POR UMA TEOLOGIA LIBERTADORA DÉBIL
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2024.v15n37.p747-771Palavras-chave:
Epistemologia, Hermenêutica Niilista, Teologia da libertação, Pensiero deboleResumo
Objetiva-se neste trabalho analisar filosófica e teologicamente a teologia da libertação como uma teologia débil, segundo o espírito proveniente do pensiero debole. Esse objetivo é justificado pelo fato de que o pensiero debole reflete a crise da metafísica, concebida como objetivista e provocadora de violência ao colocar a verdade em substratos que se impõem arbitrariamente à vida humana e ao mundo em que se insere o ser humano. Por isso, a emergência do pensiero debole significou também a compreensão filosófica da pós-modernidade, trazendo à tona uma filosofia que possibilita compreender paradoxalmente a crise da metafísica e sua necessidade, ainda que com nova vestimenta conceitual e interpretativa. Nesse sentido, o pensiero debole possibilita compreender as formas contextuais de pensar o ser humano, o mundo e o próprio Deus, concebido na tradição metafísica como “ente supremo”. Ademais, constata-se, na teologia da libertação, a evocação do pensiero debole para exprimir o significado de pós-modernidade política e culturalmente, provocando atenção às implicações do pensiero debole em sua epistemologia, operação hermenêutica e práxis histórica de libertação. Para atingir o objetivo proposto, apresentar-se-ão o conceito de teologia da libertação e sua constituição sistêmica, e o significado filosófico de pensiero debole, para, então, analisar a presença dessa forma de pensar esse complexo teórico no âmbito epistemológico, hermenêutico e prático da teologia da libertação.
Downloads
Referências
BOFF, C. Epistemología y método de la Teología de la Liberación, in SOBRINO, J.; ELLACURÍA, I. Mysterium Liberationis. Conceptos fundamentales de la Teología de la Liberación (I). Madrid: Trotta, 1990, p. 79-115.
BOFF, C. Epistemología y método en la teología de la liberación, in SOBRINO, J.; ELLACURÍA, I. (orgs.). Mysterium Liberationis. Conceptos fundamentales de la teología de la liberación (II). Madrid: Trotta, 1990, p. 79-115.
CAPUTO, J. La debilidade de Dios. Una teologia del acontecimento. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2014.
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Instrução Liberatis Nuntis, in Actas Apostolicae Sedis, Città del Vaticano, v. 76, p. 876-909, 1984.
ELLACURÍA, I. Historicidade de salvación Cristiana, in SOBRINO, J.; ELLACURÍA, I. Mysterium Liberationis. Conceptos fundamentales de la Teología de la Liberación (I). Madrid: Trotta, 1990, p. 323-372.
ELLACURÍA, I. Pueblo crucificado, in SOBRINO, J.; ELLACURÍA, I. (orgs.). Mysterium Liberationis. Conceptos fundamentales de la teología de la liberación (II). Madrid: Trotta, 1990, p. 189-216.
FRANCISCO, pp. Carta encíclica Laudato Si’. Città del Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2015.
GADAMER, H.G. Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 2003.
GEBARA, I. Teologia em ritmo de mulher. São Paulo: Paulinas, 1994.
GIBELLINI, R. La teologia del XX secolo. Brescia: Queriniana, 1992.
GONÇALVES, P.S.L. A evocação do pensiero debole na teologia da libertação, in Interações, Belo Horizonte, v.13, n.24, p. 391-413, 2018b.
GONÇALVES, P.S.L. A relação entre fé cristã e os pobres na Teologia da Libertação, in Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 43, n. 121, p. 315-332, 2011.
GONÇALVES, P.S.L. Epistemologia Teológica Libertadora: conceitos e debate, in Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, v. 24, n. 66, pp. 581-602, 2020.
GONÇALVES, P.S.L. Os pobres como perspectiva em Medellín, in Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, v. 78, n. 309, p. 158-176, 2018a.
GONÇALVES, P.S.L. Qual é o locus de Deus: no túmulo ou no homem? A religião à luz da fenomenologia ou ontologia hermenêutica heideggeriana, in Numen, Juiz de Fora, v. 17, n.2, p. 223-250, 2014.
GONÇALVES, P.S.L. Questões contemporâneas de Teologia. São Paulo: Paulus, 2010.
