ESPAÇO SAGRADO EM TEXTOS DIDÁTICOS DO ENSINO RELIGIOSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n27.p293-311

Palavras-chave:

Espaço Sagrado, Livro Didático, Ensino Religioso

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa com a intencionalidade de apresentar o espaço sagrado como conteúdo e estratégia de ensino para o Ensino Religioso. Apresenta-se o espaço sagrado como categorização do fenômeno religioso, a partir do qual se torna possível uma reconstrução de significados que apresentem uma compreensão mais aprofundada da interpretação da espacialidade religiosa. E a partir do estudo de duas coleções: “Redescobrindo o Universo Religioso” (BOM JESUS, 2015 – 2ª ed) e “Ensino Religioso” (PIÁ, 2016 ─ 1ª ed.) buscando compreender a paisagem religiosa como parte do categorial espacial tem a qualidade de apontar de imediato a sucessão do mundo perceptual das religiões e revela padrões articulados presentes na própria dinâmica dos espaços religiosos vividos. Nos últimos anos tem ficado claro que o livro didático sofre múltiplas influências, entre outras aquelas advindas das políticas educacionais de sua época destacadas, além, é claro, daquelas do mercado editorial que influenciam sobremaneira o produto. Sofre influência e influencia não só a produção, distribuição e circulação, porém e talvez principalmente a forma como as relações se dão na escola, refletindo sobretudo na construção da disciplina Ensino Religioso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sergio Rogério Azevedo Junqueira, IPFER (Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião)
    Livre Docente e Pós-Soutor de Ciência da Religião pela PUCSP; Pós-Doutor em Geografia pela UFPR; Pós-Doutor em Ciência da Religião na UEPA; Doutor e Mestre em Ciência da Educação pela Universitá Pontificia Salesiana de Roma; Especialsita em Metodologia do Ensino Religioso pea PUCSP; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo CEPEMG; Licenciado em Pedagogia pela UNIUBE; Bacharel em Ciências Religiosas pelo CEPEMG.
  • Sylvio Fausto Gil Filho, Universidade Federal do Paraná
    DOUTOR EM HISTORIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA - UFPR (2002), PÓS-DOUTORADO EM EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA HUMANA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS (2010), MESTRE EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP - CAMPUS RIO CLARO SP (1995), BACHAREL E LICENCIADO EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA - UFPR (1986) . ATUALMENTE É PROFESSOR TITULAR DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA - UFPR. ÁREA DE ATUAÇÃO: GEOGRAFIA DA RELIGIÃO, FILOSOFIA DA GEOGRAFIA, EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA HUMANA, GEOGRAFIA CULTURAL. PESQUISADOR DO NÚCLEO DE PESQUISA EM RELIGIÃO - NUPPER E DA REDE DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM ESPAÇO E REPRESENTAÇÕES - NEER.

Referências

BITTENCOURT, C. Livro didático e saber escolar 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

BURKE, P. O que é História Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CASSIRER, E. Ensaio sobre o Homem – Introdução a uma Filosofia da Cultura Humana. Tradução de Tomás Rosa Bueno, São Paulo: Martins Fontes, 1997.

______, E. Filosofia das Formas Simbólicas - III - Fenomenologia do Conhecimento. Tradução: de Eurides Avance de Souza, São Paulo: Martins Fontes, 2011.

CHARTIER, R. O livro. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976, p. 99-115.

______, R. Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

______, R. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

COLEÇÃO REDESCOBRINDO O UNIVERSO RELIGIOSO. DALDEGAN, V. (1v.) e PEREIRA, M. (2v., 3v., 4v., 5v.). Curitiba: Bom Jesus, 2.ª ed., 2015.

COLEÇÃO ENSINO RELIGIOSO. KLUCK, C.; ITOZ, S. (1v., 2v., 3v., 4v., 5v.). Curitiba: Piá, 2016.

COSGROVE, D.; DANIELS, S. (Org.). The Iconography of Landscape. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

FONAPER. FÓRUM NACIONAL PERNAMENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso. São Paulo: Ave Maria, 1997.

FOWLER, J. Estágios da fé. A psicologia do desenvolvimento humano e a busca de sentido. São Leopoldo; Sinodal, 1992.

GATTI JÚNIOR, D. Livros didáticos, saberes disciplinares e cultura escolar. História da Educação. Capa > v. 1, n. 2 (1997) > Gatti Júnior. Disponível em http://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30663/0. Acesso em 06.09.2017.

GRABAR, O. O sentido do Sagrado. O Correio da Unesco, Rio de Janeiro, v. 16 n 10, out. 1988, p.27-31.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Disponível em http://censo2010.ibge.gov.br/resultados/resumo.html Acesso mai/2020.

JUNQUEIRA, S.; KLUCK, C. As contribuições da nova história e teologia cultural para a identidade do ensino religioso. In. Anais do Congresso Internacional da Faculdades EST. São Leopoldo: EST, v. 2, 2014, 399-412.

LAKATOS, E; M. MARCONI, M. Fundamentos de metodologia cientifica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LOPES, E.M; GALVÃO, A.M. Território Plural: a pesquisa em história da educação. São Paulo: Ática. 2010.

RENGEL, M. Qualidade do livro didático: dos critérios da literatura acadêmica aos do programa nacional do livro didático. Linhas Críticas nº 21, vol. 11, p. 187-200, jul./dez. 2005.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica Ensino Religioso. Curitiba: SEEDPR, 2008.

Downloads

Publicado

2020-10-12

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo; GIL FILHO, Sylvio Fausto. ESPAÇO SAGRADO EM TEXTOS DIDÁTICOS DO ENSINO RELIGIOSO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 27, p. 293–311, 2020. DOI: 10.25247/paralellus.2020.v11n27.p293-311. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1695.. Acesso em: 2 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 205

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.