ESPAÇO SAGRADO EM TEXTOS DIDÁTICOS DO ENSINO RELIGIOSO
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n27.p293-311Palavras-chave:
Espaço Sagrado, Livro Didático, Ensino ReligiosoResumo
O presente artigo é resultado de pesquisa com a intencionalidade de apresentar o espaço sagrado como conteúdo e estratégia de ensino para o Ensino Religioso. Apresenta-se o espaço sagrado como categorização do fenômeno religioso, a partir do qual se torna possível uma reconstrução de significados que apresentem uma compreensão mais aprofundada da interpretação da espacialidade religiosa. E a partir do estudo de duas coleções: “Redescobrindo o Universo Religioso” (BOM JESUS, 2015 – 2ª ed) e “Ensino Religioso” (PIÁ, 2016 ─ 1ª ed.) buscando compreender a paisagem religiosa como parte do categorial espacial tem a qualidade de apontar de imediato a sucessão do mundo perceptual das religiões e revela padrões articulados presentes na própria dinâmica dos espaços religiosos vividos. Nos últimos anos tem ficado claro que o livro didático sofre múltiplas influências, entre outras aquelas advindas das políticas educacionais de sua época destacadas, além, é claro, daquelas do mercado editorial que influenciam sobremaneira o produto. Sofre influência e influencia não só a produção, distribuição e circulação, porém e talvez principalmente a forma como as relações se dão na escola, refletindo sobretudo na construção da disciplina Ensino Religioso.
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