Resultado da parceria com companheiros latino-americanos que fomentam a união de fé e direitos, surgiu o projeto “Creo” (Creio), uma comunidade virtual que busca potencializar a comunicação de organizações religiosas, líderes e ativistas que promovem os direitos humanos entre e através das religiões e espiritualidades. Pelo nosso Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, a pesquisadora Rayane Marinho (foto abaixo) tem colaborado ativamente nessa comunidade, inclusive produzindo uma série de programas sobre desafios dos direitos emergentes para o diálogo entre religiões, na série “Tucrepodcast”.
Agora, Rayane está organizando, com o nosso engajamento e em parceria com o Fórum Diálogos, que anima o respeito à diversidade religiosa em Pernambuco, uma intervenção pedagógica chamada “Partilha da Humanidade”, relacionada à forma como as diferentes religiões e religiosidades observam a relação com a comida (basicamente, a gente é o que come!) e como a partilha do alimento é um ensinamento presente nos caminhos espirituais: o bem comum que passa pela sacralidade do comer compartilhado. Com efeito, as religiões pregam que, em vez da avidez insaciável por dinheiro, prestígio e consumo, o sentido de moderação, modéstia e partilha deve reinar entre nós: pois na avidez os humanos perdem as suas almas, liberdade interior e, portanto, aquilo que os faz humanos.
O objetivo final dessa nova temporada de comunicações educativas que Ray está preparando para a rede “Creo” é ter um impacto positivo na sociedade, reunindo diferentes religiões na mesma mesa para compartilhar comida com pessoas empobrecidas, para participar de campanhas contra a fome e se engajar em projetos de inclusão. E mostrar como a justiça social na luta por segurança alimentar e bem viver é uma causa viva em todos os princípios religiosos. A iniciativa envolve a produção de audiovisuais com várias lideranças espirituais, que serão divulgados nas redes sociais, bem como momentos de convivência e partilha: como o Café da Coexistência Espiritual que vai acontecer na Casa do Pão do Recife no próximo 25 de janeiro, celebrando o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Que venham tempos novos, mais compartilhados e humanos e, portanto, mais divinos!
A iniciativa é muito gratificante e de um valor grande que realmente buscamos vivenciar o que Jesus pediu:
Daí..lhe vós mesmos de comer”. Tenha coragem perante os desafios que viram.