Infâncias em perspectiva

experiências, desafios e escrito historiográfico sobre as crianças na America Latina. Entrevista com Susana Sosenski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2022.v9n17.p169-177

Palavras-chave:

Infâncias, América Latina, Historiografia

Resumo

O presente texto é  uma entrevista realizada com a professora Doutora Susana Sosenski, pesquisadora do Instituto de Investigações Históricas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). A entrevistada é doutora em História pelo Colegio de México. Graduou-se pela Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM. A pesquisadora foi premiada em 2008 pela Academia Mexicana de Ciências com a melhor tese de doutorado das ciências sociais e humanidades. Em 2006 foi premiada também pelo Cômite Mexicano de Ciências Históricas com o melhor artigo do século XX, intitulado “Diversiones malsanas: el cine y la infância en la ciudad de México en la década de 1920”. Susana é autora de uma vasta produção acadêmica, incluindo artigos e livros. Entre seus livros publicados, podemos destacar “Niños en acción. El trabajo infantil en la ciudad de México (1920-1934)” e “Robachicos: historia del secuestro infantil en México (1900-1960). A entrevista é resultado de um diálogo realizado em outubro de 2021, que teve como foco os debates sobre o tema das infâncias e juventudes na Am´érica Latina ao longo do século XX. Susana respondeu questionamentos sobre a sua trajetória acadêmica e seus temas de interesses atuais. A professora também trouxe ricas contribuições sobre a historiografia da infância, desafios das fontes, consumo infantil e políticas sociais para as infâncias. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina da Silva Schneider, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH/UDESC). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS/UNESC.

  • Silvia Maria Fávero Arend, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

    Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora da Graduação em História e dos Programas de Pós-graduação em História e em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Bolsista Produtividade Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Ministério Ciência e Tecnologia do Brasil. É membro do Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF) e do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC). Sócia da Associação Nacional de História (ANPUH), da Brazilian Studies Association (BRASA) e da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

Publicado

2022-11-30

Como Citar

SCHNEIDER, Marina da Silva; AREND, Silvia Maria Fávero. Infâncias em perspectiva: experiências, desafios e escrito historiográfico sobre as crianças na America Latina. Entrevista com Susana Sosenski. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 9, n. 17, p. 169–177, 2022. DOI: 10.25247/hu.2022.v9n17.p169-177. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/2105.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 62

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.