OS METODISTAS E AS ESTRATÉGIAS DA PROPAGANDA PROTESTANTE NO BRASIL, NO INÍCIO DO SÉCULO XIX
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2024.v15n37.p773-784Palavras-chave:
Imigrantes acatólicos, Justin Spaulding, Daniel Parish KidderResumo
O presente artigo busca apresentar as primeiras manifestações da presença protestante na década de 30 do século XIX, juntamente com o ambiente político que proporcionou a vinda desses grupos de imigrantes acatólicos no Brasil. O protestantismo brasileiro ainda precisa ser pesquisado, investigado e valorizado, visto que se impôs como um fenômeno que produziu significativas mudanças no cenário religioso do imenso campo brasileiro. Nestas breves linhas de investigação, nos propomos a analisar a presença e o trabalho dos importantes missionários da tradição metodista: Justin Spaulding e Daniel Parish Kidder e, a natureza de sua atuação em terras brasileiras investigamos quais foram suas ações e como elas impactaram seus contextos e, quais as resistências que enfrentaram bem como, quais os aspectos favoráveis a sua atuação missionária no país. Cremos que deixamos, com esse artigo, uma contribuição para pesquisadores e pesquisadoras deste campo no Brasil.
Downloads
Referências
BETHELL, Leslie. HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA. VOLUME VII. A América Latina Após 1930: Estado e Política. São Paulo. Ed. Edusp, 2009.
BORIS, Fausto. HISTÓRIA GERAL DA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA. TOMO III VOLUME 10. Sociedade e política [1930-1964]. Rio de Janeiro. Ed. Bertrand Brasil, 2007.
CAVALCANTI, Paulo. O CASO EU CONTO COMO O CASO FOI. Da Coluna Prestes à queda de Arraes Volume I. Recife. 4ª Ed. Cerpe, 2008.
FONSECA, Gondin da. ASSIM FALOU JULIÃO. São Paulo. Ed. Fulgor, 1962.
JULIÃO, Francisco. Até quarta Isabela. Recife. Ed. Bagaço, 2007.
JULIÃO, Francisco. QUE SÃO AS LIGAS CAMPONESAS. Rio de Janeiro. Ed. Civilização brasileira, 1962.
JULIÃO, Francisco. CACHAÇA [CONTOS]. Recife. Ed. Universitária, 2005.
JULIÃO, Francisco. CAMBÃO A FACE OCULTA DO BRASIL. Recife. Ed. Bagaço, 2009.
LINDBERG, Carter. As Reformas na Europa. São Leopoldo: Sinodal, 2001.
NETO, João Cabral de. Morte de vida Severina e outros poemas para vozes. Rio de Janeiro. Ed. Nova Fronteira, 1994.
SANTIAGO, Vandeck. PERFIL PARLAMENTAR SÉCULO XX Francisco Julião. Recife. Ed. Comunigraf, 2001.
SANTIAGO, Vandeck. Francisco Julião, as Ligas e o golpe militar de 64. Recife. Ed. Comunigraf, 2004.
SEVERINO, Antônio Joaquim. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. São Paulo. 23ª Ed. Cortez, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edjaelson Pedro Silva, Bruno César Cordeiro de Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).