A COMUNIDADE E O MITO DO INDIVIDUALISMO MODERNO
DOI:
https://doi.org/10.25247/2764-8907.2022.v1n2.p117-144Palavras-chave:
comunidade, individualismo, cidadania, direitoResumo
Este artigo trata de uma discussão em torno da relação que existia entre os indivíduos nas comunidades primitivas e aquela decorrente do surgimento do Estado Moderno e Liberal. As implicações no modo de vida das pessoas, no que diz respeito à produção de bens materiais necessários à subsistência, bem como às oriundas das sensações, sentimentos e desejos vivenciados ao longo da história são avaliados, tomando como base alguns estudos dos atores aqui contemplados: Harari, Benjamin, Foucault e Habermas. De forma que, a análise e estudo histórico de uma estética da existência se vislumbra um novo modelo de subjetivação, que implique na recuperação e/ou mesmo no fortalecimento da relação que o sujeito constitui consigo mesmo, com o mundo e com os outros. Essa seria uma alternativa na formulação de uma comunidade ética, que se baseie no cuidado de si (prática de si), como um novo estilo de vida, cuja finalidade seria a cidade.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Coleção Obras Escolhidas. Volume 1, 7ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
HABERMAS, Jürgen. Discurso Filosófico da Modernidade. Lisboa: Editora D. Quixote, 1985.
__________________. A Revolução Recuperadora. Revista Novos Estudos. CEBRASP,
__________________. Os Argonautas da Cidadania. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1998.
__________________. A Teoria da Ação Comunicativa. Madrid: Editora Taurus, 1980.
HARARI, Yuval Noah. Sapiens: Uma breve história da humanidade. 51ª edição, Porto Alegre, RS: Editora L&PM, 2020.
FOUCAULT, Michel. "As Malhas do Poder". Conferência pronunciada na Faculdade de Filosofia da Bahia, em 1976. Edição de 1981.
_________________. "A Filosofia Analítica da Política". 1978, p.37-55. In Estratégia, Poder-Saber. Coleção Ditos e Escritos. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2004.
_________________."A Governamentalidade". 1978, p.281-305. In Estratégia, Poder-Saber. Coleção Ditos e Escritos. 28ª edição. Volume IV. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2006.
_________________. A Hermenêutica do Sujeito. 3ª edição, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Edlene Maria Neri de Morais, Michel Zaidan Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Direito, Processo e Cidadania o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).