Questões de limite e povoamento: a produção de Orville Derby e Teodoro Sampaio na revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (1895-1901)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n5.p179-188Palavras-chave:
Instituto Histórico. Teodoro Sampaio. Orville Derby.Resumo
A produção histórica do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo no início do século XX se inseriu em um contexto de mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais. Na busca por uma hegemonia política na primeira república, os letrados sócios do Instituto participaram de uma construção histórica que buscou legitimar e justificar essa hegemonia. Ambicionava-se reconstruir a história nacional com fatos e vultos da história local. Neste artigo buscamos entender como e por que a escrita sobre os limites do estado de São Paulo e o povoamento do interior paulista por Orville Derby e Teodoro Sampaio, respectivamente, contribuíram para a escolha dos primeiros temas para a escrita da história em São Paulo no início do século XX. Foram selecionados 8 textos dos dois autores entre 1895 e 1901 para analisar os temas e enunciados presentes nesses estudos. Esses textos seriam de alguma forma complementares entre si, pois enquanto Derby delinearia este espaço, o estado de São Paulo, Sampaio “povoaria” esses limites produzindo um primeiro esboço de uma história que contemplava os temas que guiaram a produção histórica do Instituto posteriormente: a expansão e povoamento do interior do país.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.