Cidadania, democracia e política: atitudes e comportamentos políticos de adolescentes envolvidos em ações de “educação política”
DOI:
https://doi.org/10.25247/2764-8907.2022.v1n3.p39-54Palavras-chave:
CIDADANIA, democracia, educação políticaResumo
Tradicionalmente, por não ter cidadania eleitoral, adolescentes foram geralmente pouco considerados nas pesquisas sobre atitudes e comportamentos políticos. Recentemente, no entanto, as pesquisas neste campo passaram por uma mudança importante, dando cada vez mais foco no conhecimento político, nas crenças e atitudes dos futuros eleitores. Neste artigo, investigamos atitudes e comportamentos de adolescentes envolvidos em programas de educação política em relação a aspectos da democracia. A análise é baseada em pesquisas realizadas em dois programas distintos, com cerca de 400 adolescentes brasileiros. A análise mostra resultados mistos para o interesse em política, mas um claro desejo de participação eleitoral via registro formal para a obtenção do título e um entendimento bem estabelecido sobre o voto como um direito, mais do que uma obrigação. Na discussão, argumenta-se que a educação política pode ter fortes efeitos nas atitudes de adolescentes, mas sobretudo que esses efeitos merecem uma agenda ampla de pesquisa.
Downloads
Referências
BAQUERO, R; BAQUERO, M. Formação cidadã de jovens no contexto de um regime democrático híbrido. Revista Debates, v. 8, n. 2, p. 59-82, 2014.
BAQUERO, M; BAQUERO, R; MORAIS, J. Os jovens estão mais assertivos politicamente no Brasil? Uma análise da cultura política. Revista Debates, v. 10, n. 2, p. 71-94, 2016.
BAQUERO, M.; MORAIS, J. Está em andamento a construção de uma nova cultura política juvenil? In. Baquero, M. (org.) A juventude e os desafios da construção da democracia no Brasil. Porto Alegre: Escritos.
BOBBIO, N. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 1984.
DAHL, R. A. Sobre a Democracia. Brasília: UNB, 2001.
DANTAS, H. Educação política nas periferias da Grande São Paulo: percepções com base na posição de jovens de 15 a 18 anos em 2015. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, vol 1, 2016.
DANTAS, H.; MELO, T. Apego a valores democráticos - qual a distância entre os jovens que procuram ações de educação política e aqueles que são encontrados por algo desse tipo? Juventude.br, São Paulo, volume 19, número 1, p. 25-30, 2021.
DANTAS, H.; SOARES, A.; SOARES, M. I.; LAMARI, R. Educação política em parceria: quando princípios se tornam ações. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XI, v. 3, 2010.
ESTRAMANHO, R. Pensamento, cultura e educação política no Brasil: algumas reflexões e propostas. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, v. 1, p. 15-30, 2016.
FERNANDEZ, M.; TESTA, G. G. . O IDL em perspectiva comparada. Possibilidades e limites da medição da democracia a nível local e nacional. In: Diego Moraes; Humberto Dantas. (Org.). Índice de Democracia Local: estudos a partir da experiência de São Paulo. 1ed.Curitiba: Instituto Sivis, 2020, v. 1, p. 203-2017.
FUKS, M. Atitudes, cognição e participação política: padrões de influência dos ambientes de socialização sobre o perfil político dos jovens. Opinião Pública, v. 18, p. 88-108, 2012.
FUKS, M. Explicando os efeitos de programas de socialização política: a experiência do Parlamento Jovem no Brasil. Opinião Pública, v. 20, p. 425-449, 2014.
FUKS, M; PEREIRA, F. Informação e conceituação: a dimensão cognitiva da desigualdade política entre jovens de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 26, p. 123-143, 2011.
GONZÁLEZ, R. S.; MORAIS, J. A.; BERNARDI, A. J. B.. O novo ovo da serpente: emergência de valores antidemocráticos na juventude do sul do brasil. ENCONTRO DA ABCP, v. 12, 2020.
NICOLAU, J. Quem iria votar se não fosse obrigado? O papel do interesse pela política no comparecimento eleitoral no Brasil. Revista de Sociologia e Política, v. 30, 22 jun. 2022.
SANTOS, A. Uma promessa não cumprida da Democracia: Fragmentos para uma história da educação política na escola básica brasileira. In: Humberto Dantas; Joyce Luz. (Org.). Ciência Política e Políticas de Educação: Conceitos e Referências. 1ed.Rio de Janeiro: Konrad Adenauer Stiftung, 2021, v. , p. 169-184
VERBA, S.; SCHLOZMAN, K. L.; BRADY, H. E. Voice and equality: Civic voluntarism in American politics. Cambridge: Harvard University Press, 1995.
ZILLER, H.; RAMALHO, D.; ALMEIDA, I.; DANTAS, H (orgs.) Transparência, responsabilidade e participação democrática. Rio de Janeiro, Fundação Konrad Adenauer, 2022.
ZORZI, F. Educação e Desigualdade: Socialização política comparada em escolas públicas e privadas. In: BAQUERO, M. (Org). A Juventude E Os Desafios Da Construção Da Democracia No Brasil. Porto Alegre: Ed. Escritos, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Humberto Dantas, Gabriel Madeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Direito, Processo e Cidadania o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).