Cidadania, democracia e política: atitudes e comportamentos políticos de adolescentes envolvidos em ações de “educação política”

Autori

DOI:

https://doi.org/10.25247/2764-8907.2022.v1n3.p39-54

Parole chiave:

CIDADANIA, democracia, educação política

Abstract

Tradicionalmente, por não ter cidadania eleitoral, adolescentes foram geralmente pouco considerados nas pesquisas sobre atitudes e comportamentos políticos. Recentemente, no entanto, as pesquisas neste campo passaram por uma mudança importante, dando cada vez mais foco no conhecimento político, nas crenças e atitudes dos futuros eleitores. Neste artigo, investigamos atitudes e comportamentos de adolescentes envolvidos em programas de educação política em relação a aspectos da democracia. A análise é baseada em pesquisas realizadas em dois programas distintos, com cerca de 400 adolescentes brasileiros. A análise mostra resultados mistos para o interesse em política, mas um claro desejo de participação eleitoral via registro formal para a obtenção do título e um entendimento bem estabelecido sobre o voto como um direito, mais do que uma obrigação. Na discussão, argumenta-se que a educação política pode ter fortes efeitos nas atitudes de adolescentes, mas sobretudo que esses efeitos merecem uma agenda ampla de pesquisa.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Humberto Dantas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG

    Doutor em Ciência Política pela USP. Pós-doutorado em administração pública pela FGV-SP. Pesquisador da FAPEG, com temática atrelada à educação cívica para a democracia. Professor da Fipe-EES, coordenador da graduação em Gestão Pública. Coordenador da pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP. Diretor Presidente do Movimento Voto Consciente.

  • Gabriel Madeira, Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV)

    Doutorando na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV) e pesquisador no Projeto "Estudantes de Atitude" (Fapeg/CGE-GO).

Riferimenti bibliografici

BAQUERO, R; BAQUERO, M. Formação cidadã de jovens no contexto de um regime democrático híbrido. Revista Debates, v. 8, n. 2, p. 59-82, 2014.

BAQUERO, M; BAQUERO, R; MORAIS, J. Os jovens estão mais assertivos politicamente no Brasil? Uma análise da cultura política. Revista Debates, v. 10, n. 2, p. 71-94, 2016.

BAQUERO, M.; MORAIS, J. Está em andamento a construção de uma nova cultura política juvenil? In. Baquero, M. (org.) A juventude e os desafios da construção da democracia no Brasil. Porto Alegre: Escritos.

BOBBIO, N. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 1984.

DAHL, R. A. Sobre a Democracia. Brasília: UNB, 2001.

DANTAS, H. Educação política nas periferias da Grande São Paulo: percepções com base na posição de jovens de 15 a 18 anos em 2015. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, vol 1, 2016.

DANTAS, H.; MELO, T. Apego a valores democráticos - qual a distância entre os jovens que procuram ações de educação política e aqueles que são encontrados por algo desse tipo? Juventude.br, São Paulo, volume 19, número 1, p. 25-30, 2021.

DANTAS, H.; SOARES, A.; SOARES, M. I.; LAMARI, R. Educação política em parceria: quando princípios se tornam ações. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XI, v. 3, 2010.

ESTRAMANHO, R. Pensamento, cultura e educação política no Brasil: algumas reflexões e propostas. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, v. 1, p. 15-30, 2016.

FERNANDEZ, M.; TESTA, G. G. . O IDL em perspectiva comparada. Possibilidades e limites da medição da democracia a nível local e nacional. In: Diego Moraes; Humberto Dantas. (Org.). Índice de Democracia Local: estudos a partir da experiência de São Paulo. 1ed.Curitiba: Instituto Sivis, 2020, v. 1, p. 203-2017.

FUKS, M. Atitudes, cognição e participação política: padrões de influência dos ambientes de socialização sobre o perfil político dos jovens. Opinião Pública, v. 18, p. 88-108, 2012.

FUKS, M. Explicando os efeitos de programas de socialização política: a experiência do Parlamento Jovem no Brasil. Opinião Pública, v. 20, p. 425-449, 2014.

FUKS, M; PEREIRA, F. Informação e conceituação: a dimensão cognitiva da desigualdade política entre jovens de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 26, p. 123-143, 2011.

GONZÁLEZ, R. S.; MORAIS, J. A.; BERNARDI, A. J. B.. O novo ovo da serpente: emergência de valores antidemocráticos na juventude do sul do brasil. ENCONTRO DA ABCP, v. 12, 2020.

NICOLAU, J. Quem iria votar se não fosse obrigado? O papel do interesse pela política no comparecimento eleitoral no Brasil. Revista de Sociologia e Política, v. 30, 22 jun. 2022.

SANTOS, A. Uma promessa não cumprida da Democracia: Fragmentos para uma história da educação política na escola básica brasileira. In: Humberto Dantas; Joyce Luz. (Org.). Ciência Política e Políticas de Educação: Conceitos e Referências. 1ed.Rio de Janeiro: Konrad Adenauer Stiftung, 2021, v. , p. 169-184

VERBA, S.; SCHLOZMAN, K. L.; BRADY, H. E. Voice and equality: Civic voluntarism in American politics. Cambridge: Harvard University Press, 1995.

ZILLER, H.; RAMALHO, D.; ALMEIDA, I.; DANTAS, H (orgs.) Transparência, responsabilidade e participação democrática. Rio de Janeiro, Fundação Konrad Adenauer, 2022.

ZORZI, F. Educação e Desigualdade: Socialização política comparada em escolas públicas e privadas. In: BAQUERO, M. (Org). A Juventude E Os Desafios Da Construção Da Democracia No Brasil. Porto Alegre: Ed. Escritos, 2018.

Pubblicato

2022-12-07

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

DANTAS, Humberto; MADEIRA, Gabriel. Cidadania, democracia e política: atitudes e comportamentos políticos de adolescentes envolvidos em ações de “educação política”. Direito, Processo e Cidadania, Recife, PE, Brasil, v. 1, n. 3, p. 39–54, 2022. DOI: 10.25247/2764-8907.2022.v1n3.p39-54. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/dpc/article/view/2212.. Acesso em: 13 may. 2024.

Articoli simili

11-20 di 40

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.