PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS OU RESULTADOS
ASPECTOS CONTROVERTIDOS E ANÁLISE DA JURISPRUDÊNCIA DO CARF
DOI:
https://doi.org/10.25247/2764-8907.2022.v1n1.p207-221Palabras clave:
Direito do trabalho, PLR, Jurisprudência, CARFResumen
O presente trabalho aborda o instituto da Participação nos Lucros ou Resultados e as substanciais alterações advindas da Lei n.º 14.020/2020. Assim, apresenta, como problema, as próprias alterações trazidas por essa lei e a comparação com a jurisprudência do CARF, apontando eventuais mudanças que poderão ocorrer no entendimento desse órgão.
Descargas
Referencias
AMARO, Luciano. Direito Tributário Brasileiro. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
CARRAZZA, Roque Antonio. Curso De Direito Constitucional Tributário. 29. ed. São Paulo: Malheiros, 2013.
JOÃO. Paulo Sérgio. Participação nos lucros ou resultados: evolução e compreensão jurídica. In: GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa; DE ALVARENGA, Rúbia Zanotelli (orgs.). Direito do trabalho e direito empresarial: sob o enfoque dos direitos fundamentais. São Paulo: LTr, 2015.
NASCIMENTO, Amauri Mascaro; NASCIMENTO, Sônia Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. 29. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. eBook
PELÁ, Carlos. A participação nos lucros e resultados dos trabalhadores na jurisprudência do CARF. In MURICI, Gustavo Lanna; GODOI, Marciano Seabra de; RODRIGUES, Raphael Silva; FERNANDES, Rodrigo Mineiro (Orgs.). Análise crítica da jurisprudência do CARF. Belo Horizonte: D’Plácido, 2019.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 13. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2018.
STÜRMER, Gilberto. Direito constitucional do trabalho no Brasil. São Paulo: Atlas, 2014.
SÜSSEKIND, Arnaldo et al. Instituições de direito do trabalho. Vol I. 21. ed. São Paulo: LTr, 2003.
TUMA, Fábia. Participação nos Lucros ou Resultados da empresa: incentivo à eficiência ou substituição dos salários? São Paulo: LTr, 1999.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Gilberto Stürmer, Diogo Miranda
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Direito, Processo e Cidadania o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).