DIREITO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DOS DESASTRES ECOLÓGICOS EM REGIÕES VULNERÁVEIS.
DOI:
https://doi.org/10.25247/2764-8907.2023.v2n3.p1-11Parole chiave:
Educação ambiental, Meio-ambiente, direitos fundamentais, desastresAbstract
A dinâmica de transformação do planeta, através de processos naturais, associada à atuação antrópica, intensificada desde a primeira revolução industrial e pautada em um consumismo exacerbado dos recursos naturais, vem causando substanciais alterações negativas nos ecossistemas. Buscando garantir a preservação do meio ambiente, o constituinte de 1988 previu, em seu art. 225, VI, §1º, a promoção da educação ambiental, em todos os níveis de ensino, como mecanismo para assegurar o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, corolário da terceira dimensão dos direitos fundamentais. Neste contexto, o presente estudo busca analisar os aspectos teóricos e práticos da fundamentalidade do direito à educação ambiental no Brasil e a forma com a qual sua efetivação nas escolas pode contribuir para a redução de desastres ecológicos, notadamente no que tange às regiões vulneráveis. Os resultados demonstraram que a educação ambiental no espaço escolar se mostra imprescindível para a conservação e preservação do meio ambiente, contribuindo para a democratização do conhecimento acerca das problemáticas ecológicas oriundas das mudanças climáticas e capacitando a população civil a dirimir os impactos negativos da nociva atividade humana responsável pela degradação ambiental.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BANCO MUNDIAL. Development and Climate Change: Groundswell: Preparing for Internal Climate Migration. Washington D.C.: World Bank,19 de Mar de 2018. Disponível em: https://www.worldbank.org/en/news/infographic/2018/03/19/groundswell---preparing-for-internal-climate-migration > Acesso em: 30 de Jan de 2021
BRASIL. Educação ambiental: as grandes diretrizes da Conferência de Tbilisi / organizado pela UNESCO. Brasília: Instituto Brasielrio do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 1997.
BRASIL, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Mudanças do clima 2021: a base científica. Sumário para formuladores de políticas. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/relatorios-do-ipcc/arquivos/pdf/IPCC_mudanca2.pdf Acesso em: 30 de Jan de 2021.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (Brasil). Mudanças Climáticas, Redução de Riscos de Desastres e Emergências em Saúde Pública nos níveis Global e Nacional: Relatório Final. Brasília: FIOCRUZ, Set. 2019.
Disponível em: https://saudeamanha.fiocruz.br/wpcontent/uploads/2020/02/FREITAS-CARLOS-et-al-Mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas-redu%C3%A7%C3%A3o-de-riscos-de-desastres-e-emerg%C3%AAncias-em-sa%C3%BAdep%C3%BAblica.pdf . Acesso em: 01 de Jan 2021.
MARCATTO, Celso. Educação ambiental: conceitos e princípios. 1 ed. Belo Horizonte: FEAM, 2002.
Disponível em:
http://www.mpap.mp.br/images/CAOP-meio-ambiente/Educacao_Ambiental_Conceitos_Principios.pdf Acesso em: 05 de fev de 2021.
MASSON, Nathalia. Manual de Direito Constitucional, 9 ed. Salvador: Juspodivm, 2021.
MEDEIROS, Aurélia Barbosa de et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011. Disponível em: https://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola-nas-series-iniciais.pdf
MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais: teoria geral: comentários aos arts. 1º a 5º da Constituição da República Federativa do Brasil: doutrina e jurisprudência. 12 ed. São Paulo, Atlas, 2021.
OLIVEIRA, Fabiano Melo Gonçalves de. Direitos humanos. Rio de Janeiro, Forense, 2016.
ROSA, Teresa da Silva et al. A educação ambiental como estratégia para a redução de riscos socioambientais. Ambiente & Sociedade. São Paulo v. XVIII, n. 3 n p. 211-230 n jul - set. 2015. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/asoc/a/KQWGSxZPbn8qSfvb9r6NzsR/?format=pdf&lang=pt
SILVA, et al. Vulnerabilidade ambiental e social: estudo de caso em um bairro no município de Sales-SP. Revista HOLOS, Vol 4, Set de 2012.
SILVA, Carlos Magno Lima Fernandes e. Mudanças climáticas e ambientais: contextos educacionais e históricos. Natal: Editora IFRN, 2015.
VANINI, A. et al. Mudanças climáticas, desigualdades sociais e populações vulneráveis no Brasil: construindo capacidades. Mai de 2011. Disponível em: http://r1.ufrrj.br/cpda/ceresan/docs/Mudancas_climaticas_%20desigualdades_sociais_e_populacoes_vulneraveis_no_Brasil_Volume_II.pdf
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Vanessa Alexsandra de Melo Pedroso, Maria Dayziane Quezado de Paiva
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Direito, Processo e Cidadania o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).