RELIGIÕES, ESPIRITUALIDADES E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p431-440

Palavras-chave:

Educação, Espiritualidades, Estudos pós-coloniais, Formação de Professores, Religiões

Resumo

O dossiê divulgará resultados de pesquisas que exploram as conexões entre religião, espiritualidade e educação, com base nas Ciências da Religião. Isso envolve estudos interdisciplinares sobre como esses elementos influenciam o espaço público, o comportamento humano e a convivência social em várias dimensões. As pesquisas buscam conexões com tradições religiosas, filosofias de vida, meio ambiente, direitos humanos, estudos pós-coloniais e Ensino Religioso. O foco está em currículo, formação de professores, recursos pedagógicos e métodos de ensino que promovam o diálogo e a convivência em meio à diversidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sergio Sezino Douets Vasconcelos, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
    Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP (1991) e em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1989) e o Seminário Imaculada Conceição da Arquidiocese da Paraíba - Centro de Estudos (1992). Doutor em Teologia Católica pela Westfälische Wilhelms Universität Münster (1999). Professor do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) de Ciências da Religião e do Programa de Teologia (Mestrado) da UNICAP. Atualmente coordena o Curso de Bacharelado em Teologia da UNICAP. Tem experiência nas áreas de Teologia e Ciências da Religião, com ênfase nos seguintes temas: Teologia Dogmática, Teologia Pastoral, religião e cultura urbana, religião e identidades, religião e subjetividades, religiões de matriz africana e religião e psicanálise. Atualmente desenvolve a pesquisa, "Travessias no Campo Religioso da América latina" e contribui como avaliador no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (INEP/MEC). Diácono permanente e assessor teológico da Coordenação Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife. 
  • Wellcherline Miranda Lima, Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE)

    Doutora e Mestra em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Especialista em Ensino de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), especialista em História e Cultura dos Povos Indígenas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é chefe de unidade pela Superintendência de Política Educacional Indígena, na Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

Referências

DOUETS VASCONCELOS, Sergio Sezino; LIMA, Wellcherline Miranda. RELIGIÕES, ESPIRITUALIDADES E EDUCAÇÃO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, Pernambuco, Brasil, v. 14, n. 35, p. 431–440, [s.d.]. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n35.p431-440. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2543.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

VASCONCELOS, Sergio Sezino Douets; LIMA, Wellcherline Miranda. RELIGIÕES, ESPIRITUALIDADES E EDUCAÇÃO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 35, p. 431–440, 2023. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n35.p431-440. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2543.. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 426

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)