A crise ecológica e a salvaguarda das condições de vida: exigências éticas e premissas para um novo humanismo
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n2.p61-89Palabras clave:
homem, globalização, África, ética, ecologiaResumen
A interdependência e a igualdade fundamental entre todos os homens em dignidade e direitos leva-nos a postular condições de vida mais humana e mais justa, bem como a reflectir sobre aquilo que a assombra como, por exemplo, as tendências prevalentemente liberalistas, utilitaristas e os desequilíbros ecológicos. Tem se verificado uma maior sensibilidade em relação ao ambiente e tem se adoptado propostas éticas para enfrentar tal emergência, mas a tendência ainda não foi invertida nem modificada. A natureza continua a ser tratada como uma res nullius e os efeitos desta tendência comprometem cada vez mais o ambiente. Por isso, urge reflectir sobre a crise que ameaça o planeta e restabelecer as condições de sobrevivência da nossa “casa comum”. Tal proposta de solução pode ser possível com uma postura ética, ou seja, pela consciência de que todo o ser vivo tem necessidade de condições vitais de ambiente sadio. A postura ética como proposta de solução à crise ecológica justifica-se pelo facto de que o contexto de interdependência dos organismos entre si com o habitat em que se encontram, impõe regras que criam o sentido de pertença de que derivam obrigações e deveres, e cria a consciência de que é justo e bom quanto concorre para a preservação, integridade, estabilidade, beleza e equilíbrio do planeta.
Descargas
Referencias
AA.VV. África no mundo contemporâneo: estruturas e relações.
Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
AA.VV. La questione ecológica. Roma: Editrice Ave, 1989.
AA.VV. O desenvolvimento do continente africano na era da mundialização. Coimbra Almedina, 2005.
ABBAGNANO, Nicola. Storia della filosofia I. Torino: UTET, 1963.
ALPHANDÉRY, Pierre, et alii. O equilíbrio ecológico. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.
BERGER, André. O futuro dos climas. In: BARRÈRE, Martine. Terra património comuI. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.
BURGIS, Tom. A pilhagem de África. Amadora: Vogais, 20163.
CARBONE, Giovanni. L’Africa. Gli stati, la politica, i confliti. Bologna: IlMulino, 20123.
CONFERÊNCIA EPISCOPAL POSTUGUESA. Nota pastoral sobre a preservação do meio ambiente. In: Celebração litúrgica, 4 (1987-1988) 1284-1285.
DAHRENDORF, Ralf. Quadrare il cerchio. Bari: Laterza, 1996.
DA ROCHA, Manuel José Alves. As transformações económicas estruturais na África Subsariana 2000-2010. Luanda: Mayamba, 2013.
DROUIN, Jean-Marc. Reinventar a natureza: a ecologia e a sua história.
Instituto Piaget, Lisboa 1993.
FALK, Richard. Globalização predatória: uma crítica. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
GAFO, Javier. Bioética. Lisboa: Paulus, 20183.
GATTI, Guido. Questioni di etica dell’economia. Roma: LAS, 1997.
GOLDSMITH, Edouard. Desafio ecológico. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
IGREJA CATÓLICA. Papa (1978-2005: João Paulo II). Carta Encíclica: Redemptor Hominis. Libreria Editrice Vaticana, Vaticano 1979.
IGREJA CATÓLICA. Papa (1978-2005: João Paulo II). Carta Encíclica: Centesimus Annus. Libreria Editrice Vaticana, Vaticano, 1991.
IGREJA CATÓLICA. Papa (2005-2013: Bento XVI). Carta Encíclica: Caritas in Veritate. Libreria Editrice Vaticana, Vaticano, 2009.
IGREJA CATÓLICA. Papa (2013: Francisco). Carta Encíclica: Laudato Si. Libreria Editrice Vaticana, Vaticano, 2015.
JONAS, Hans. Il principio di responsabilità: un’etica per la civiltà tecnologica, Torino: Einaudi, 2002.
KAMBALU, Lourenço Flaviano. A democracia personalista. Os fundamentos onto-antropológicos da política à luz de Pietro Pavan. Lisboa: Paulinas, 2012.
LIMA, Alceu Amoroso. Comentários à Populorum Progressio. Petrópolis: Vozes, 1969.
MCLUHAN, Marshall. Gli strumenti del comunicare: i significati psicologici e sociali di ogni sistema di comunicazione. Milano: Garzanti,1977.
PANIKKAR, Raimon. Ecosofia: la nuova sagezza. Per una spiritualitàdella terra. Assisi: Cittadella Editrice, 1993.
PAULO II, João. Mensagem para a celebração do dia mundial da paz de 1990. In: Celebração Litúrgica. Revista de Liturgia e Pastoral. Edições Theologica. Braga: 3/1990.
RICH, Arthur. Etica economica. Brescia: Queriniana, 1990.
RUSSO, Giovanni. Bioética em diálogo com os jovens. Lisboa: Paulus, 2010.
SABANI, Pier Giorgio. La questione ambientale come recupero del símbolo. In:
SANTOS, António Almeida. A globalização: um processo em desenvolvimento. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.
SPIAZZI, Raimondo., La dimensione umana dell’economia. Roma: Idea Centro Editoriale,1976.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Lourenço Flaviano Kambalu
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
Avisos:
No tiene que cumplir con la licencia para elementos del materiale en el dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
No se dan garantías. La licencia podría no darle todos los permisos que necesita para el uso que tenga previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad, o derechos morales pueden limitar la forma en que utilice el material.