A crise ecológica e a salvaguarda das condições de vida: exigências éticas e premissas para um novo humanismo

Autores

  • Lourenço Flaviano Kambalu Faculdade de Direito da UKB

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n2.p61-89

Palavras-chave:

homem, globalização, África, ética, ecologia

Resumo

A interdependência e a igualdade fundamental entre todos os homens em dignidade e direitos leva-nos a postular condições de vida mais humana e mais justa, bem como a reflectir sobre aquilo que a assombra como, por exemplo, as tendências prevalentemente liberalistas, utilitaristas e os desequilíbros ecológicos. Tem se verificado uma maior sensibilidade em relação ao ambiente e tem se adoptado propostas éticas para enfrentar tal emergência, mas a tendência ainda não foi invertida nem modificada. A natureza continua a ser tratada como uma res nullius e os efeitos desta tendência comprometem cada vez mais o ambiente. Por isso, urge reflectir sobre a crise que ameaça o planeta e restabelecer as condições de sobrevivência da nossa “casa comum”. Tal proposta de solução pode ser possível com uma postura ética, ou seja, pela consciência de que todo o ser vivo tem necessidade de condições vitais de ambiente sadio. A postura ética como proposta de solução à crise ecológica justifica-se pelo facto de que o contexto de interdependência dos organismos entre si com o habitat em que se encontram, impõe regras que criam o sentido de pertença de que derivam obrigações e deveres, e cria a consciência de que é justo e bom quanto concorre para a preservação, integridade, estabilidade, beleza e equilíbrio do planeta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lourenço Flaviano Kambalu, Faculdade de Direito da UKB

    Missionário de Nossa Senhora de La Salette, desde 1991, e presbítero, desde 1997. Doutorou-se em Filosofia pela Universidade Pontifícia Salesiana-Roma, em 2006. Foi Decano da Faculdade de Direito da Universidade Katyavala  Bwila (UKB), de 2015 a 2022. Actualmente é Vigário dos Missionários de Nossa Senhora de La Salette em Angola, Docente na Faculdade de Direito da UKB e no Seminário Maior do Bom Pastor-Secção de Filosofia. 

Referências

AA.VV. África no mundo contemporâneo: estruturas e relações.

Rio de Janeiro: Garamond, 2014.

AA.VV. La questione ecológica. Roma: Editrice Ave, 1989.

AA.VV. O desenvolvimento do continente africano na era da mundialização. Coimbra Almedina, 2005.

ABBAGNANO, Nicola. Storia della filosofia I. Torino: UTET, 1963.

ALPHANDÉRY, Pierre, et alii. O equilíbrio ecológico. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.

BERGER, André. O futuro dos climas. In: BARRÈRE, Martine. Terra património comuI. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.

BURGIS, Tom. A pilhagem de África. Amadora: Vogais, 20163.

CARBONE, Giovanni. L’Africa. Gli stati, la politica, i confliti. Bologna: IlMulino, 20123.

CONFERÊNCIA EPISCOPAL POSTUGUESA. Nota pastoral sobre a preservação do meio ambiente. In: Celebração litúrgica, 4 (1987-1988) 1284-1285.

DAHRENDORF, Ralf. Quadrare il cerchio. Bari: Laterza, 1996.

DA ROCHA, Manuel José Alves. As transformações económicas estruturais na África Subsariana 2000-2010. Luanda: Mayamba, 2013.

DROUIN, Jean-Marc. Reinventar a natureza: a ecologia e a sua história.

Instituto Piaget, Lisboa 1993.

FALK, Richard. Globalização predatória: uma crítica. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

GAFO, Javier. Bioética. Lisboa: Paulus, 20183.

GATTI, Guido. Questioni di etica dell’economia. Roma: LAS, 1997.

GOLDSMITH, Edouard. Desafio ecológico. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

IGREJA CATÓLICA. Papa (1978-2005: João Paulo II). Carta Encíclica: Redemptor Hominis. Libreria Editrice Vaticana, Vaticano 1979.

IGREJA CATÓLICA. Papa (1978-2005: João Paulo II). Carta Encíclica: Centesimus Annus. Libreria Editrice Vaticana, Vaticano, 1991.

IGREJA CATÓLICA. Papa (2005-2013: Bento XVI). Carta Encíclica: Caritas in Veritate. Libreria Editrice Vaticana, Vaticano, 2009.

IGREJA CATÓLICA. Papa (2013: Francisco). Carta Encíclica: Laudato Si. Libreria Editrice Vaticana, Vaticano, 2015.

JONAS, Hans. Il principio di responsabilità: un’etica per la civiltà tecnologica, Torino: Einaudi, 2002.

KAMBALU, Lourenço Flaviano. A democracia personalista. Os fundamentos onto-antropológicos da política à luz de Pietro Pavan. Lisboa: Paulinas, 2012.

LIMA, Alceu Amoroso. Comentários à Populorum Progressio. Petrópolis: Vozes, 1969.

MCLUHAN, Marshall. Gli strumenti del comunicare: i significati psicologici e sociali di ogni sistema di comunicazione. Milano: Garzanti,1977.

PANIKKAR, Raimon. Ecosofia: la nuova sagezza. Per una spiritualitàdella terra. Assisi: Cittadella Editrice, 1993.

PAULO II, João. Mensagem para a celebração do dia mundial da paz de 1990. In: Celebração Litúrgica. Revista de Liturgia e Pastoral. Edições Theologica. Braga: 3/1990.

RICH, Arthur. Etica economica. Brescia: Queriniana, 1990.

RUSSO, Giovanni. Bioética em diálogo com os jovens. Lisboa: Paulus, 2010.

SABANI, Pier Giorgio. La questione ambientale come recupero del símbolo. In:

SANTOS, António Almeida. A globalização: um processo em desenvolvimento. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.

SPIAZZI, Raimondo., La dimensione umana dell’economia. Roma: Idea Centro Editoriale,1976.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

KAMBALU, Lourenço Flaviano. A crise ecológica e a salvaguarda das condições de vida: exigências éticas e premissas para um novo humanismo. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 24, n. 2, p. 61–89, 2024. DOI: 10.25247/P1982-999X.2024.v24n2.p61-89. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2786.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 124

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.