AS CONTRIBUIÇÕES DOS CONCÍLIOS DE NICÉIA I E CONSTANTINOPLA I NA FORMULAÇÃO DO DOGMA TRINDADE
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2024.v15n37.p379-390Palavras-chave:
Concílio da Constantinopla, Concílio de Nicéia, Dogma da trindadeResumo
O presente artigo discorre sobre as contribuições dos concílios de Nicéia e Constantinopla na formulação do dogma da trindade divina. Para tal, busca-se analisar diferentes fontes que versam sobre o credo niceno-Constantinopla, com enfoque nas suas formulações a respeito de Cristo e do Espírito Santo. O 1º Concílio de Nicéia, convocado pelo imperador Constantino para resolver a questão ariana e o modalismo notório na época, foi o primeiro concílio ecuménico na história do cristianismo. Este defendeu a dualidade da natureza de Jesus Cristo e o monoteísmo trinitário de Deus, embora não tenha discutido a santidade do Espírito Santo. O Concílio da Constantinopla, segundo concílio ecuménico, foi o primeiro a discutir a questão da santidade do Espírito Santo e a importância d’Este na comunhão entre os entes divinos. Foi o concílio conclusivo sobre a formulação da trindade divina, tendo complementado as formulações do Concílio de Nicéia.
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