v. 16 n. 39 (2025): 1700º ANO DO CONCÍLIO DE NICÉIA E 60º ANO DO ENCERRAMENTO DO CONCÍLIO VATICANO II DOSSIÊ Nº 2
O Concílio de Niceia (325) representa um marco fundamental na história dos cristianismos, cuja importância se manifesta nos seus debates, documentos, e na sua contínua relevância para a vida da Igreja, com especial destaque para o diálogo ecumênico. Por ocasião do 1700º aniversário de sua realização, foi concebido, em 2022, o projeto de pesquisa internacional "Sempre Nicéia" (325-2025) para investigar a fecundidade e a atualidade do evento sob uma perspectiva ecumênica.
Promovida por instituições como a Pontifícia Faculdade Teológica do Sul da Itália, PFTIM e a Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, a iniciativa, formalizada em 2024, nasceu dos apelos do Patriarca Bartolomeu I e do Papa Francisco. Com o pontificado de Leão XIV, sucessor de Francisco, este chamado à unidade ganha novo impulso. Juntos, eles propõem redescobrir a dimensão espiritual, sinodal e ecumênica de Niceia, vendo-o como fonte para uma reforma evangélica da Igreja diante dos desafios do século XXI.
Este dossiê, como o anterior, foca na necessidade de um aprofundamento histórico-teológico sobre a reconstrução do Concílio e sua recepção, iluminado por documentação inédita e por uma avaliação crítica da historiografia. Em última análise, a reflexão busca entender como Niceia pode, ainda hoje, servir como modelo de unidade, inserindo-se numa análise mais ampla sobre o significado da categoria "concílio" nas Igrejas do Ocidente e do Oriente.
Coordenação: Prof. Dr. Riccardo Burigana, PFTIM e Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques, UNICAP.

















