ENSINO RELIGIOSO NO PARANÁ

PERFIL DOCENTE E DESAFIOS EMERGENTES (2018-2020)

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p513-537

Schlagwörter:

Ensino Religioso no Paraná, Perfil dos professores estaduais de Ensino Religioso, Referencial Curricular do Paraná

Abstract

­Depois de um processo lento e permeado de conflitos, em 2017, foi publicada a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Isso permitiu uma nova perspectiva para o Ensino Religioso (ER) no Brasil, primeiro por se apresentar como o único documento oficial e nacional acerca do currículo que tratou do ER para todas os anos do Ensino Fundamental brasileiro; segundo, porque coube aos estados fazer sua apropriação e disseminação enquanto estratégias frente aos seus sistemas de ensino. No caso estudado, no estado do Paraná, houve a publicação do Referencial Curricular do Paraná (2018). A problemática da pesquisa identificou, por meio de 370 questionário eletrônicos completos respondidos por professores da disciplina de Ensino Religioso, dados que pudessem caracterizar o perfil dos profissionais da educação que atuam na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, bem como, se haveria relação entre a forma de contrato dos profissionais da educação e ou distribuição de aulas das disciplinas de ER e a consolidação do currículo proposto para o ER pela BNCC (BRASIL, 2018a) e pelo Referencial Curricular do Paraná (PARANÁ, 2018). Os resultados da pesquisa elucidaram aspectos fundamentais para que se consolide a perspectiva laica e não confessional adotada no Estado.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Luis Gustavo Patrocino, Universidade Estadual de Londrina

    Doutor em Ciências Sociais (UNESP Marília). Mestre em Ciências Sociais, Especialista em Estatística com Ênfase em Pesquisa Quantitativa e Licenciado/Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil. Atua como pesquisador  no Laboratório de Estudos de Religião e Religiosidade (LERR) da Universidade Estadual de Londrina e no Projeto de extensão Práxis Itinerante/UEL.

  • Fabio Lanza, Universidade Estadual de Londrina

    Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor Associado no Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (M e D), do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Ensino de Sociologia vinculados à Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre as Religiões e Religiosidades da UEL e do Práxis Itinerante (PROEX UEL).

  • Sergio Rogério Azevedo Junqueira, Universidade do Estado do Amapá

    Livre Docente e Pós-Doutor de Ciência da Religião pela PUCSP; Pós-Doutor em Geografia pela UFPR; Pós-Doutor em Ciência da Religião na UEPA; Doutor e Mestre em Ciência da Educação pela Universitá Pontificia Salesiana de Roma; Especialista em Metodologia do Ensino Religioso pea PUCSP; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo CEPEMG; Licenciado em Pedagogia pela UNIUBE; Bacharel em Ciências Religiosas pelo CEPEMG.

Literaturhinweise

BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Lei nº 9.475 de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao artigo 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, BNCC. Brasília: MEC, 2018a.

BRASIL. Resolução nº 05, de 28 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião. Brasília: MEC/CNE, 2018b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/janeiro-2019-pdf/105531-rcp005-18/file. Acesso em: 17 dez. 2021.

IBGE. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/3175#resultado. Acesso em: 28 dez. 2021.

FALEIROS, Fabiana et al. Uso de questionário online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 25, n. 4, p. 01-06, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/Hjf6ghPxk7LT78W3JBTdpjf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 dez. 2021.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002a. v. 1.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (org.). Educação Religiosa: construção da identidade do ensino religioso e da pastoral escolar. Curitiba: Champagnat, 2002b.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Provimento de professores para o componente curricular Ensino Religioso visando a implementação do artigo 33 da Lei 9394/96 revisto pela lei 9497/97. Brasília: CNE/UNESCO, 2016.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. Ensino Religioso: aspectos legais. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (org.). Ensino Religioso no Brasil. Florianópolis: Insular, 2015. p. 29-63.

XXX. XXX. XXX: XXX, 2021.

PARANÁ. Deliberação nº 01/06, de10 de fevereiro de 2006. Normas para o Ensino Religioso no Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Curitiba: CEE/PR, 2006.

PARANÁ. Referencial Curricular do Paraná: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Curitiba: SEED, 2018. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1383. Acesso em: 09 jun. 2021.

RODRIGUES, Edile Maria Fracaro; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; MARTINS FILHO, Lourival Jose. Perspectivas pedagógicas do ensino religioso: formação inicial para um profissional do Ensino Religioso. Florianópolis: Insular, 2015.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. Curitiba: Ibpex, 2007.

Veröffentlicht

2023-12-29

Ausgabe

Rubrik

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Zitationsvorschlag

PATROCINO, Luis Gustavo; LANZA, Fabio; JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo. ENSINO RELIGIOSO NO PARANÁ: PERFIL DOCENTE E DESAFIOS EMERGENTES (2018-2020). PARALELLUS Zeitschrift für Religionswissenschaften - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 35, p. 513–537, 2023. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n35.p513-537. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2422.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

11-20 von 462

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in