A EDUCAÇÃO COMO PROJETO PARA A IGREJA CATÓLICA EM GOIÁS NO BISPADO DE DOM EMANUEL GOMES DE OLIVEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p801-825

Palavras-chave:

Dom Emanuel Gomes de Oliveira, Educação, Goiás

Resumo

O proposto artigo busca analisar a maneira pela qual o bispo Dom Emanuel Gomes de Oliveira utilizou a educação como um meio para concretizar seu projeto de Igreja no estado de Goiás. Esse projeto, de natureza principalmente política, visava estabelecer a Igreja Católica como uma instituição central nos planos de modernização do estado, em um contexto de restrições políticas à influência da instituição. O artigo se estrutura em duas partes: na primeira, discutimos o projeto de educação e o discurso modernizador de Goiás em Dom Emanuel Gomes de Oliveira. Na segunda parte, exploramos o comprometimento de Dom Emanuel com investimentos na área educacional, destacando como tais esforços se conectavam aos seus objetivos políticos e religiosos. O artigo visa, assim, apresentar conclusões substanciais sobre o papel crucial da educação nos empreendimentos eclesiásticos de Dom Emanuel durante sua gestão em Goiás.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Carnielo Ramos Gomes, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em História da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás. Membro da rede de pesquisa: "História e catolicismo no mundo contemporâneo". Docente da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Sul, sede Morrinhos, Curso de História. Docente da Secretaria Municipal de Educação de Morrinhos (GO). Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História e Historiografia Brasileira e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Historiografia Brasileira, História da Educação em Goiás e História do Catolicismo.

  • Robson Rodrigues Gomes Filho, Universidade Estadual de Goiás

    Doutorado em História em regime de dupla-titulação pela Universidade Federal Fluminense e pela Katholische Universität Eichsttät-Ingolstadt (Alemanha). Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012) e graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (2009). Atualmente desenvolve estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Foi bolsista do Deutsche Akademischer Austauschdienst (DAAD) de estadias de pesquisa na Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt (Alemanha) entre 2022 e 2023. É vencedor do Prêmio Leila Marrach de melhor tese de doutorado pela Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) de 2019. É membro pesquisador da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Religiões e Modernidades (LAPREM). É professor efetivo da do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Estadual de Goiás.

Referências

AGOSTINHO. A Cidade de Deus. Tradução e prefácio de J. Dias Pereira. 2ª Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996

AZEVEDO, André Nunes de. Da Monarquia à República: um estudo dos conceitos de Civilização e Progresso na cidade do Rio de Janeiro entre 1868 e 1906. Rio de Janeiro. Tese de Doutorado - Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2003

AZZI, Riolando; GRIJP, Klaus van der. História da Igreja no Brasil: ensaio de interpretação a partir do povo: Tomo II/3-2: terceira época: 1930-1964. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008

BORGES, Elisabeth Maria de Fátima; CAMELO, Cristiane Nery Alves. Escola de Pharmácia e Odontologia de Goyaz: Espaço de Ensino e Memória da Cidade de Goiás – GO (1922-1931). Revista Científica FacMais, Vol. V n. 1, 2016

CHAUL, Nars Fayad. Caminhos de Goiás: da construção da decadência aos limites da modernidade. Goiânia: Editora da UFG, 2002

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Vol. 1. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 2011

GOMES FILHO, Robson. Entre a benção e a maldição: (re)ações do catolicismo à modernização e modernidade europeia no século 19. Revista Topoi. Vol. 20, n. 41, maio-agosto, 2019

GOMES FILHO, Robson. Missionários Redentoristas alemães e as expectativas de progresso e modernização em Goiás (Brasil, 1894-1930). Tese (doutorado em História em regime de dupla titulação). 2 Volumes. Niterói (RJ): Instituto de História da Universidade Federal Fluminense; Eichstätt (BY, Alemanha): Geschichts- und Gesellschafstswiβenschaftsfakultät bei der Katholische Universität Eichstätt-Ingostadt, 2018

GOMES, Vanessa Carnielo Ramos. Dom Emanuel Gomes de Oliveira e a educação em Goiás (1923-1947): entre a Igreja e o Estado. Tese (doutorado em Educação). Uberlândia (MG): Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, 2019.

KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012

LEONARDI, Paula. Além dos espelhos. Memórias, imagens e trabalhos de duas Congregações católicas francesas em São Paulo. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008

MENEZES, Áurea Cordeiro. Dom Emanuel Gomes de Oliveira: Arcebispo da Instrução. Goiânia: AGEPEL, 2001

NUNES, Radamés Vieira. Francisco Ayres, lembranças de um porvir: Porto Nacional e a modernização no norte de Goiás. Tese (doutorado em História). Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2016

OLIVEIRA, Eliézer Cardoso de. As representações do medo e das catástrofes em Goiás. Tese de Doutorado – Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília. Brasília, 2006

OLIVEIRA, Lúcia Helena Moreira de Medeiros. O pensamento educacional católico restaurador – uma análise dos documentos pontifícios na Primeira República. Cadernos de História da Educação. Vol. 11, n. 2, 2012

QUADROS, Eduardo Gusmão de. Conversão com diversão? Ou como o catolicismo fez as pazes com o cinema durante a Primeira República em Goiás. Revista de História da UEG. Porangatu, Vol. 2, n. 1, 2013

SILVA, José Trindade da Fonseca e. Lugares e Pessoas: subsídios eclesiásticos para a história de Goiás. Goiânia: Editora da UCG, 2006

VAZ, Ronaldo Ferreira. Da separação Igreja-Estado em Goiás à nova cristandade (1891-1955). Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Goiás, 1997

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

GOMES, Vanessa Carnielo Ramos; RODRIGUES GOMES FILHO, Robson. A EDUCAÇÃO COMO PROJETO PARA A IGREJA CATÓLICA EM GOIÁS NO BISPADO DE DOM EMANUEL GOMES DE OLIVEIRA. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 35, p. 801–825, 2023. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n35.p801-825. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2446.. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 413

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.