HAGIOGRFIA

UM EXERCÍCIO DE PASTORAL PARA O DIÁLOGO COM O CARISMA E A ESPIRITUALIDADE

Autori

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p491-512

Parole chiave:

Espiritualidade, Hagiografia, Pastoral escolar

Abstract

As escolas católicas no Brasil ao longo dos últimos séculos colaboraram e colaboram na educação de inúmeras gerações. A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (lei 9394/96) em seu artigo 19, define que estas escolas são denominadas de escolas confessionais são caracterizadas por ideologias próprias. Desta forma tais instituições de educação básica seguem as legislações estatais e de suas mantenedoras. Especificamente algumas escolas católicas ao assumirem a Base Nacional Comum Curricular (2018), passaram a orientar o Ensino Religioso segundo o modelo não confessional estabelecido pela BNCC. Porém, deveriam expor a proposta explicitamente religiosa, o que fizeram pela Pastoral Escolar para demonstrar a Espiritualidade e o Carisma das Congregações que orientam estas escolas. A partir deste cenário as Escolas das Irmãs Scalabrinianas (REDE ESI) e dos Padres e Irmãs Salesianas (REDE SALESINA BRASIL DE ESCOLAS), organizaram um projeto a partir da biografia, carisma e espiritualidade de seus fundadores uma proposta de trabalho junto aos alunos. Este artigo é o resultado da sistematização destas propostas organizadas a partir de 2016, com objetivo de demonstrar a partir de documentos produzidos por estes grupos o trabalho realizado.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Sergio Rogério Azevedo Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER)

    Livre Docente e Pós-Doutor de Ciência da Religião pela PUCSP; Pós-Doutor em Geografia pela UFPR; Pós-Doutor em Ciência da Religião na UEPA; Doutor e Mestre em Ciência da Educação pela Universitá Pontificia Salesiana de Roma; Especialista em Metodologia do Ensino Religioso pea PUCSP; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo CEPEMG; Licenciado em Pedagogia pela UNIUBE; Bacharel em Ciências Religiosas pelo CEPEMG.

  • Terezinha Sueli de Jesus Rocha, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião

    Mestrado em Teologia (PUCPR); Especialização em Administração de Empresas (FAE/CDE); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (FAE/CDE); Licenciada em Pedagogia (PUCPR).

Riferimenti bibliografici

BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. Tradução de Storniolo, Ivo. Blancin, Euclides Martins. São Paulo, Paulinas, 1986.

DITLEF, D.; CALAES, R. Coleção Identidade – Educação

DITLEF, D.; CALAES, R. Coleção Identidade – Educação Infantil – 04 anos. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.

DITLEF, D.; CALAES, R. Coleção Identidade – Vol. 01. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.

FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 02. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.

FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 02. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.

FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 03. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.

FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 03. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.

FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 04. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.

FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 04. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.

FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 05. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.

FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 05. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.

JUNQUEIRA, S.; BRANDENBURG, L.; KLEIN, R. Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017.

JUNQUEIRA, S.; LEAL, A.; RIAL, G. (Orgs.) Compêndio de Pastoral Escolar para a Educação Básica na Escola Católica. Brasília: Edições CNBB; Petrópolis: Vozes, 2021.

KLUCK, C. Coleção Identidade – Educação Infantil – 04 anos. Curitiba: Mimeo, 2019.

KLUCK, C. Coleção Identidade – Educação Infantil – 05 anos. Curitiba: Mimeo, 2019.

KLUCK, C. Coleção Identidade – Vol. 01. Livro do Professor. Curitiba: mimeo, 2019.

KLUCK, C. Coleção Identidade – Vol. 02. Livro do Professor. Curitiba: mimeo, 2019.

POSSATTO, A.; RICARDO, C.; FERREIRA, C.; SCHEIDE, I. Coleção Identità: Livro do professor. Brasília: Rede Salesiana, 2023.

REDE EDUCAÇÂO INTEGRADA SCALABRINIANA. Diretrizes da Pastoral Escolar Scalabriniana. Curitiba: Positivo, 2018.

RODRIGUES, E. Coleção Identidade – Vol. 03. Livro do Professor. Curitiba: mimeo, 2019.

RODRIGUES, E. Coleção Identidade – Vol. 04. Livro do Professor. Curitiba: mimeo, 2019.

RODRIGUES, E. Coleção Identidade – Vol. 05. Livro do Professor. Curitiba: mimeo, 2019.

SOUZA, P. Guia da família Scalabriniana. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.

VVAA. Coleção Identità – Vol. 01. Brasília: Rede Salesiana, 2023.

VVAA. Coleção Identità – Vol. 02. Brasília: Rede Salesiana, 2023.

VVAA. Coleção Identità – Vol. 03. Brasília: Rede Salesiana, 2023.

VVAA. Coleção Identità – Vol. 04. Brasília: Rede Salesiana, 2023.

VVAA. Coleção Identità – Vol. 05. Brasília: Rede Salesiana, 2023.

Pubblicato

2023-12-29

Fascicolo

Sezione

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Come citare

JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo; ROCHA, Terezinha Sueli de Jesus. HAGIOGRFIA: UM EXERCÍCIO DE PASTORAL PARA O DIÁLOGO COM O CARISMA E A ESPIRITUALIDADE. PARALELLUS Rivista di studi religiosi - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 35, p. 491–512, 2023. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n35.p491-512. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2430.. Acesso em: 25 nov. 2024.

Articoli simili

1-10 di 63

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.