DOSSIÊ HISTÓRIAS INDÍGENAS E DOS INDIGENISMOS: (RE)LEITURAS DE EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS NA AMÉRICA LATINA

2024-08-14

O campo da Nova História Indígena, atualmente consolidado, emergiu das reivindicações dos povos indígenas pelas suas memórias e histórias, em um momento histórico de luta pelos seus direitos constitucionais e de ruptura com a tutela do Estado, quando a produção científica, na contramão desse processo, ainda os tratava como vítimas dos processos históricos ou povos fadados ao inevitável desaparecimento. A consolidação desse campo de estudo testemunhada pelo crescente interesse pela temática indígena nos Programas de Pós-graduação nos quatro cantos do País, caminha passo a passo com a aprimorada organização política dos povos indígenas na América Latina, em geral, no Brasil, em particular, ao romper com amarras persistentes do regime tutelar abolido legalmente pela Constituição de 1988 e afirmar a defesa e promoção dos seus direitos, de forma sistemática, fora e dentro das instituições do Estado.

Diante da atuação das populações indígenas enquanto protagonistas nos contextos de colonização e construção dos Estados nacionais, bem como na história brasileira e latino-americana recentes, os historiadores, antropólogos, arqueólogos, dentre outros, tem sido desafiados e impulsionados, cada vez mais, a revisitar escritas históricas que silenciam os protagonismos indígenas e refletir sobre a importância da produção de conhecimento sobre o passado das populações indígenas, como princípios condicionantes à superação de desconhecimentos históricos e de preconceitos, dando suporte para o reconhecimento de direitos constituídos historicamente.

Esse dossiê pretende reunir trabalhos originais e inéditos, que destaquem o protagonismo dos povos indígenas no Brasil e na América Latina, dos processos coloniais aos Estados nacionais e na contemporaneidade. Este amplo escopo de chamada para o dossiê baseia-se na compreensão de que os estudos sobre os povos indígenas em distintos recortes de tempo e espaço podem ajudar no desenvolvimento de novas leituras e no aprofundamento de instrumentos teóricos e metodológicos na área de História. As pesquisas sobre história indígena e do indigenismo demandam diálogos com métodos interdisciplinares e áreas afins. Conceitos como os de agência e etnogênese estão fundamentados em um longo e rico debate com a Antropologia, a Arqueologia, a Linguística, por exemplo. Esperamos que o dossiê possa contribuir para o estímulo e aprimoramento dos conhecimentos sobre a América latina, através das (re)leituras de processos históricos sob a perspectiva dos protagonismos indígenas.

Data limite para submissão de trabalhos: 31 de outubro de 2024 (prorrogado até 20 de novembro de 2024).

Organizadoras

Ayalla Oliveira Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE)

Karina Moreira Ribeiro da Silva e Melo (Universidade de Pernambuco-UPE)

Diretrizes para autores

https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/about/submissions