HAGIOGRFIA
UM EXERCÍCIO DE PASTORAL PARA O DIÁLOGO COM O CARISMA E A ESPIRITUALIDADE
DOI :
https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p491-512Mots-clés :
Espiritualidade, Hagiografia, Pastoral escolarRésumé
As escolas católicas no Brasil ao longo dos últimos séculos colaboraram e colaboram na educação de inúmeras gerações. A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (lei 9394/96) em seu artigo 19, define que estas escolas são denominadas de escolas confessionais são caracterizadas por ideologias próprias. Desta forma tais instituições de educação básica seguem as legislações estatais e de suas mantenedoras. Especificamente algumas escolas católicas ao assumirem a Base Nacional Comum Curricular (2018), passaram a orientar o Ensino Religioso segundo o modelo não confessional estabelecido pela BNCC. Porém, deveriam expor a proposta explicitamente religiosa, o que fizeram pela Pastoral Escolar para demonstrar a Espiritualidade e o Carisma das Congregações que orientam estas escolas. A partir deste cenário as Escolas das Irmãs Scalabrinianas (REDE ESI) e dos Padres e Irmãs Salesianas (REDE SALESINA BRASIL DE ESCOLAS), organizaram um projeto a partir da biografia, carisma e espiritualidade de seus fundadores uma proposta de trabalho junto aos alunos. Este artigo é o resultado da sistematização destas propostas organizadas a partir de 2016, com objetivo de demonstrar a partir de documentos produzidos por estes grupos o trabalho realizado.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. Tradução de Storniolo, Ivo. Blancin, Euclides Martins. São Paulo, Paulinas, 1986.
DITLEF, D.; CALAES, R. Coleção Identidade – Educação
DITLEF, D.; CALAES, R. Coleção Identidade – Educação Infantil – 04 anos. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.
DITLEF, D.; CALAES, R. Coleção Identidade – Vol. 01. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.
FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 02. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.
FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 02. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.
FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 03. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.
FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 03. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.
FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 04. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.
FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 04. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.
FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 05. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.
FIRMINO, K.; EUGÊNIA, V. Coleção Identidade – Vol. 05. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.
JUNQUEIRA, S.; BRANDENBURG, L.; KLEIN, R. Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017.
JUNQUEIRA, S.; LEAL, A.; RIAL, G. (Orgs.) Compêndio de Pastoral Escolar para a Educação Básica na Escola Católica. Brasília: Edições CNBB; Petrópolis: Vozes, 2021.
KLUCK, C. Coleção Identidade – Educação Infantil – 04 anos. Curitiba: Mimeo, 2019.
KLUCK, C. Coleção Identidade – Educação Infantil – 05 anos. Curitiba: Mimeo, 2019.
KLUCK, C. Coleção Identidade – Vol. 01. Livro do Professor. Curitiba: mimeo, 2019.
KLUCK, C. Coleção Identidade – Vol. 02. Livro do Professor. Curitiba: mimeo, 2019.
POSSATTO, A.; RICARDO, C.; FERREIRA, C.; SCHEIDE, I. Coleção Identità: Livro do professor. Brasília: Rede Salesiana, 2023.
REDE EDUCAÇÂO INTEGRADA SCALABRINIANA. Diretrizes da Pastoral Escolar Scalabriniana. Curitiba: Positivo, 2018.
RODRIGUES, E. Coleção Identidade – Vol. 03. Livro do Professor. Curitiba: mimeo, 2019.
RODRIGUES, E. Coleção Identidade – Vol. 04. Livro do Professor. Curitiba: mimeo, 2019.
RODRIGUES, E. Coleção Identidade – Vol. 05. Livro do Professor. Curitiba: mimeo, 2019.
SOUZA, P. Guia da família Scalabriniana. Belo Horizonte: Dandelionn, 2016.
VVAA. Coleção Identità – Vol. 01. Brasília: Rede Salesiana, 2023.
VVAA. Coleção Identità – Vol. 02. Brasília: Rede Salesiana, 2023.
VVAA. Coleção Identità – Vol. 03. Brasília: Rede Salesiana, 2023.
VVAA. Coleção Identità – Vol. 04. Brasília: Rede Salesiana, 2023.
VVAA. Coleção Identità – Vol. 05. Brasília: Rede Salesiana, 2023.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Sergio Rogério Azevedo Junqueira, Terezinha Sueli de Jesus Rocha 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).