DIREITO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DOS DESASTRES ECOLÓGICOS EM REGIÕES VULNERÁVEIS.
DOI :
https://doi.org/10.25247/2764-8907.2023.v2n3.p1-11Mots-clés :
Educação ambiental, Meio-ambiente, direitos fundamentais, desastresRésumé
A dinâmica de transformação do planeta, através de processos naturais, associada à atuação antrópica, intensificada desde a primeira revolução industrial e pautada em um consumismo exacerbado dos recursos naturais, vem causando substanciais alterações negativas nos ecossistemas. Buscando garantir a preservação do meio ambiente, o constituinte de 1988 previu, em seu art. 225, VI, §1º, a promoção da educação ambiental, em todos os níveis de ensino, como mecanismo para assegurar o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, corolário da terceira dimensão dos direitos fundamentais. Neste contexto, o presente estudo busca analisar os aspectos teóricos e práticos da fundamentalidade do direito à educação ambiental no Brasil e a forma com a qual sua efetivação nas escolas pode contribuir para a redução de desastres ecológicos, notadamente no que tange às regiões vulneráveis. Os resultados demonstraram que a educação ambiental no espaço escolar se mostra imprescindível para a conservação e preservação do meio ambiente, contribuindo para a democratização do conhecimento acerca das problemáticas ecológicas oriundas das mudanças climáticas e capacitando a população civil a dirimir os impactos negativos da nociva atividade humana responsável pela degradação ambiental.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BANCO MUNDIAL. Development and Climate Change: Groundswell: Preparing for Internal Climate Migration. Washington D.C.: World Bank,19 de Mar de 2018. Disponível em: https://www.worldbank.org/en/news/infographic/2018/03/19/groundswell---preparing-for-internal-climate-migration > Acesso em: 30 de Jan de 2021
BRASIL. Educação ambiental: as grandes diretrizes da Conferência de Tbilisi / organizado pela UNESCO. Brasília: Instituto Brasielrio do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 1997.
BRASIL, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Mudanças do clima 2021: a base científica. Sumário para formuladores de políticas. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/relatorios-do-ipcc/arquivos/pdf/IPCC_mudanca2.pdf Acesso em: 30 de Jan de 2021.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (Brasil). Mudanças Climáticas, Redução de Riscos de Desastres e Emergências em Saúde Pública nos níveis Global e Nacional: Relatório Final. Brasília: FIOCRUZ, Set. 2019.
Disponível em: https://saudeamanha.fiocruz.br/wpcontent/uploads/2020/02/FREITAS-CARLOS-et-al-Mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas-redu%C3%A7%C3%A3o-de-riscos-de-desastres-e-emerg%C3%AAncias-em-sa%C3%BAdep%C3%BAblica.pdf . Acesso em: 01 de Jan 2021.
MARCATTO, Celso. Educação ambiental: conceitos e princípios. 1 ed. Belo Horizonte: FEAM, 2002.
Disponível em:
http://www.mpap.mp.br/images/CAOP-meio-ambiente/Educacao_Ambiental_Conceitos_Principios.pdf Acesso em: 05 de fev de 2021.
MASSON, Nathalia. Manual de Direito Constitucional, 9 ed. Salvador: Juspodivm, 2021.
MEDEIROS, Aurélia Barbosa de et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011. Disponível em: https://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola-nas-series-iniciais.pdf
MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais: teoria geral: comentários aos arts. 1º a 5º da Constituição da República Federativa do Brasil: doutrina e jurisprudência. 12 ed. São Paulo, Atlas, 2021.
OLIVEIRA, Fabiano Melo Gonçalves de. Direitos humanos. Rio de Janeiro, Forense, 2016.
ROSA, Teresa da Silva et al. A educação ambiental como estratégia para a redução de riscos socioambientais. Ambiente & Sociedade. São Paulo v. XVIII, n. 3 n p. 211-230 n jul - set. 2015. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/asoc/a/KQWGSxZPbn8qSfvb9r6NzsR/?format=pdf&lang=pt
SILVA, et al. Vulnerabilidade ambiental e social: estudo de caso em um bairro no município de Sales-SP. Revista HOLOS, Vol 4, Set de 2012.
SILVA, Carlos Magno Lima Fernandes e. Mudanças climáticas e ambientais: contextos educacionais e históricos. Natal: Editora IFRN, 2015.
VANINI, A. et al. Mudanças climáticas, desigualdades sociais e populações vulneráveis no Brasil: construindo capacidades. Mai de 2011. Disponível em: http://r1.ufrrj.br/cpda/ceresan/docs/Mudancas_climaticas_%20desigualdades_sociais_e_populacoes_vulneraveis_no_Brasil_Volume_II.pdf
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Vanessa Alexsandra de Melo Pedroso, Maria Dayziane Quezado de Paiva 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Direito, Processo e Cidadania o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).