Nietzsche e Freud: a morte de Deus entre luto e melancolia
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n1.p116-135Palavras-chave:
Nietzsche, Freud, Pai Primevo, assassinato de DeusResumo
Em A Gaia ciência Nietzsche atribui dois sentidos para a morte de Deus: primeiro como assassinato, depois como surgimento de uma nova aurora, o prenúncio de novas esperanças. Em se tratando de assassinato e não simplesmente de morte, pode-se indagar se o ato por ele denunciado poderia ser pensado na perspectiva do assassinato do Pai primevo, o mito fundador elaborado por Freud; como aurora e abertura para novas esperanças, parece implicar num trabalho de luto a se consumar com a transvaloração da moral. Este artigo empreende uma reflexão nessas duas perspectivas, a fim de colocar em diálogo a filosofia e a psicanálise. Sob a hipótese de a morte de Deus ser a repetição do assassinato do Pai Primordial, coloca-se a problemática do luto e da melancolia como destinos possíveis do projeto de Nietzsche.
Downloads
Referências
FEUERBACH, L. Princípios da filosofia do futuro. Tradução: Artur Morão. Lisboa: 70, 1843.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. In: Foucault. Microfísica do poder. Tradução: Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979, p. 15-37.
FREUD, Sigmund. Totem e tabu. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010a.
FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010b.
FREUD, Sigmund. Introdução ao narcisismo. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010c.
FREUD, Sigmund. Autobiografia. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011a.
FREUD, Sigmund. O eu e o id. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011b.
FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do Eu. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011c.
FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: “que é Esclarecimento”. In: KANT, Immanuel . Textos seletos. Tradução: Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2005.
LACAN, Jacques. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Tradução: M. D. Magno. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
NIETZSCHE, Friedrich. A vontade de poder. Tradução: Marcos Sinésio Pereira Fernandes; Francisco José Dias de Moraes. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
NIETZSCHE, Friedrich. “O niilismo europeu”. In: NIETZSCHE, Friedrich. A vontade de poder. Tradução: Marcos Sinésio Pereira Fernandes; Francisco José Dias de Morais. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: como alguém se torna o que é. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SADE, Marquês de. A filosofia na alcova ou os preceptores morais. Tradução: Augusto Contador Borges. São Paulo: Iluminuras, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Reginaldo Oliveira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.