“Notícia para 110 milhões”

Publicidade em Informática e Modernização Autoritária na Ditadura Civil-Militar Brasileira (anos 1970)

Autores

  • Marcelo Vianna Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-3687-3474
  • Jaciara Francisco Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Jéssica Lopes Monteiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório

Palavras-chave:

Ditadura Civil-Militar, Propaganda, Informática

Resumo

Ao longo dos anos 1970, o Brasil tornou-se um dos maiores mercados consumidores de computadores e serviços de processamento de dados entre os países em desenvolvimento, incentivando a Ditadura Civil-Militar constituir uma Política Nacional de Informática e orientar esforços para formação de uma indústria local com tecnologia autóctone. Para a sociedade, essas transformações chegavam por meio da publicidade, vinculada em periódicos de grande circulação e publicações especializadas em Informática. Nesse sentido, este artigo propõe analisar as propagandas de sistemas informatizados ofertados por empresas multinacionais (IBM e Burroughs) e nacionais, a fim de compreender suas contribuições na disseminação social da Informática no contexto autoritário brasileiro. O estudo tem percebido que as propagandas, ao divulgarem a imprescindibilidade dos computadores para o desenvolvimento da sociedade brasileira, dialogavam com ideias nacionalistas e de modernização autoritária promovidas pelo Regime. Além disso, a publicidade tecnológica estabelecia uma ascendência tecnocrática sobre os valores democráticos, sendo que os sistemas informatizados, por meio de seus atributos de eficiência, eram apresentados como ordenadores da justiça social e econômica do país, retirandodos cidadãos capacidade de autonomia e de crítica.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Vianna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Mestre e Doutor em História - PUCRS; Pós-Doutor em História Unisinos. Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS Campus Osório. Coordenador do Laboratório de História Comparada do Cone Sul/CNPq e GT Acervos, História, Memória e Patrimônio da ANPUH/RS.

  • Jaciara Francisco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

    Graduanda em História - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS

  • Jéssica Lopes Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório

    Graduanda em Matemática - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório. Bolsista Iniciação Científica PIBIC-Af/CNPq (2019).

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

VIANNA, Marcelo; FRANCISCO, Jaciara; MONTEIRO, Jéssica Lopes. “Notícia para 110 milhões”: Publicidade em Informática e Modernização Autoritária na Ditadura Civil-Militar Brasileira (anos 1970). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 8, n. 16, p. 224–243, 2021. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1832.. Acesso em: 26 abr. 2024.

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