O devido processo legal e direitos dos acusados, a imparcialidade da justiça criminal, taxas de homicídios e índice de democracia como fatores de estado democrático de direito e o seu desgaste no Brasil entre 2012 e 2023
DOI:
https://doi.org/10.25247/2764-8907.2025.v4n1.p22-34Palavras-chave:
estado democrático; , direito, devido processo, DemocraciaResumo
o estado democrático de direito é um conceito complexo de muitas bases definidoras. Na Ciência Política, trata-se de um conceito valioso e basilar das democracias contemporâneas. Além das eleições livres e justas, o estado democrático de direito ajusta os regimes políticos aos mecanismos de freios e contrapesos, às garantias das liberdades dos indivíduos e da responsabilização. Nesta análise, buscaremos lançar luz a alguns elementos fundamentais do conceito de estado democrático de direito com alguns indicadores proxy, sendo eles: o devido processo legal e os direitos dos acusados, a imparcialidade da justiça criminal, as taxas de homicídios e o índice de democracia. Mensurando-os e diagnosticando as suas correlações. A metodologia utilizada foi a estatística descritiva, com uso de correlação entre as matrizes de dados com análise dos níveis de associação entre os indicadores que compõem o estado democrático de direito em nossa abordagem. Os resultados apontaram para níveis significantes de associação entre os termos, com destaque a alta correlação estatística entre a imparcialidade da justiça criminal e o nível da democracia no Brasil.
Downloads
Referências
ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA, DADOS ESTATÍSTICOS, 2024.
DAHL, Robert. Poliarquia: Participação e Oposição. São Paulo: EdUSP, 1969.
HIGLEY, J.; GUNTHER, R. Elites and democratic consolidation in Latin America and Southern Europe. Cambridge University Press.
MAINWARING, Scott; BRINKS, Daniel e PÉREZ-LIÑAN, Aníbal. “Classificando regimes políticos na América Latina” in DADOS – Revista de Ciências Sociais., vol. 44. n. 4, pp. 645-687, 2001.
MAINWARING, Scott; PÉREZ-LIÑÁN, Aníbal (2023). “Por que as democracias da América Latina estão estagnadas”. Journal Of Democracy em Português. Volume 12, Número 1, Junho de 2023
NÓBREGA, José Maria. DEMOCRACIA E JUSTIÇA CRIMINAL: O SEU ALTO NÍVEL DE ASSOCIAÇÃO. Direito, Processo e Cidadania. Recife, v. 1, n. 2, p. 145-166, maio/ago., 2022.
NÓBREGA JR., J.M.P. da; NÓBREGA, D.D.R.S. AS TAXAS DE MORTES VIOLENTAS INTENCIONAIS NO BRASIL: dinâmica e correlações estatísticas. Anais do XI Simpósio de Engenharia de Produção (SIMEP). 2023. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32905
NÓBREGA JR., J. M. P. da. VIOLÊNCIA NO BRASIL (2011–2023) VIOLENCE IN BRAZIL (2011–2023). Boletim IBCCrim. Volume 33, Número 388, março de 2025. https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/article/view/1592
NÓBREGA JÚNIOR, J.M.P da; NÓBREGA, D. D. R. S. da. AS TAXAS DE MORTES VIOLENTAS INTENCIONAIS NO BRASIL: dinâmica e correlações Estatísticas. XI Simpósio de Engenharia de Produção. SIMEP. A Engenharia de Produção no contexto das organizações “Data Driven”. Campina Grande, Paraíba, Brasil – 24 a 26 de Maio de 2023.
O´DONNELL , Guillermo. “Accountability Horizontal e Novas Poliarquias”. Lua Nova, nº 44, 1998.
SÃO PEDRO, R. Facções Criminosas Prisionais. Violência e Criminalidade na semidemocracia brasileira. Dialética Editora. 2022.
THE ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT, DEMOCRACY INDEX. 2023. Age of Conflict.
WORLD JUSTICE PROJECT, 2023. Rule of Law Index, banco de dados, 2023.
ZAVERUCHA, Jorge. FHC, Forças Armadas e Polícia: Entre o autoritarismo e a democracia 1999>2002. Rio de Janeiro: Record, 2005
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Maria Nóbrega

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Direito, Processo e Cidadania o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




















