religioso cotidianamente.

    Saiba mais sobre Dossiês em 2026
  • Dossiês em 2025

    2025-02-12

    Em 2025

    BENZEÇÕES, LIVRAMENTOS E CURAS: CULTURA, ESPIRITUALIDADE E CIÊNCIA

    Jun. 2025 – v. 16, n. 38

    Submissão até 28 de fevereiro de 2025

    Coordenação: Profa. Dra. Adriana Maria Ferreira Coutinho Chaves e Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral

    Ementa: O dossiê receberá trabalhos que explorem a complexidade e a importância das práticas da benzeção no Brasil, discutindo suas diversas manifestações, significados e simbologias.

    * * *

    1700º ANO DO CONCÍLIO DE NICÉIA E 60º ANO DO ENCERRAMENTO DO CONCÍLIO VATICANO II DOSSIÊ Nº 2

    Dez. 2025 – v. 16, n. 39

    Submissão até 31 de agosto de 2025

    Coordenação: Prof. Dr. Riccardo Burigana e Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques

    Ementa: O Concílio de Niceia (325) representa um marco fundamental na história do cristianismo pelos temas abordados, pelos documentos promulgados, pelo modo como foi celebrado, pela diversidade de sua recepção, desde o momento imediato de sua conclusão, e pela sua relevância contínua para a vida da Igreja, com uma atenção particular ao diálogo ecumênico.
    O projeto de pesquisa “Sempre Niceia: Presente, Memórias Ecumênicas e História do Concílio de Niceia (2023-2025)”, cujos resultados finais serão apresentados aqui, tem como objetivo promover um conhecimento cada vez melhor do Concílio de Niceia e de sua recepção, através da leitura crítica das fontes, das interpretações ao longo dos séculos, da presença nos documentos das Igrejas e dos estudos dedicados ao Concílio de Niceia, com uma atenção especial à produção científica das últimas décadas, para oferecer um quadro capaz de auxiliar a Igreja, especialmente na redescoberta de uma memória tão viva, a enfrentar as questões centrais de sua missão no século XXI, percebendo a atualidade fecunda do Concílio de Niceia.

    Saiba mais sobre Dossiês em 2025
  • Diretrizes para Autores e Condições para submissão

    2024-07-21

    Os autores estão convidados a fazer uma submissão a esta revista. Todas as submissões serão avaliadas por um editor para determinar se atendem aos objetivos e escopo desta revista. Aqueles considerados adequados serão enviados para avaliação por pares antes de determinar se serão aceitos ou rejeitados (leia, por favor, o texto completo, abaixo).

    Saiba mais sobre Diretrizes para Autores e Condições para submissão