EDUCAÇÃO ENQUANTO INSTRUMENTO DE LIBERDADE SUBSTANCIAL

UMA ANÁLISE SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR EM SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2764-8907.2023.v2n3.p41-61

Palavras-chave:

Desenvolvimento social. Políticas públicas. Cidadania. Direitos fundamentais. Contexto social.

Resumo

A educação é um direito social relacionado à dignidade, liberdade e cidadania, sendo um compromisso constitucional que deve ser realizado por meio de políticas públicas efetivas. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é abordar a importância da educação para o pleno exercício da cidadania. O problema da pesquisa é investigar em que medida o direito fundamental à educação é afetado pela atual incapacidade de sua prestação efetiva à coletividade, tendo em vista os processos e contextos em que passaram o ensino superior no Brasil e em Santa Catarina. Quanto a metodologia, se fez uso do método indutivo e da técnica de pesquisa de revisão bibliográfica. Conclui-se que as dificuldades das políticas públicas em construir um ensino de qualidade a todos afeta diretamente os princípios de igualdade entre os cidadãos, refletindo no descumprimento dos fundamentais pelos quais a República Federativa do Brasil é sustentada enquanto um Estado Constitucional e Democrático.

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Biografia do Autor

  • Matheus Bicca Menezes, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

    Mestrando em Direito - PPGD/UNESC (2022-), Graduado em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2016-2021).

  • Sheila Martignago Saleh, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

    Mestrado Acadêmico em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2004). Desde 2019, cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc.

  • Michele Gonçalves Cardoso, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

    Doutora em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC (2018); Mestra em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC (2011).

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Publicado

2023-10-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BICCA MENEZES, Matheus; SALEH, Sheila Martignago; GONÇALVES CARDOSO, Michele. EDUCAÇÃO ENQUANTO INSTRUMENTO DE LIBERDADE SUBSTANCIAL: UMA ANÁLISE SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR EM SANTA CATARINA. Direito, Processo e Cidadania, Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 3, p. 41–61, 2023. DOI: 10.25247/2764-8907.2023.v2n3.p41-61. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/dpc/article/view/2461.. Acesso em: 28 abr. 2024.

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