Cadernos de história da educação
um olhar histórico e bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2021.v8n16.p208-223Palavras-chave:
Periódicos Científicos, Historiografia da Educação, Cadernos de História da Educação (UFU)Resumo
O presente artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão em torno da historiografia educacional brasileira, a partir de levantamento bibliométrico da Revista Cadernos de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (CHE-UFU) entre os anos de 2002 a 2019. Ao investigar um dos principais periódicos especializados do país, apresentando uma análise quantitativa/qualitativa das informações evidenciadas, contribui-se para fomentar as discussões em torno desse campo científico. Entre outros elementos teóricos destaca-se o conceito de campo de P. Bourdieu, que permeia tanto a construção do objeto, como também da análise. A revista ora analisada surgiu em 2002 no interior do país por iniciativa de um grupo de pesquisa e se estabeleceu como importante canal de propagação de conhecimentos da área, principalmente por agregar em seus conselhos editoriais e consultivos pesquisadores de atestados méritos. Observa-se que tal constituição se deu em decorrência de estreita relação com o grupo de pesquisa nacionalmente consolidado, o HISTEDBR. Tal relação posiciona a revista desde seu início em um espaço importante tanto regionalmente como nacionalmente, precisando atenção aos dois vetores. As análises permitiram verificar o papel da internacionalização como vetor de algumas mudanças na revista. Também foi possível constatar que ao longo do tempo a revista se fortaleceu e assegurou seu espaço no campo científico, seja um espaço qualitativo devido a boa avaliação no Qualis-CAPES, A2, seja no espaço ocupado com a ampliação gradual da periodicidade e dos artigos publicados.
Downloads
Referências
ARAUJO, José Carlos Souza Araújo, et al. O núcleo de estudos e pesquisas em história e historiografia da educação da Universidade Federal de Uberlândia: trajetória de pesquisa e contribuição na formação de jovens pesquisadores. Cadernos de História da Educação, Uberlândia MG, v. 1. - no. 1 - jan./dez. 2002. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/issue/view/51. Acesso em 12 nov. 2019.
CARDOSO, Ciro Flamarion. VAINFAS, Ronaldo (Orgs.) Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
GATTI, Bernardete A. Estudos quantitativos em educação. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 30, n. 1, p. 11-30, Apr. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022004000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 dez. 2020.
GATTI JÚNIOR, Décio. Cadernos de História da Educação (Brazil). In: José Luis Hernández Huerta; Antonella Cagnolati; Alfonso Diestro Fernández. (Org.). Connecting History of Education. Scientific Journals as International Tools for a Global World. Salamanca/Espanha: FahrenHouse, 2015, p. 19-29.
LIMA, Genis Alves Pereira de, et al. Reflexões Sobre A Historiografia Educacional Brasileira A Partir Dos Artigos Publicados Na Revista História Da Educação (Asphe) E Nos Cadernos De História Da Educação (UFU) (2013-2015). Revista Pedagogia em Foco, v. 12, p. 5-26, 2017. Disponível em: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/issue/view/19 . Acesso em 27 nov. 2020.
SOUZA, Sauloéber Tarsio de. Historiografia Educacional no Brasil: reflexões a partir das publicações da Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011). History of Education in Latin America, v. 02, p. 02-28, 2019. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/17794. Acesso em 18 out. 2020.
THOMSON, Patrícia. Campo. In: GRENFELL, Michael (org.) Pierre Bourdieu: Conceitos Fundamentais. Petrópolis, Vozes: 2018. p. 95 – 114.
VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880- 1970). RBH, v.23, n. 45, p. 37-70, 2003. Disponível em https://www.scielo.br/pdf//rbh/v23n45/16520.pdf. Acesso em 17 set. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 História Unicap
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.