A EDUCAÇÃO COMO PROJETO PARA A IGREJA CATÓLICA EM GOIÁS NO BISPADO DE DOM EMANUEL GOMES DE OLIVEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p801-825

Palavras-chave:

Dom Emanuel Gomes de Oliveira, Educação, Goiás

Resumo

O proposto artigo busca analisar a maneira pela qual o bispo Dom Emanuel Gomes de Oliveira utilizou a educação como um meio para concretizar seu projeto de Igreja no estado de Goiás. Esse projeto, de natureza principalmente política, visava estabelecer a Igreja Católica como uma instituição central nos planos de modernização do estado, em um contexto de restrições políticas à influência da instituição. O artigo se estrutura em duas partes: na primeira, discutimos o projeto de educação e o discurso modernizador de Goiás em Dom Emanuel Gomes de Oliveira. Na segunda parte, exploramos o comprometimento de Dom Emanuel com investimentos na área educacional, destacando como tais esforços se conectavam aos seus objetivos políticos e religiosos. O artigo visa, assim, apresentar conclusões substanciais sobre o papel crucial da educação nos empreendimentos eclesiásticos de Dom Emanuel durante sua gestão em Goiás.

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Biografia do Autor

  • Vanessa Carnielo Ramos Gomes, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em História da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás. Membro da rede de pesquisa: "História e catolicismo no mundo contemporâneo". Docente da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Sul, sede Morrinhos, Curso de História. Docente da Secretaria Municipal de Educação de Morrinhos (GO). Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História e Historiografia Brasileira e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Historiografia Brasileira, História da Educação em Goiás e História do Catolicismo.

  • Robson Rodrigues Gomes Filho, Universidade Estadual de Goiás

    Doutorado em História em regime de dupla-titulação pela Universidade Federal Fluminense e pela Katholische Universität Eichsttät-Ingolstadt (Alemanha). Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012) e graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (2009). Atualmente desenvolve estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Foi bolsista do Deutsche Akademischer Austauschdienst (DAAD) de estadias de pesquisa na Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt (Alemanha) entre 2022 e 2023. É vencedor do Prêmio Leila Marrach de melhor tese de doutorado pela Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) de 2019. É membro pesquisador da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Religiões e Modernidades (LAPREM). É professor efetivo da do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

GOMES, Vanessa Carnielo Ramos; RODRIGUES GOMES FILHO, Robson. A EDUCAÇÃO COMO PROJETO PARA A IGREJA CATÓLICA EM GOIÁS NO BISPADO DE DOM EMANUEL GOMES DE OLIVEIRA. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 35, p. 801–825, 2023. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n35.p801-825. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2446.. Acesso em: 19 nov. 2024.

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