GONÇALVES, P.S.L.; SOUTO, F.Q. Pós-Deus. Cristianismo e hermenêutica no pensamento de Gianni Vattimo, in PqTeo, Rio de Janeiro, v.4, n. 8, p. 194-212, 2021.
GORGULHO, G. Hermenêutica Bíblica, in SOBRINO, J.; ELLACURÍA, I. (orgs.). Mysterium Liberationis. Conceptos fundamentales de la Teología de la Liberación (I). Madrid: Trota, 1990, p. 169-200.
GUTIÉRREZ, G. La verdade los hará libres. Salamanca: Sígueme, 1990.
GUTIÉRREZ, G. Onde dormirão os pobres?. São Paulo: Paulus, 1998.
GUTIÉRREZ, G. Teología de la liberación. Lima: CEP, 1971.
JOÃO XXIII PP. Radiomessaggio La Grande Aspettazione, in Actas Apostolicae Sedis, Città del Vaticano, v. 54, p. 678-685, 1962.
LYOTARD, F. La condition postmoderne. Paris: Les Éditions Minuit, 1979.
MESTERS, C. Flor sem defesa. Petrópolis: Vozes, 1983.
MOLTMANN, J. Deus na criação. A doutrina ecológica da criação. Petrópolis: Vozes, 1993.
MUÑOZ, R. A Igreja no Povo. Petrópolis: Vozes, 1986.
OLIVEIRA, M. Pós-modernidade: abordagem filosófica, in GONÇALVES, P.S.L.; TRASFERETTI, J. (orgs.). Teologia na Pós-modernidade. Abordagens epistemológica, sistemática e teórico-prática. São Paulo: Paulinas, 2003, p. 21-52.
RICOEUR, P. Les Conflits de l’inteprétation. Paris: Cerf, 1969.
ROBINS, J.W.; VATTIMO, G.; CAPUTO, J. Después de la muerte de Dios. Conversaciones sobre religión, política y cultura. Barcelona; Buenos Aires: Paidós, 2010.
SCANNONE, J.C. Nuevo punto de partida dela Filosofía latino-americana. Buenos Aires: Guadalupe, 1990.
SEGUNDO, J. Revelación, fe, signos de los tempos, in SOBRINO, J.; ELLACURÍA, I. Mysterium Liberationis. Conceptos fundamentales de la Teología de la Liberación (I). Madrid: Trotta, 1990, p. 443-466.
SEGUNDO, J.L. Liberación de la teología. Buenos Aires: Paulinas, 1974.
SEGUNDO, J.L. O dogma que liberta: fé, revelação e magistério dogmático. São Paulo: Paulus, 1991.
SOBRINO, J. Jesús en América Latina: Su significado para la fe y la cristología. Santander: Sal Terrae, 1982.
SOBRINO, J. Cristologia a partir da América Latina. Petrópolis: Vozes, 1976
SOBRINO, J. El principio misericórdia. Bajar de la cruz a los pueblos crucificados. Santander: Sal Terrae, 1992.
SOBRINO, J.; ELLACURÍA, I. Mysterium Liberationis. Conceptos fundamentales de la teología de la liberación (I-II). Madrid: Trotta, 1990.
TABORDA, F. A missão do teólogo: comunicar a sabedoria. Uma lição de Tomás de Aquino, in Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, v. 69, n. 276, p. 885-913, 2009.
TAMEZ, E. La Biblia de los oprimidos. San José: DEI, 1979.
VATTIMO, G. Credere di Credere. É Impossibile essere cristiani nonostante la Chiesa? Milano: Garzanti Elefanti, 1998.
VATTIMO, G. Depois da Cristandade. Por um cristianismo não religioso. São Paulo: Record, 2004.
VATTIMO, G. Essere ed intorni. Milano: La Nave di Teseo, 2018,
VATTIMO, G. O fim da modernidade. Niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2002a.
VATTIMO, G. Oltre Interpretazione. Torino: Editoria Laterza, 2002b.
VATTIMO, G.; PATERLINI, P. Non Essere Dio. Un’autobiografia a quattro mani. Reggio Emilia: Aliberti editore, 2006.
VATTIMO, G; ROVATTI, P.A. (orgs.). Il pensiero debole. Milano: Feltrinelli, 1983.
VON HERMANN, W. La metafísicanel pensiero de Heidegger. Città del Vaticano: Urbaniana, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Sérgio Lopes Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).