Cidadania, democracia e política: atitudes e comportamentos políticos de adolescentes envolvidos em ações de “educação política”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2764-8907.2022.v1n3.p39-54

Palavras-chave:

CIDADANIA, democracia, educação política

Resumo

Tradicionalmente, por não ter cidadania eleitoral, adolescentes foram geralmente pouco considerados nas pesquisas sobre atitudes e comportamentos políticos. Recentemente, no entanto, as pesquisas neste campo passaram por uma mudança importante, dando cada vez mais foco no conhecimento político, nas crenças e atitudes dos futuros eleitores. Neste artigo, investigamos atitudes e comportamentos de adolescentes envolvidos em programas de educação política em relação a aspectos da democracia. A análise é baseada em pesquisas realizadas em dois programas distintos, com cerca de 400 adolescentes brasileiros. A análise mostra resultados mistos para o interesse em política, mas um claro desejo de participação eleitoral via registro formal para a obtenção do título e um entendimento bem estabelecido sobre o voto como um direito, mais do que uma obrigação. Na discussão, argumenta-se que a educação política pode ter fortes efeitos nas atitudes de adolescentes, mas sobretudo que esses efeitos merecem uma agenda ampla de pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Humberto Dantas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG

    Doutor em Ciência Política pela USP. Pós-doutorado em administração pública pela FGV-SP. Pesquisador da FAPEG, com temática atrelada à educação cívica para a democracia. Professor da Fipe-EES, coordenador da graduação em Gestão Pública. Coordenador da pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP. Diretor Presidente do Movimento Voto Consciente.

  • Gabriel Madeira, Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV)

    Doutorando na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV) e pesquisador no Projeto "Estudantes de Atitude" (Fapeg/CGE-GO).

Referências

BAQUERO, R; BAQUERO, M. Formação cidadã de jovens no contexto de um regime democrático híbrido. Revista Debates, v. 8, n. 2, p. 59-82, 2014.

BAQUERO, M; BAQUERO, R; MORAIS, J. Os jovens estão mais assertivos politicamente no Brasil? Uma análise da cultura política. Revista Debates, v. 10, n. 2, p. 71-94, 2016.

BAQUERO, M.; MORAIS, J. Está em andamento a construção de uma nova cultura política juvenil? In. Baquero, M. (org.) A juventude e os desafios da construção da democracia no Brasil. Porto Alegre: Escritos.

BOBBIO, N. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 1984.

DAHL, R. A. Sobre a Democracia. Brasília: UNB, 2001.

DANTAS, H. Educação política nas periferias da Grande São Paulo: percepções com base na posição de jovens de 15 a 18 anos em 2015. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, vol 1, 2016.

DANTAS, H.; MELO, T. Apego a valores democráticos - qual a distância entre os jovens que procuram ações de educação política e aqueles que são encontrados por algo desse tipo? Juventude.br, São Paulo, volume 19, número 1, p. 25-30, 2021.

DANTAS, H.; SOARES, A.; SOARES, M. I.; LAMARI, R. Educação política em parceria: quando princípios se tornam ações. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XI, v. 3, 2010.

ESTRAMANHO, R. Pensamento, cultura e educação política no Brasil: algumas reflexões e propostas. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, v. 1, p. 15-30, 2016.

FERNANDEZ, M.; TESTA, G. G. . O IDL em perspectiva comparada. Possibilidades e limites da medição da democracia a nível local e nacional. In: Diego Moraes; Humberto Dantas. (Org.). Índice de Democracia Local: estudos a partir da experiência de São Paulo. 1ed.Curitiba: Instituto Sivis, 2020, v. 1, p. 203-2017.

FUKS, M. Atitudes, cognição e participação política: padrões de influência dos ambientes de socialização sobre o perfil político dos jovens. Opinião Pública, v. 18, p. 88-108, 2012.

FUKS, M. Explicando os efeitos de programas de socialização política: a experiência do Parlamento Jovem no Brasil. Opinião Pública, v. 20, p. 425-449, 2014.

FUKS, M; PEREIRA, F. Informação e conceituação: a dimensão cognitiva da desigualdade política entre jovens de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 26, p. 123-143, 2011.

GONZÁLEZ, R. S.; MORAIS, J. A.; BERNARDI, A. J. B.. O novo ovo da serpente: emergência de valores antidemocráticos na juventude do sul do brasil. ENCONTRO DA ABCP, v. 12, 2020.

NICOLAU, J. Quem iria votar se não fosse obrigado? O papel do interesse pela política no comparecimento eleitoral no Brasil. Revista de Sociologia e Política, v. 30, 22 jun. 2022.

SANTOS, A. Uma promessa não cumprida da Democracia: Fragmentos para uma história da educação política na escola básica brasileira. In: Humberto Dantas; Joyce Luz. (Org.). Ciência Política e Políticas de Educação: Conceitos e Referências. 1ed.Rio de Janeiro: Konrad Adenauer Stiftung, 2021, v. , p. 169-184

VERBA, S.; SCHLOZMAN, K. L.; BRADY, H. E. Voice and equality: Civic voluntarism in American politics. Cambridge: Harvard University Press, 1995.

ZILLER, H.; RAMALHO, D.; ALMEIDA, I.; DANTAS, H (orgs.) Transparência, responsabilidade e participação democrática. Rio de Janeiro, Fundação Konrad Adenauer, 2022.

ZORZI, F. Educação e Desigualdade: Socialização política comparada em escolas públicas e privadas. In: BAQUERO, M. (Org). A Juventude E Os Desafios Da Construção Da Democracia No Brasil. Porto Alegre: Ed. Escritos, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DANTAS, Humberto; MADEIRA, Gabriel. Cidadania, democracia e política: atitudes e comportamentos políticos de adolescentes envolvidos em ações de “educação política”. Direito, Processo e Cidadania, Recife, PE, Brasil, v. 1, n. 3, p. 39–54, 2022. DOI: 10.25247/2764-8907.2022.v1n3.p39-54. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/dpc/article/view/2212.. Acesso em: 24 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 47

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.