Cidadania, democracia e política: atitudes e comportamentos políticos de adolescentes envolvidos em ações de “educação política”
DOI :
https://doi.org/10.25247/2764-8907.2022.v1n3.p39-54Mots-clés :
CIDADANIA, democracia, educação políticaRésumé
Tradicionalmente, por não ter cidadania eleitoral, adolescentes foram geralmente pouco considerados nas pesquisas sobre atitudes e comportamentos políticos. Recentemente, no entanto, as pesquisas neste campo passaram por uma mudança importante, dando cada vez mais foco no conhecimento político, nas crenças e atitudes dos futuros eleitores. Neste artigo, investigamos atitudes e comportamentos de adolescentes envolvidos em programas de educação política em relação a aspectos da democracia. A análise é baseada em pesquisas realizadas em dois programas distintos, com cerca de 400 adolescentes brasileiros. A análise mostra resultados mistos para o interesse em política, mas um claro desejo de participação eleitoral via registro formal para a obtenção do título e um entendimento bem estabelecido sobre o voto como um direito, mais do que uma obrigação. Na discussão, argumenta-se que a educação política pode ter fortes efeitos nas atitudes de adolescentes, mas sobretudo que esses efeitos merecem uma agenda ampla de pesquisa.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BAQUERO, R; BAQUERO, M. Formação cidadã de jovens no contexto de um regime democrático híbrido. Revista Debates, v. 8, n. 2, p. 59-82, 2014.
BAQUERO, M; BAQUERO, R; MORAIS, J. Os jovens estão mais assertivos politicamente no Brasil? Uma análise da cultura política. Revista Debates, v. 10, n. 2, p. 71-94, 2016.
BAQUERO, M.; MORAIS, J. Está em andamento a construção de uma nova cultura política juvenil? In. Baquero, M. (org.) A juventude e os desafios da construção da democracia no Brasil. Porto Alegre: Escritos.
BOBBIO, N. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 1984.
DAHL, R. A. Sobre a Democracia. Brasília: UNB, 2001.
DANTAS, H. Educação política nas periferias da Grande São Paulo: percepções com base na posição de jovens de 15 a 18 anos em 2015. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, vol 1, 2016.
DANTAS, H.; MELO, T. Apego a valores democráticos - qual a distância entre os jovens que procuram ações de educação política e aqueles que são encontrados por algo desse tipo? Juventude.br, São Paulo, volume 19, número 1, p. 25-30, 2021.
DANTAS, H.; SOARES, A.; SOARES, M. I.; LAMARI, R. Educação política em parceria: quando princípios se tornam ações. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XI, v. 3, 2010.
ESTRAMANHO, R. Pensamento, cultura e educação política no Brasil: algumas reflexões e propostas. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, v. 1, p. 15-30, 2016.
FERNANDEZ, M.; TESTA, G. G. . O IDL em perspectiva comparada. Possibilidades e limites da medição da democracia a nível local e nacional. In: Diego Moraes; Humberto Dantas. (Org.). Índice de Democracia Local: estudos a partir da experiência de São Paulo. 1ed.Curitiba: Instituto Sivis, 2020, v. 1, p. 203-2017.
FUKS, M. Atitudes, cognição e participação política: padrões de influência dos ambientes de socialização sobre o perfil político dos jovens. Opinião Pública, v. 18, p. 88-108, 2012.
FUKS, M. Explicando os efeitos de programas de socialização política: a experiência do Parlamento Jovem no Brasil. Opinião Pública, v. 20, p. 425-449, 2014.
FUKS, M; PEREIRA, F. Informação e conceituação: a dimensão cognitiva da desigualdade política entre jovens de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 26, p. 123-143, 2011.
GONZÁLEZ, R. S.; MORAIS, J. A.; BERNARDI, A. J. B.. O novo ovo da serpente: emergência de valores antidemocráticos na juventude do sul do brasil. ENCONTRO DA ABCP, v. 12, 2020.
NICOLAU, J. Quem iria votar se não fosse obrigado? O papel do interesse pela política no comparecimento eleitoral no Brasil. Revista de Sociologia e Política, v. 30, 22 jun. 2022.
SANTOS, A. Uma promessa não cumprida da Democracia: Fragmentos para uma história da educação política na escola básica brasileira. In: Humberto Dantas; Joyce Luz. (Org.). Ciência Política e Políticas de Educação: Conceitos e Referências. 1ed.Rio de Janeiro: Konrad Adenauer Stiftung, 2021, v. , p. 169-184
VERBA, S.; SCHLOZMAN, K. L.; BRADY, H. E. Voice and equality: Civic voluntarism in American politics. Cambridge: Harvard University Press, 1995.
ZILLER, H.; RAMALHO, D.; ALMEIDA, I.; DANTAS, H (orgs.) Transparência, responsabilidade e participação democrática. Rio de Janeiro, Fundação Konrad Adenauer, 2022.
ZORZI, F. Educação e Desigualdade: Socialização política comparada em escolas públicas e privadas. In: BAQUERO, M. (Org). A Juventude E Os Desafios Da Construção Da Democracia No Brasil. Porto Alegre: Ed. Escritos, 2018.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Humberto Dantas, Gabriel Madeira 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Direito, Processo e Cidadania o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).