REGIONALIZAÇÃO, CAPES E PÓS-GRADUAÇÃO:

UMA ANÁLISE DA ABRANGÊNCIA TERRITORIAL DAS TESES NA ÁREA DO DIREITO DEFENDIDAS NA REGIÃO NORDESTE (2017-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2764-8907.2023.v2n2.p95-112

Palavras-chave:

CAPES, PÓS-GRADUAÇÃO, REGIONALIZAÇÃO

Resumo

A promoção da regionalização incentivada pela CAPES para a área do Direito, visa, entre outros objetivos, potencializar o retorno social local dos Programas de Pós-graduação. Esse compromisso, explicitado no Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020), no Documento n. 26 da Área do Direito e na Ficha Avaliativa dos Programas de Pós-Graduação em Direito, espera que a pesquisa jurídica reflita mais intimamente os desafios locais e regionais. Nesse sentido, a pergunta-problema norteadora da pesquisa é: as pesquisas de doutorado na área do Direito estão voltadas para os desafios sociais, econômicos e jurídicos locais? O recorte são as teses de doutorado defendidas nos programas de pós-graduação em Direito da região nordeste, de 2017 a 2022, e análise parte da observação do alinhamento (ou não) com a ideia de regionalização. Usando uma abordagem empírico-quantitativa, a pesquisa revela uma predominância de temas de teses voltados ao âmbito nacional, sugerindo que os intentos de regionalização da CAPES ainda não foram alcançados sob esse aspecto. O resultado levanta questões sobre as razões dessa inclinação nacional e as implicações para a política de regionalização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Teodora Rocha Maia do Amaral, Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa)

    Mestranda em Direito no Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD/Ufersa). MBA em Data Science e Analytics (USP/Esalq) em andamento. Auditora Federal da Educação na Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa). 

  • Ramon Rebouças Nolasco de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

    Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB - 2019). Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN - 2014). Especialista em Direitos Humanos (UERN - 2012). Graduado em Direito (Bacharelado - UERN - 2010). Professor Efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), desde 2014. Docente permanente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFERSA (PPGD/UFERSA), desde 2021. Coordenador do Projeto de Extensão "Direitos Humanos na Prática" (DH na Prática), desde 2014. Docente supervisor no "Núcleo de Práticas Jurídicas da UFERSA" (NPJ/UFERSA). 

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020. Volume I. Brasília: CAPES, 2010. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/livros-pnpg-volume-i-mont-pdf Acesso em: 19 dez. 2022

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Catálogo de Teses e Dissertações. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 20 dez. 2022

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Documento de Área (Área 26 – Direito). 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/direito-pdf Acesso em: 17 dez. 2022.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Fichas de Avaliação (Área 26 - Direito). 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/copy_of_FICHA_DIREITO_2_ATUALIZADA.pdf Acesso em: 18 dez. 2022.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Plataforma Sucupira. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 20 dez. 2022.

HORTA, J. S. B. Avaliação da pós-graduação: com a palavra os Coordenadores do Programa. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 19-48, jan./jun. 2006.

LOBO, Gilneide Maria de Oliveira; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. A expansão e interiorização da pós-graduação stricto sensu no nordeste do brasil (2008-2017) e sua articulação com as metas 13 e 14 do PNE. Revelli - Revista de Educação, Linguagem e Literatura, v. 12, n. 14, p. 96-116, 2021. Doi: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/9742. Acesso em 20 dez. 2022

PACHECO, José Augusto. Ser professor em contextos de regulação transnacional. Para uma atitude cosmopolita docente. CIEd-IE, Universidade do Minho, Portugal, 2018.

PIRES, Aparecida Carneiro. Políticas de regionalização da Capes: limites e potencialidades para a história e cultura da pós-graduação em Educação stricto sensu no Norte e Nordeste do Brasil. In: SILVA, Marília Cecília de Paula (org). De corpo inteiro: ensaios sobre gênero, sexualidade e políticas públicas. Salvador: UFBA; Belo Horizonte: ANPOCS, 2017. p. 133 - 143. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31830/5/DeCorpoInteiro.pdf#page=135 Acesso em: 21 dez. 2022.

PRADO, E. C. DO; SANTOS, C. M. DOS; PEREIRA JUNIOR, A. M. Pós-graduação stricto sensu em Direito: onde e como se forma o docente dos cursos de graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, n. 28, 7 dez. 2015. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/814/pdf Acesso em: 18 dez. 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. 5. ed. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003.

SERAFIM, ANDRÉA BIER. A pós-graduação no Brasil: políticas de desenvolvimento. IV Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul. 2004.

Downloads

Publicado

2023-09-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AMARAL, Maria Teodora Rocha Maia do; REBOUÇAS NOLASCO DE OLIVEIRA, Ramon. REGIONALIZAÇÃO, CAPES E PÓS-GRADUAÇÃO: : UMA ANÁLISE DA ABRANGÊNCIA TERRITORIAL DAS TESES NA ÁREA DO DIREITO DEFENDIDAS NA REGIÃO NORDESTE (2017-2022). Direito, Processo e Cidadania, Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 2, p. 95–112, 2023. DOI: 10.25247/2764-8907.2023.v2n2.p95-112. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/dpc/article/view/2449.. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 27

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.