Cadernos de história da educação

um olhar histórico e bibliométrico

Autores

  • Gislaine Marli da Rosa Kalinowski Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Thaienn Paes Leme Alberto Universidade Federal de Uberlândia.
  • Arthur Damasceno Ribeiro de Oliveira Leite Universidade Federal de Uberlândia
  • Sauloéber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2021.v8n16.p208-223

Palavras-chave:

Periódicos Científicos, Historiografia da Educação, Cadernos de História da Educação (UFU)

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão em torno da historiografia educacional brasileira, a partir de levantamento bibliométrico da Revista Cadernos de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (CHE-UFU) entre os anos de 2002 a 2019. Ao investigar um dos principais periódicos especializados do país, apresentando uma análise quantitativa/qualitativa das informações evidenciadas, contribui-se para fomentar as discussões em torno desse campo científico. Entre outros elementos teóricos destaca-se o conceito de campo de P. Bourdieu, que permeia tanto a construção do objeto, como também da análise. A revista ora analisada surgiu em 2002 no interior do país por iniciativa de um grupo de pesquisa e se estabeleceu como importante canal de propagação de conhecimentos da área, principalmente por agregar em seus conselhos editoriais e consultivos pesquisadores de atestados méritos. Observa-se que tal constituição se deu em decorrência de estreita relação com o grupo de pesquisa nacionalmente consolidado, o HISTEDBR. Tal relação posiciona a revista desde seu início em um espaço importante tanto regionalmente como nacionalmente, precisando atenção aos dois vetores. As análises permitiram verificar o papel da internacionalização como vetor de algumas mudanças na revista. Também foi possível constatar que ao longo do tempo a revista se fortaleceu e assegurou seu espaço no campo científico, seja um espaço qualitativo devido a boa avaliação no Qualis-CAPES, A2, seja no espaço ocupado com a ampliação gradual da periodicidade e dos artigos publicados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gislaine Marli da Rosa Kalinowski, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Doutoranda em Educação, linha de História da Educação, da Universidade Federal de Uberlândia.

  • Thaienn Paes Leme Alberto, Universidade Federal de Uberlândia.

    Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Uberlânida. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Doutoranda em Educação, linha de História da Educação, da Universidade Federal de Uberlândia.

  • Arthur Damasceno Ribeiro de Oliveira Leite, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Filosofia  pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutorando em Educação, linha de História da Educação, da Universidade Federal de Uberlândia.

     

  • Sauloéber Tarsio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em História pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestrado em História e Cultura  pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. 

Referências

ARAUJO, José Carlos Souza Araújo, et al. O núcleo de estudos e pesquisas em história e historiografia da educação da Universidade Federal de Uberlândia: trajetória de pesquisa e contribuição na formação de jovens pesquisadores. Cadernos de História da Educação, Uberlândia MG, v. 1. - no. 1 - jan./dez. 2002. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/issue/view/51. Acesso em 12 nov. 2019.

CARDOSO, Ciro Flamarion. VAINFAS, Ronaldo (Orgs.) Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

GATTI, Bernardete A. Estudos quantitativos em educação. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 30, n. 1, p. 11-30, Apr. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022004000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 dez. 2020.

GATTI JÚNIOR, Décio. Cadernos de História da Educação (Brazil). In: José Luis Hernández Huerta; Antonella Cagnolati; Alfonso Diestro Fernández. (Org.). Connecting History of Education. Scientific Journals as International Tools for a Global World. Salamanca/Espanha: FahrenHouse, 2015, p. 19-29.

LIMA, Genis Alves Pereira de, et al. Reflexões Sobre A Historiografia Educacional Brasileira A Partir Dos Artigos Publicados Na Revista História Da Educação (Asphe) E Nos Cadernos De História Da Educação (UFU) (2013-2015). Revista Pedagogia em Foco, v. 12, p. 5-26, 2017. Disponível em: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/issue/view/19 . Acesso em 27 nov. 2020.

SOUZA, Sauloéber Tarsio de. Historiografia Educacional no Brasil: reflexões a partir das publicações da Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011). History of Education in Latin America, v. 02, p. 02-28, 2019. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/17794. Acesso em 18 out. 2020.

THOMSON, Patrícia. Campo. In: GRENFELL, Michael (org.) Pierre Bourdieu: Conceitos Fundamentais. Petrópolis, Vozes: 2018. p. 95 – 114.

VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880- 1970). RBH, v.23, n. 45, p. 37-70, 2003. Disponível em https://www.scielo.br/pdf//rbh/v23n45/16520.pdf. Acesso em 17 set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

KALINOWSKI, Gislaine Marli da Rosa; ALBERTO, Thaienn Paes Leme; LEITE, Arthur Damasceno Ribeiro de Oliveira; SOUZA, Sauloéber Tarsio de. Cadernos de história da educação: um olhar histórico e bibliométrico. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 8, n. 16, p. 208–223, 2021. DOI: 10.25247/hu.2021.v8n16.p208-223. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1875.. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 264

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.