ENTRE SABERES E FAZERES: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Sergio Rogério Azevedo Junqueira Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião, IPFER
  • Lurdes Caron Universidade do Planalto Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2018.v9n22.p737-761

Palavras-chave:

Formação de Professores, Formação continuada e permanente, Educação Básica.

Resumo

Este artigo é resultado do Programa Formação Inicial e Continuada para a Diversidade do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER) que investiga os processos de formação de professores, considerando as diferentes dimensões das práticas educativas e as múltiplas perspectivas sócio-políticas e culturais, problematizando e analisando as ações e reações aos processos que visam a articulação entre teoria e prática na formação inicial e continuada compreendo a diversidade cultural religiosa. Por meio do Projeto Formação Inicial e Continuada do Professor de Ensino Religioso desenvolvendo uma pesquisa com uma abordagem qualitativa e um método bibliográfico e documental de identificação de informações sobre os projetos de formação de professores. Pois, com certeza este é um tema  que nas duas últimas décadas tem se tornado um desafio constante quanto a: objetivos, legislação, políticas públicas e currículo para a formação de professores. Este é um tema que vem passando por profundas transformações porque está aliado a uma corrente de diferentes fatores sociais, quer sejam de mudanças tecnológicas, quer de conhecimentos científicos, quer sejam de práticas pedagógicas. Aqui objetiva-se refletir sobre a formação continuada e permanente de professores para a educação básica no ensino fundamental I e II. Acreditamos ser um trabalho de relevância porque vem contribuir para com a formação dos profissionais da educação.

Enviado: 23-10-2018 - Aprovado e publicado: 12-2018

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sergio Rogério Azevedo Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião, IPFER
    Livre Docente em Ciência da Religião. Pós-Doutor em Ciência da Religião. Pós-Doutor em Geografia da Religião. Doutor em Ciência da Educação. Atualmente Bolsista CAPES no Programa de Ciência da Religão da UEPA. Portal: http://www.gper.com.br. E-mail: srjunq@gmail.com.
  • Lurdes Caron, Universidade do Planalto Catarinense

    Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), com  Educação e Religião pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Colaboradora do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER – PUCPR) e lider do Grupo de Pesquisa “Inclusões Curriculares: Atores Sociais e Áreas do Conhecimento na Escola e Formação de Professores” do PPGE/UNIPLAC. E-mail lurcaron@gmail.com.

Referências

BARBOSA, Raquel Lazzari Leite e CATANI, Denice Barbara. Formar educadores – desafio para todos os tempos. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003, p, 11-21.

BAUMANN, Zygmunt, 1925. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradutor Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BRASIL. Lei 9394. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Resolução CNE/CES n.º 01, de 08 de junho de 2007. Normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. Brasília: CNE, 2007.

BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 01, de 18 de fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Brasília: CNE, 2002.

Brzezinski Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: Busca e movimento. Campinas, SP: Papirus, 1996.

BUZZI, Arcangelo R. A identidade humana; modos de realização. Petrópolis, RJ: vozes, 2002.

CORRÊA, B. R. P. G.; GIL FILHO, S. F. Formação docente para o Ensino Religioso: desafios e perspectivas na refundação 96 CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – HISTÓRIA E SOCIEDADE Volume 6 N. 2 2008 de uma disciplina escolar. Religião & Cultura, São Paulo, v. VI, n. 11, jan./jun. 2007.

IMBERNÓN, Francisco. Educação no Século XXI: os desafios do futuro imediato. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 2000.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; HOLANDA, Angela . Ensino Religioso: aspectos legal e curricular. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2010.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Instituto Piaget: Lisboa, 2008.

OLIVEIRA, Julvan Moreira de. Trajetos formação e de atuação docente. In: CALDERANO, Maria da Assunção. MARQUES, Gláucia Fabri Carneiro. MARTINS, Elita Betânia Andrade (Orgs.). Formação continuada e pesquisa colaborativa: Tecendo relações entre a universidade e escola. Juiz de Fora: Ed UFJF, 2013, p. 55-74.

RODRIGUES, Edile Fracaro; JUNQUEIRA, Sérgio. Fundamentando pedagogicamente o Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2009.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003, p. 71-89.

TARDIF, Maurice. RAYMOND, Daniele. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. In: Educação & Sociedade. Revista quadrimestral de Ciência da Educação. Ano XXI – dezembro de 2000, n° 73, p. 209-244.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

_____. Saberes Docentes e Formação Profissional. 15. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo; CARON, Lurdes. ENTRE SABERES E FAZERES: FORMAÇÃO DE PROFESSORES. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 9, n. 22, p. 737–761, 2018. DOI: 10.25247/paralellus.2018.v9n22.p737-761. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1302.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 400

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.