ENSINO RELIGIOSO TRANS… DISCIPLINAR

No próximo dia 22 de junho a partir das 10h, aqui pela internet, o companheiro Romário Evangelista Fernandes, participante do nosso Observatório Transdisciplinar das Religiões, vai defender no Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões da UFPB a sua dissertação “Ensino Religioso à luz do paradigma complexo e transdisciplinar: uma proposta epistemológica e metodológica”. Da banca participarão os professores Drance Elias, da UNICAP, e Marinilson Barbosa, da UFPB.

Licenciado em Ciências da Religião pela UERN e especialista em Metodologia do Ensino Religioso pela UNINTER, Romário é orientado pelo Prof. Gilbraz no PPGCR-UFPB. Bolsista da CAPES, desenvolve pesquisas na linha de Religião e Educação. Tem se dedicado especificamente ao estudo sobre o pensamento complexo e transdisciplinar; lógica do Terceiro Incluído aplicada ao fenômeno religioso; construção social do conhecimento; epistemologia das Ciências das Religiões; metodologia do Ensino Religioso.

Diante dos problemas contemporâneos da educação, gerados pela fragmentação do pensamento, pela hiperespecialização das disciplinas acadêmicas, pela separação do sujeito de seu objeto de conhecimento e pela incapacidade dos sujeitos encontrarem soluções para os desafios do seu cotidiano, o Ensino Religioso, como componente curricular na escola pública e republicana, tem como desafio transformar os conteúdos sobre a experiência espiritual em um conhecimento que possa ser contextualizado e capaz de desenvolver nos educandos(as) habilidades para solução de problemas do dia a dia.

A dissertação de mestrado de Romário, então, reconhece que o embaraço da fragmentação e incapacidade dos educandos(as) contextualizarem os conhecimentos dos conteúdos estudados em sala de aula se encontra no modelo paradigmático tradicional, que é simplificador e fixado em contraposições. O pensamento complexo surgiu como proposta epistêmica em resposta a esses desafios contemporâneos e propõe um novo modelo de pensamento, capaz de religar o saber outrora fragmentado e contextualizá-lo diante das necessidades da vida, capaz de envolver os sujeitos em suas pesquisas e de administrar contradições aparentes pela inclusão, relacional, de um Terceiro lógico.

Quem produz conhecimentos a serem traduzidos pedagogicamente para o Ensino Religioso são as Ciências das Religiões. Assim, a proposição é aproximar Ciências das Religiões e Ensino Religioso da teoria epistemológica da complexidade e do seu método transdisciplinar. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica dialoga com Edgar Morin, Basarab Nicolescu, Maria Cândida Moraes e Gilbraz Aragão, e a partir daí faz uma leitura das unidades temáticas do Ensino Religioso na Base Nacional Curricular. Ao final do estudo, responde-se à seguinte pergunta: Quais as contribuições que o pensamento complexo e a transdisciplinaridade, como epistemologia e metodologia, oferecem à educação sobre a religiosidade humana?  

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