“Notícia para 110 milhões”

Publicidade em Informática e Modernização Autoritária na Ditadura Civil-Militar Brasileira (anos 1970)

Autores

  • Marcelo Vianna Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-3687-3474
  • Jaciara Francisco Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Jéssica Lopes Monteiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório

Palavras-chave:

Ditadura Civil-Militar, Propaganda, Informática

Resumo

Ao longo dos anos 1970, o Brasil tornou-se um dos maiores mercados consumidores de computadores e serviços de processamento de dados entre os países em desenvolvimento, incentivando a Ditadura Civil-Militar constituir uma Política Nacional de Informática e orientar esforços para formação de uma indústria local com tecnologia autóctone. Para a sociedade, essas transformações chegavam por meio da publicidade, vinculada em periódicos de grande circulação e publicações especializadas em Informática. Nesse sentido, este artigo propõe analisar as propagandas de sistemas informatizados ofertados por empresas multinacionais (IBM e Burroughs) e nacionais, a fim de compreender suas contribuições na disseminação social da Informática no contexto autoritário brasileiro. O estudo tem percebido que as propagandas, ao divulgarem a imprescindibilidade dos computadores para o desenvolvimento da sociedade brasileira, dialogavam com ideias nacionalistas e de modernização autoritária promovidas pelo Regime. Além disso, a publicidade tecnológica estabelecia uma ascendência tecnocrática sobre os valores democráticos, sendo que os sistemas informatizados, por meio de seus atributos de eficiência, eram apresentados como ordenadores da justiça social e econômica do país, retirandodos cidadãos capacidade de autonomia e de crítica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Vianna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Mestre e Doutor em História - PUCRS; Pós-Doutor em História Unisinos. Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS Campus Osório. Coordenador do Laboratório de História Comparada do Cone Sul/CNPq e GT Acervos, História, Memória e Patrimônio da ANPUH/RS.

  • Jaciara Francisco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

    Graduanda em História - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS

  • Jéssica Lopes Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório

    Graduanda em Matemática - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório. Bolsista Iniciação Científica PIBIC-Af/CNPq (2019).

Referências

ADLER, Emmanuel. The Power of Ideology: the Quest for Technological Autonomy in Argentina and Brazil. Berkeley: University of California Press, 1987.

ASPRAY, William; BEAVER, Donald deB. Marketing the Monster: Advertising Computer Technology. In: Annals of the History of Computing, v. 8, n. 2, april, 1986. p.127-143.

AUGUSTO, Regina. No centro do poder: a trajetória de Petrônio Corrêa, fundador da MPM e o maior articulador da publicidade brasileira. São Paulo: Virgiliae, 2013.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: Sobre a Teoria da Ação. 3.ª ed. Campinas: Papirus, 2001.

CARTOCE, Raquel E. O Milagre Anunciado: Publicidade e a Ditadura Militar Brasileira (1968-1973). São Paulo: USP, 2017. (Tese de Doutorado).

COLETTO, Lara. As Comemorações Cívicas na Ditadura Civil-Militar Brasileira através dos Cinejornais da Agência Nacional (1964-1978). In: MAIA, Tatyana de A. (Org). Imagens e Propaganda Política na Ditadura Civil-Militar (1964-1979) – Tópicos de Pesquisa. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. p.65-88.

CUKIERMAN, Henrique. A publicidade dos minicomputadores made in Brazil e a experiência da reserva de mercado dos anos 70/80. In: Anais III SHIALC – XL CLEI, Montevideo, Uruguai, 15 a 19.09.2014.

DANTAS, Vera. Guerrilha Tecnológica: A verdadeira História da Política Nacional de Informática. Rio de Janeiro: LTC, 1988

EDWARDS, Paul E. The Closed World: computers and the politics of discourse in Cold War America. Cambridge: MIT Press, 1996.

ELIAS, Norbert. Tecnização e civilização. In: Revista Gestão Industrial. UTFPR, Curitiba, v.2 n.2, 2006. p.1-33.

EVANS, Peter B. Embedded autonomy: states and industrial transformation. Princeton: Princeton University Press, 1995.

FICO, Carlo. Reinventando o otimismo. Rio de Janeiro: FGV, 1997.

GINZBURG, Carlo. Medo, reverência, terror – quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Cia das Letras, 2014.

GOMES, Ângela de Castro (Coord.). Engenheiros e Economistas: novas elites burocráticas. Rio de Janeiro: FGV, 1994.

HUGHES, Thomas. American Genesis – A Century of Invention and Technological Enthusiasm (1870-1970). New York: Viking, 1989.

IBM. Da tabulação à tecnologia da Informação – 80 anos de desenvolvimento tecnológico, 80 anos de IBM Brasil. Rio de Janeiro: Memória Brasil, 1997.

LOBATO, Wilson Sidney. SERPRO: uma crônica de 18 anos. Brasília: SERPRO, 1982.

MAIA, Tatyana de A. (Org). Imagens e Propaganda Política na Ditadura Civil-Militar (1964-1979) – Tópicos de Pesquisa. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.

MARQUES, Ivan da Costa. O Brasil e seus ridículos tiranos: 1979/1980 tecnologia de minicomputadores e a "História do Índio". In: Anais II SHIALC – CLEI XXXVIII, Medelin, Colombia, 01 a 05.10.2012.

MARTINS, Carlos Estevam. Tecnocracia e Capitalismo: a política dos técnicos no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1974.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. In: Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, 2003, p.11-36.

PEREIRA, Lucas A.; MARINHO, Maria Gabriela S. M. C. Adversidades, disputas e gargalos na difusão de computadores no Brasil: A inserção da Administração Pública e do setor privado na constituição de um mercado brasileiro de tecnologia da informação. (1957 – 1964). In: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. v.8. p.29-51, 2016.

SAUR, Ricardo A. Protection without protectionism. In: Journal of Communication. 29 (3), (1979) 138-140.

SCHNEIDER, Ben. Burocracia pública e política industrial no Brasil. São Paulo: Sumaré, 1994.

SILVA, Jaílson Pereira da. Um Brasil em pílulas de 1 minutos: História e cotidiano nas publicidades das décadas de 1960-1980. Recife: UFPE, 2009. (Dissertação de Mestrado)

VIANNA, Marcelo. Entre burocratas e especialistas: a formação e o controle do campo da Informática no Brasil (1958-1979). Porto Alegre: PUCRS, 2016 (Tese de Doutorado).

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

VIANNA, Marcelo; FRANCISCO, Jaciara; MONTEIRO, Jéssica Lopes. “Notícia para 110 milhões”: Publicidade em Informática e Modernização Autoritária na Ditadura Civil-Militar Brasileira (anos 1970). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 8, n. 16, p. 224–243, 2021. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1832.. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 42

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.