TRADIÇÃO, FAMÍLIA E PROPRIEDADE

A RETÓRICA ANTIGÊNERO DE UMA REDE TRANSNACIONAL DA DIREITA CATÓLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2024.v15n37.p827-849

Palavras-chave:

TFP, Direita católica, Gênero

Resumo

Este artigo explora a Sociedade de Defesa da Tradição Família e Propriedade (TFP), uma organização política-religiosa de direita, originada no Brasil e presente em 24 países, destacando sua retórica e atuação transnacional, especialmente em questões relacionadas às questões sexuais e reprodutivos. A TFP é analisada como parte de uma rede maior de direitas cristãs que, desde a década de 1980, se organiza em torno de pautas morais e combate ao que denominam “marxismo cultural” e “ideologia de gênero”. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, com ênfase na análise documental e bibliográfica das publicações da TFP, assim como na observação das suas atividades políticas tanto no Brasil quanto na Europa. O estudo revela o impacto da TFP na política moral contemporânea, destacando sua capacidade de adaptação às novas direitas ao redor do mundo, e a forma como a organização tem influenciado políticas públicas e sociais através de alianças estratégicas com outras organizações conservadoras.

Downloads

Biografia do Autor

  • Rodrigo Coppe Caldeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC Minas, Brasil

    Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG (2009). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e chefe do Departamento de Ciências da Religião da PUC Minas. E-mail: rodrigocoppe@gmail.com.

    Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e chefe do Departamento de Ciências da Religião da PUC Minas. Atua na linha de pesquisa Religião e Contemporaneidade com experiências na área de História e Ciências da Religião, lidando principalmente com os seguintes temas: direita religiosa, conservadorismo, tradicionalismo, catolicismo contemporâneo, secularização. Membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (2017-2020), da Câmara do Departamento de Ciências da Religião (2017-2020) e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Atuou no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e na Câmara de Pós-graduação (2017-2019). Presidente do Conselho Científico da ANPTECRE - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (2018-2020/2020-2022). Coordena o GT Religião e Espaço Público na SOTER e o ST Catolicismo e política: entre conservadores e progressistas na ANPUH. É líder do Laboratório de Estudos em Religião, Modernidade e Tradição (LeRMOT) e um dos líderes da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo (http://migre.me/sGw0Q). Membro do Institut dÉtude du Christianisme (Strasbourg, França). Investigador associado da rede de pesquisa Direitas, História e Memória. Membro de vários conselhos editoriais de revistas nacionais e internacionais. Foi Editor Associado da Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião (2011) e Editor-gerente da revista Interações (Qualis/Capes B1) entre 2013 e 2017. É sócio nas seguintes associações: SOTER (Sociedade de Teologia e Ciência da Religião), ANPUH (Associação Nacional de História), AAR (American Academy of Religion). Professor convidado da Faculté de Théologie et de Sciences Religieuses da Université Laval - Québec (2015), onde é Pesquisador Associado no projeto de pesquisa Vatican II: herméneutique et réception. Pós-doutor pela Universidade de Varsóvia (2020). Escreve para o Estado de S. Paulo.

  • Victor Almeida Gama

    Doutor em Ciências da Religião (2024) pela Pontifícia Universidade católica de Minas Gerais. Membro do Laboratório de Estudos em Religião, Modernidade e Tradição (LeRMOT) e do Laboratório de Estudos da Imanência e Transcendência (LEIT). Professor de História das Religiões e de Sociologia da Religião no curso de Teologia do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, de Diamantina (MG).  E-mail: victoralmeidagama@hotmail.com.

     

    Doutor em Ciências da Religião (2024) pela Pontifícia Universidade católica de Minas Gerais, mestre em Ciências da Religião pelo mesmo Programa de Pós-Graduação (2020), Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (2017). É membro do Laboratório de Estudos em Religião, Modernidade e Tradição (LeRMOT) e do Laboratório de Estudos da Imanência e Transcendência (LEIT). Associado ao "Grupo de Trabajo Derechas contemporáneas: dictaduras y democracias". Atua como professor de História das Religiões e de Sociologia da Religião no curso de Teologia do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, de Diamantina (MG). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna, Contemporânea e História das Religiões. Possui interesse nos seguintes temas: direita católica, conservadorismos, integrismo católico, tradicionalismo católico, religião e política, Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), Plinio Corrêa de Oliveira.

Referências

ALTHOFF, Andrea. 2018, Right-wing populism and religion in Germany: Conservative Christians and the Alternative for Germany (AfD). Z Religion Ges Polit, 2:335–363 https://doi.org/10.1007/s41682-018-0027-9

BIROLI, Flávia et al. Gênero, neoconservadorismo e democracia: disputas e retrocessos na América Latina. São Paulo: Boitempo, 2020.

CALDEIRA, Rodrigo Coppe. 2005, O influxo ultramontano no Brasil e o pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira, Juiz de Fora, Dissertação de Mestrado.

Caldeira, Rodrigo Coppe; Gama, Víctor. 2019, “As relações da TFP com o movimento conservador americano”. In Boholavsky, E. et alii, Pensar as direitas na América Latina, São Paulo, Alameda.

CALDEIRA, Rodrigo Coppe; SILVEIRA, Emerson José da. Catholic Church and Conservative-Traditionalist Groups: the Struggle for the Monopoly of Brazilian Catholicism in Contemporary Times. Int J Lat Am Relig 5, 384–410 (2021). https://doi.org/10.1007/s41603-021-00147-1

COWAN, Benjamin. 2021, Moral Majorities across the Americas: Brazil, United States and the creation of the religious right. Chapel Hill, The university of Carolina Press.

DATTA, Neil. 2021, Tip of the Iceberg: Religious Extremist Funders against Human Rights for Sexuality and Reproductive Health in Europe 2009-2018. Brussels.

HUDSON, Gabriel S. 2016, Christodemocracy and the alternative democracy theory of America’s Christian right. Annandale: Palgrave Macmillan, 2016.

LACERDA, Marina Basso. 2019, O novo conservadorismo brasileiro: de Reagan a Bolsonaro. Porto Alegre: Zouk.

LIMA, Lizaneas de Souza. 1984, Um Cruzado do século XX, São Paulo, Dissertação de Mestrado.

MINKENBERG, Michael. 2018, Religion and the radical right. In: RYDGREN, Jens (edited by). The Oxford Handbook of the Radical Right. New York: Oxford University Press, p. 522-560.

PETCHESKY, Rosalind Pollock. 1981, Antiabortion, antifeminism, and the rise of the new right. Feminist Studies 7, no. 2.

SCARAMUZZI, Jacopo. 2020, Dio? In fondo a destra. Perché i populismo sfruttano il cristianesimo, Bolonha, EMI.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

COPPE CALDEIRA, Rodrigo; ALMEIDA GAMA, Victor. TRADIÇÃO, FAMÍLIA E PROPRIEDADE: A RETÓRICA ANTIGÊNERO DE UMA REDE TRANSNACIONAL DA DIREITA CATÓLICA. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 15, n. 37, p. 827–849, 2024. DOI: 10.25247/paralellus.2024.v15n37.p827-849. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2911.. Acesso em: 11 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 297

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.