EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ESCOLAR E ENSINO RELIGIOSO
UMA POSSIBILIDADE REAL
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2024.v15n36.p221-231Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Ensino Religioso, EscolaResumo
A educação patrimonial escolar é uma importante ferramenta para a preservação do patrimônio cultural de um povo, estado ou nação. A preservação do patrimônio histórico e cultural está intrinsecamente ligado ao trabalho realizado no ambiente escolar. A escola tem a responsabilidade de formar cidadãos responsáveis, pensantes e capazes de se reconhecer como parte pertencente da cultura e da história de onde estão inseridos. Essa consciência faz com que o indivíduo encontre vínculos de identificação com sua realidade e assim orgulhe-se e proteja o seu patrimônio. O presente artigo científico tem a intenção de ratificar a importância da educação patrimonial escolar desmistificando o processo de aprendizagem dentro de um contexto onde escola, comunidade, estudantes e responsáveis e fortalecendo a sua existência por meio do Ensino Religioso. O percurso metodológico foi por meio do aporte teórico referente à escola, educação patrimonial e ao Ensino Religioso. Com isso, o presente artigo destaca como resultado a necessidade da preservação do patrimônio histórico e cultural de uma região, povo ou lugar, e ainda como podemos incluir a educação patrimonial no Ensino Religioso.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 20 ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
BRASIL. Fundação Joaquim Nabuco. O bairro da Várzea. 2023. Disponível no site:https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/busca-az/v/varzea-bairro-recife .
CELEC. CENTRO ESPÍRITA LUZ. ESPERANÇA E CARIDADE. 2023 DISPONÍVEL NO SITE:https://web.facebook.com/celec.recife/?_rdc=1&_rdr. ACESSO EM 25.AGO.2023.
ENCONTRA RECIFE. VÁRZEA DISPONÍVEL NO SITE:https://www.encontrarecife.com.br/sobre/bairro-varzea-recife/. ACESSO EM 15.AGO. 2023
FONSECA, Maria Cecília Londres. O Patrimônio em Processo: Trajetória da Política Federal de Preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; MinC - Iphan, 2005.
FERREIRA Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. São Paulo: Positivo, 2004.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.
IPHAN. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília: IPHAN, 2014.
JUNQUEIRA, Sergio. História, legislação e fundamentos do ensino religioso. Curitiba: IBPEX, 2008.
LIMA, Maria da Conceição Barros Costa; SOUSA, Rosalia Soares de; Lima, / Wellcherline Miranda. Liberdade Religiosa: (re)conhecer e valorizar o eu, o outro e o mundo. In: NETA. Francisca Maria, PEIXOTO. José Adelson Lopes (Organizadores). Ecos do Silêncio: o saber e o fazer da pesquisa. Recife: Libertas, 2018.
PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco do Ensino Fundamental. Recife: Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, 2018.
TEIXEIRA, Simonne (org.). Contribuições à prática pedagógica para a Educação Patrimonial. Campo dos Goytacazes: Eduenf, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio Cardoso da Silva, Rosalia Soares de Sousa, Maria da Conceição Barros Costa Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).