Sobre a Revista

Foco e Escopo

PARALELLUS é um periódico eletrônico, quadrimestral a partir de 2016, com ISSN 2178-8162, e novo DOI 10.25247/paralellus, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (DOI em 2016: 10.20426/P.2178-8162).

Seu objetivo é divulgar a produção do conhecimento sobre o fenômeno religioso e estudos de religião, possibilitando à pesquisa a perspectiva clássica, a inter e a transdisciplinar e o debate plural, que possibilitará à sociedade a aprendizagem crítica dos conhecimentos espirituais da humanidade.

A Revista publica artigos originais de pesquisadores doutores (isoladamente ou em parceria com colegas, com doutorandos, mestres e/ou mestrandos de programas de pós-graduação), na forma de artigos, comunicações, resenhas e resumos de dissertações e teses, preferencialmente nas áreas de Ciências da Religião, Teologia e Ciências afins. Paralellus publica textos inéditos em Português, Italiano, Inglês, Espanhol, Francês e Alemão. Trabalhos em outras línguas, se forem aceitos, serão também publicados no orignal. Publica também traduções autorizadas de textos já publicados no exterior, desde que signifcativos no contexto de um Dossiê.

Os textos são submetidos ao check list das normas da Revista, incluindo softwares anti-plágio e pré-avaliação por membro da Equipe Editorial (Comissões Editorial e Científica). Os artigos encaminhados às seções DOSSIÊ/DOSSIER e TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT, se aprovados no check list, são enviados a pelo menos dois (2) avaliadores ad hoc

Aceitam-se textos em formato Word e/ou Open Office (.doc, .docx, .odf): artigos entre 15 e 25 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços), comunicações entre 7 e 15 laudas (aproximadamente entre 20.000 e 40.000 caracteres com espaços) e resenhas com no máximo 7 laudas (20.000 caracteres com espaços).  Os textos maiores serão avaliados pela Comissão Editorial e solicita-se que seja encaminhado um pedido justificado, por ocasião da submissão.

É dos respectivos autores a responsabilidade pela correção ortográfica e gramatical dos textos e pela tradução dos originais em Português, dos Títulos, Resumos e demais Metadados pessoais, em pelo menos outras duas línguas (o Inglês e o Espanhol). Aceita-se traduções, desde que revisadas, feitas com o uso de vers´ões "free" de APIs (Application Programming Interface), como o DeepL Translate ou outros software de AI (Inteligência Artificial) como o ChatGPT.

Não deixe de ler Diretrizes para autores, em Definições de Fluxo de Trabalho.

 

DESCRITORES

Os descritores da Paralellus estão definidos pela Área de Concentração Religião, Cultura e Sociedade e pelas Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco e pela peculiaridade do Periódico:

  • Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade
  • Tradições e Experiências Religiosas, Cultura e Sociedade 
  • Fenômeno religioso

Processo de Avaliação pelos Pares

O sistema de avaliação da revista é o duplo-cego, em que analisa os trabalhos com critérios em torno de sua pertinência, metodologia, elaboração, relevância de conteúdo, originalidade e rigor científico. Conheça as Diretrizes para Avaliadores.

A Revista conta com um conselho científico e com pareceristas ad hoc, constituídos por um grupo de especialistas de notório saber em Ciências da Religião e áreas afins constituintes do Campo epistemológico das Ciências da Religião. O conselho científico é composto de conselheiros temáticos provenientes de Programas de Pós-graduação internos e externos à UNICAP, que também contribuem no processo de avaliação. Quando, porém, em função do tema do artigo, faz-se necessário um saber específico, a Comissão editorial poderá convocar pareceristas ad hoc. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três especialistas pareceristas ad hoc. Cada artigo é enviado a dois pareceristas, no processo de parecer duplo cego (blind peer review). Caso um dos pareceristas aprove e o outro não recomende a publicação, o artigo é submetido a um terceiro parecer, após a devida revisão. Esse parecer é de desempate. Qualquer artigo é submetido ao mesmo sistema de avaliação, salvo quando resultante de convite da Comissão Editorial.

