Cadernos de história da educação

um olhar histórico e bibliométrico

Autores

  • Gislaine Marli da Rosa Kalinowski Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Thaienn Paes Leme Alberto Universidade Federal de Uberlândia.
  • Arthur Damasceno Ribeiro de Oliveira Leite Universidade Federal de Uberlândia
  • Sauloéber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2021.v8n16.p208-223

Palavras-chave:

Periódicos Científicos, Historiografia da Educação, Cadernos de História da Educação (UFU)

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão em torno da historiografia educacional brasileira, a partir de levantamento bibliométrico da Revista Cadernos de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (CHE-UFU) entre os anos de 2002 a 2019. Ao investigar um dos principais periódicos especializados do país, apresentando uma análise quantitativa/qualitativa das informações evidenciadas, contribui-se para fomentar as discussões em torno desse campo científico. Entre outros elementos teóricos destaca-se o conceito de campo de P. Bourdieu, que permeia tanto a construção do objeto, como também da análise. A revista ora analisada surgiu em 2002 no interior do país por iniciativa de um grupo de pesquisa e se estabeleceu como importante canal de propagação de conhecimentos da área, principalmente por agregar em seus conselhos editoriais e consultivos pesquisadores de atestados méritos. Observa-se que tal constituição se deu em decorrência de estreita relação com o grupo de pesquisa nacionalmente consolidado, o HISTEDBR. Tal relação posiciona a revista desde seu início em um espaço importante tanto regionalmente como nacionalmente, precisando atenção aos dois vetores. As análises permitiram verificar o papel da internacionalização como vetor de algumas mudanças na revista. Também foi possível constatar que ao longo do tempo a revista se fortaleceu e assegurou seu espaço no campo científico, seja um espaço qualitativo devido a boa avaliação no Qualis-CAPES, A2, seja no espaço ocupado com a ampliação gradual da periodicidade e dos artigos publicados.

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Biografia do Autor

Gislaine Marli da Rosa Kalinowski, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Doutoranda em Educação, linha de História da Educação, da Universidade Federal de Uberlândia.

Thaienn Paes Leme Alberto, Universidade Federal de Uberlândia.

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Uberlânida. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Doutoranda em Educação, linha de História da Educação, da Universidade Federal de Uberlândia.

Arthur Damasceno Ribeiro de Oliveira Leite, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Filosofia  pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutorando em Educação, linha de História da Educação, da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Sauloéber Tarsio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em História pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestrado em História e Cultura  pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. 

Referências

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Kalinowski, G. M. da R., Alberto, T. P. L., Leite, A. D. R. de O., & Souza, S. T. de. (2021). Cadernos de história da educação: um olhar histórico e bibliométrico. HISTÓRIA UNICAP, 8(16), 208–223. https://doi.org/10.25247/hu.2021.v8n16.p208-223