A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA BUSCA DE UMA ANTROPOÉTICA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p475-489

Palavras-chave:

Ensino Religioso e Complexidade; Ensino Religioso e Antropoética; Religião e Complexidade;

Resumo

Partindo da Teoria da Complexidade de Edgar Morin e dos “Sete Saberes para a Educação do Futuro” propostos por ele, principalmente do seu conceito de antropoética, este texto que refletirmos sobre o papel que o Ensino Religioso, a partir da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, tem para a construção de processos pedagógicos que contribuam para sensibilização da construção coletiva de uma antropoética. A pesquisa é de caráter bibliográfico e busca demostrar a importância que o Ensino Religioso tem, se compreendido na perspectiva da Teoria da Complexidade, que parte de uma concepção da religião e do seu papel na existência humana como um saber legítimo, entre outros, que pode contribuir para uma ética humana que articula a relação dos indivíduos consigo, com a sua espécie e com o planeta.

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Biografia do Autor

  • Sergio Sezino Douets Vasconcelos, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Doutor em Teologia Católica pela Westfälische Wilhelms Universität Münster. Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP (1991) e em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1989) e o Seminário Imaculada Conceição da Arquidiocese da Paraíba - Centro de Estudos (1992). Professor do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) de Ciências da Religião e do Programa de Teologia (Mestrado) da UNICAP. Atualmente coordena o Curso de Bacharelado em Teologia da UNICAP. 

  • Bill Clinton Nunes Silva, Universidade Católica de Pernambuco

    Mestre em Ciências da Religião, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, na Universidade Católica de Pernambuco e bacharel em Filosofia, pela mesma universidade.

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Publicado

2024-01-17

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

VASCONCELOS, Sergio Sezino Douets; NUNES SILVA, Bill Clinton. A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA BUSCA DE UMA ANTROPOÉTICA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 35, p. 475–489, 2024. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n35.p475-489. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2528.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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