ENSINO RELIGIOSO NO PARANÁ

PERFIL DOCENTE E DESAFIOS EMERGENTES (2018-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p513-537

Palavras-chave:

Ensino Religioso no Paraná, Perfil dos professores estaduais de Ensino Religioso, Referencial Curricular do Paraná

Resumo

­Depois de um processo lento e permeado de conflitos, em 2017, foi publicada a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Isso permitiu uma nova perspectiva para o Ensino Religioso (ER) no Brasil, primeiro por se apresentar como o único documento oficial e nacional acerca do currículo que tratou do ER para todas os anos do Ensino Fundamental brasileiro; segundo, porque coube aos estados fazer sua apropriação e disseminação enquanto estratégias frente aos seus sistemas de ensino. No caso estudado, no estado do Paraná, houve a publicação do Referencial Curricular do Paraná (2018). A problemática da pesquisa identificou, por meio de 370 questionário eletrônicos completos respondidos por professores da disciplina de Ensino Religioso, dados que pudessem caracterizar o perfil dos profissionais da educação que atuam na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, bem como, se haveria relação entre a forma de contrato dos profissionais da educação e ou distribuição de aulas das disciplinas de ER e a consolidação do currículo proposto para o ER pela BNCC (BRASIL, 2018a) e pelo Referencial Curricular do Paraná (PARANÁ, 2018). Os resultados da pesquisa elucidaram aspectos fundamentais para que se consolide a perspectiva laica e não confessional adotada no Estado.

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Biografia do Autor

  • Luis Gustavo Patrocino, Universidade Estadual de Londrina

    Doutor em Ciências Sociais (UNESP Marília). Mestre em Ciências Sociais, Especialista em Estatística com Ênfase em Pesquisa Quantitativa e Licenciado/Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil. Atua como pesquisador  no Laboratório de Estudos de Religião e Religiosidade (LERR) da Universidade Estadual de Londrina e no Projeto de extensão Práxis Itinerante/UEL.

  • Fabio Lanza, Universidade Estadual de Londrina

    Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor Associado no Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (M e D), do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Ensino de Sociologia vinculados à Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre as Religiões e Religiosidades da UEL e do Práxis Itinerante (PROEX UEL).

  • Sergio Rogério Azevedo Junqueira, Universidade do Estado do Amapá

    Livre Docente e Pós-Doutor de Ciência da Religião pela PUCSP; Pós-Doutor em Geografia pela UFPR; Pós-Doutor em Ciência da Religião na UEPA; Doutor e Mestre em Ciência da Educação pela Universitá Pontificia Salesiana de Roma; Especialista em Metodologia do Ensino Religioso pea PUCSP; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo CEPEMG; Licenciado em Pedagogia pela UNIUBE; Bacharel em Ciências Religiosas pelo CEPEMG.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

PATROCINO, Luis Gustavo; LANZA, Fabio; JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo. ENSINO RELIGIOSO NO PARANÁ: PERFIL DOCENTE E DESAFIOS EMERGENTES (2018-2020). PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 35, p. 513–537, 2023. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n35.p513-537. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2422.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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