A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA BUSCA DE UMA ANTROPOÉTICA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p475-489

Palavras-chave:

Ensino Religioso e Complexidade; Ensino Religioso e Antropoética; Religião e Complexidade;

Resumo

Partindo da Teoria da Complexidade de Edgar Morin e dos “Sete Saberes para a Educação do Futuro” propostos por ele, principalmente do seu conceito de antropoética, este texto que refletirmos sobre o papel que o Ensino Religioso, a partir da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, tem para a construção de processos pedagógicos que contribuam para sensibilização da construção coletiva de uma antropoética. A pesquisa é de caráter bibliográfico e busca demostrar a importância que o Ensino Religioso tem, se compreendido na perspectiva da Teoria da Complexidade, que parte de uma concepção da religião e do seu papel na existência humana como um saber legítimo, entre outros, que pode contribuir para uma ética humana que articula a relação dos indivíduos consigo, com a sua espécie e com o planeta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sergio Sezino Douets Vasconcelos, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Doutor em Teologia Católica pela Westfälische Wilhelms Universität Münster. Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP (1991) e em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1989) e o Seminário Imaculada Conceição da Arquidiocese da Paraíba - Centro de Estudos (1992). Professor do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) de Ciências da Religião e do Programa de Teologia (Mestrado) da UNICAP. Atualmente coordena o Curso de Bacharelado em Teologia da UNICAP. 

  • Bill Clinton Nunes Silva, Universidade Católica de Pernambuco

    Mestre em Ciências da Religião, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, na Universidade Católica de Pernambuco e bacharel em Filosofia, pela mesma universidade.

Referências

Bauman, Zygmunt. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular. nº Lei 9131/95 22 de março 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular bncc#:~:text=E%20no%20dia%2022%20de,no%20%C3%A2mbito%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1educaçãobásica>. Acesso em: 10 outubro de 2022.

Costella, Domenico. O fundamento epistemológico do Ensino Religioso. In: Junqueira, Sérgio Rogério de Azevedo; WAGNER, Raul (Org.). O ensino religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011.

Dantas, Douglas Cabral. O ensino religioso na rede pública estadual de Belo Horizonte, MG. 2002, 207 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_DantasDC_1.pdf>. Acesso em: 15 de out. 2022.

Diniz, Débora; Lionço, Tatiana; Carrião, Vanessa. Laicidade e ensino religioso no Brasil. Brasília: Letras Livres/ UnB/Unesco Brasil, 2022.

Morin, Edgar. O enigma do homem: para uma nova antropologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

Morin, Edgar. A inteligência da complexidade/ Edgar Morin & Jean-Louis-le Moigne. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

Morin, Edgar. Olhar sobre o olhar que olha: complexidade, holística e educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

Morin, Edgar. Os desafios da complexidade. In: MORIN, Edgar. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

Morin, Edgar; Roger Emilio Ciurana; Motta, Raúl. Educar na era planetária. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2007.

Morin, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2015c.

Morin, Edgar. O método I. A natureza da natureza. Portugal: Publicações Europa-América, 1977.

Morin, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2011.

Morin, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 22ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015a.

Morin, Edgar. Ensinar a viver- Manifesto para Mudar a Educação. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2015b.

Morin, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5ª Ed. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2015c.

Soares, Afonso M. L. Religião e educação - Da ciência da religião ao ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2010.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

VASCONCELOS, Sergio Sezino Douets; NUNES SILVA, Bill Clinton. A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA BUSCA DE UMA ANTROPOÉTICA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 35, p. 475–489, 2024. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n35.p475-489. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2528.. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 458

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.