ENTRE SABERES E FAZERES: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2018.v9n22.p737-761Palavras-chave:
Formação de Professores, Formação continuada e permanente, Educação Básica.Resumo
Este artigo é resultado do Programa Formação Inicial e Continuada para a Diversidade do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER) que investiga os processos de formação de professores, considerando as diferentes dimensões das práticas educativas e as múltiplas perspectivas sócio-políticas e culturais, problematizando e analisando as ações e reações aos processos que visam a articulação entre teoria e prática na formação inicial e continuada compreendo a diversidade cultural religiosa. Por meio do Projeto Formação Inicial e Continuada do Professor de Ensino Religioso desenvolvendo uma pesquisa com uma abordagem qualitativa e um método bibliográfico e documental de identificação de informações sobre os projetos de formação de professores. Pois, com certeza este é um tema que nas duas últimas décadas tem se tornado um desafio constante quanto a: objetivos, legislação, políticas públicas e currículo para a formação de professores. Este é um tema que vem passando por profundas transformações porque está aliado a uma corrente de diferentes fatores sociais, quer sejam de mudanças tecnológicas, quer de conhecimentos científicos, quer sejam de práticas pedagógicas. Aqui objetiva-se refletir sobre a formação continuada e permanente de professores para a educação básica no ensino fundamental I e II. Acreditamos ser um trabalho de relevância porque vem contribuir para com a formação dos profissionais da educação.
Enviado: 23-10-2018 - Aprovado e publicado: 12-2018
Downloads
Referências
BARBOSA, Raquel Lazzari Leite e CATANI, Denice Barbara. Formar educadores – desafio para todos os tempos. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003, p, 11-21.
BAUMANN, Zygmunt, 1925. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradutor Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BRASIL. Lei 9394. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Resolução CNE/CES n.º 01, de 08 de junho de 2007. Normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. Brasília: CNE, 2007.
BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 01, de 18 de fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Brasília: CNE, 2002.
Brzezinski Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: Busca e movimento. Campinas, SP: Papirus, 1996.
BUZZI, Arcangelo R. A identidade humana; modos de realização. Petrópolis, RJ: vozes, 2002.
CORRÊA, B. R. P. G.; GIL FILHO, S. F. Formação docente para o Ensino Religioso: desafios e perspectivas na refundação 96 CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – HISTÓRIA E SOCIEDADE Volume 6 N. 2 2008 de uma disciplina escolar. Religião & Cultura, São Paulo, v. VI, n. 11, jan./jun. 2007.
IMBERNÓN, Francisco. Educação no Século XXI: os desafios do futuro imediato. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 2000.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; HOLANDA, Angela . Ensino Religioso: aspectos legal e curricular. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2010.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Instituto Piaget: Lisboa, 2008.
OLIVEIRA, Julvan Moreira de. Trajetos formação e de atuação docente. In: CALDERANO, Maria da Assunção. MARQUES, Gláucia Fabri Carneiro. MARTINS, Elita Betânia Andrade (Orgs.). Formação continuada e pesquisa colaborativa: Tecendo relações entre a universidade e escola. Juiz de Fora: Ed UFJF, 2013, p. 55-74.
RODRIGUES, Edile Fracaro; JUNQUEIRA, Sérgio. Fundamentando pedagogicamente o Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2009.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003, p. 71-89.
TARDIF, Maurice. RAYMOND, Daniele. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. In: Educação & Sociedade. Revista quadrimestral de Ciência da Educação. Ano XXI – dezembro de 2000, n° 73, p. 209-244.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
_____. Saberes Docentes e Formação Profissional. 15. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).