Periodicidade

A partir de 2023, SEMESTRAL. O primeiro número corresponde ao período de janeiro a junho, o segundo, de agosto a dezembro. As chamadas serão sempre previamente publicadas no menu NOTÍCIAS.

Paralellus

A revista PARALELLUS é uma publicação eletrônica criada em 2010 pelos estudantes, na época, do Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, no Recife.

Depois, tornou-se um Periódico sob responsabilidade direta do próprio Progama de Pós-graduação em Ciências da Religião, da UNICAP (Doutorado e Mestrado - CAPES 4).

Seu objetivo é compartilhar a produção desenvolvida pelos programas de pós-graduação em Ciências da Religião e áreas afins sobre o fenômeno religioso e os estudos de religião.


PARALELLUS interessa a professores e estudantes das áreas afins às Ciências da Religião, cientistas e pesquisadores do fenômeno religioso.

Política de taxas para processamento de manuscritos

A Paralellus não cobra taxas para submissão e processamento de artigos. São especialmente bem- vindas contribuições de pesquisadores de países em desenvolvimento.

Administração Superior da UNICAP

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA UNICAP

 

Presidente/Chanceler

Pe. Mieczyslaw Smyda, S.J.

Provincial dos Jesuítas do Brasil

 

Reitor

Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.

 

Vice-reitor

Prof. Dr. Pe. Lúcio Flávio Ribeiro Cirne, S.J.

 

Pró-reitor Administrativo

Prof. Dr. Pe. Carlos Fritzen, S.J.

 

Pró-reitor Comunitário e de Extensão

Prof. Dr. Pe. Delmar Araújo Cardoso, S.J.

 

Pró-reitor de Graduação

Prof. Dr. Degislando Nóbrega de Lima

 

Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

Profa. Dra. Valdenice José Raimundo

 

                           * * *

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UNICAP

Prof. Dr. José Afonso Chaves

Licença Creative Common 4.0 International (CC BY)

A Paralellus adere a uma Licença Creative Commons  Internacional (CC BY 4.0). Desta forma fica expressa a permissão para que compartilhem (copiem e redistribuam o material em qualquer formato) e adaptem (remixem, transformem e criem a partir do material), mesmo para fins comerciais, desde que citada a fonte.

 Licença Creative Commons
 

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

PARALELLUS é um periódico eletrônico, quadrimestral, com ISSN 2178-8162, sob a responsabilidade do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP.

Foi fundada em 2010, por um grupo de mestrandos do referido programa, liderados por Mariano Vicente, Carlos Vieira e Valdemir de França, que vislumbravam a necessidade de publicação de suas pesquisas nas áreas das Ciências da Religião e afins.

O nome “Paralellus” surgiu a partir de escolha pública em enquete elaborada no Blog Ciências da Religião Unicap, na época da sua fundação. Paralelo é todo círculo menor perpendicular ao eixo terrestre e, portanto, paralelo à linha do Equador. Os paralelos ajudam a nos situar geodésica e até astronomicamente. As suas linhas imaginárias ajudam a nos situar no espaço, assim como os conceitos correlatos de sagrado e de profano, por exemplo, também colaboram com a nossa localização e com as interpretações que efetuamos acerca dos fenômenos religiosos e de suas articulações com a sociedade e com a cultura, notadamente no campo brasileiro.

É importante ressaltar que a revista se tem consolidado como um espaço de publicação inter(trans)disciplinar de textos inéditos sobre o fenômeno religioso, de docentes, discentes e pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Religião e Teologia associados à ANPTECRE, e de áreas afins.
Os trabalhos são publicados na PARALELLUS através de Dossiês, Temática livre, Comunicação, Resenhas, Entrevistas, Memórias e testemunhos, entre outras seções.

Os textos são submetidos ao check list das normas da revista, à pré-avaliação de membro da Comissão Editorial e, se aprovados, são enviados à Comissão de avaliação, para dois (2) avaliadores ad hoc (duplo cego).

Os trabalhos publicados são indexados pelo DOI e a revista prima pela publicação de um percentual de artigos de pesquisadores de outros Programas, de forma a garantir a exogenia em todos os seus números.

Texto atualizado em 16-16-2023.