Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Ágora Filosófica é uma publicação de acesso aberto, quadrimestral, do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco e tem como missão difundir, com o máximo de qualidade científica e editorial, reflexões filosóficas originais, pautando-se pela excelência das publicações, que contribuam para a construção do conhecimento. 

Tem como objetivo, publicar exclusivamente artigos, ensaios e resenhas que contribuam para o desenvolvimento do saber no campo filosófico, sobretudo, nas áreas da ética, da fundamentação dos valores humanos, assim como no campo da linguagem, da produção do sentido e da ação, em diálogo permanente com outras áreas do conhecimento, expressando, dessa forma, a natureza interdisciplinar da pesquisa filosófica para uma melhor compreensão da realidade, visando transformá-la a partir da perspectiva humanista. 

A Ágora Filosófica aceita trabalhos de pesquisadores, doutores e mestres, e mestrandos em coautoria com doutores com vinculação institucional em diversas regiões, países e continentes.

Periodicidade

Semestral até 2018. Quadrimestral a partir de 2019, com programação para publicação de seus números em abril, agosto e dezembro de cada ano.

Correspondência de período a partir de 2023 (atualizado em 2022) :

  • janeiro a abril (publicação do número em janeiro);
  • maio a agosto (publicação do número em maio);
  • setembro a dezembro (publicação do número em setembro).

Declaração sobre autoria e ferramentas de Inteligência Artificial (IA)

A Ágora Filosófica está em conformidade com as recomendações do COPE (Committee on Publication Ethics) para o estabelecimento de procedimentos éticos na publicação científica.

Este periódico reconhece que a utilização de ferramentas de inteligência artificial (IA) como ChatGPT , Bard do Google, Copy.ai e Large Language Models, dentre outras, está se expandindo rapidamente em publicações de pesquisa. Deste modo, juntamo-nos ao referido COPE e toda a comunidade científica para afirmar que as ferramentas de IA não podem ser listadas como autoras de um artigo nesta Revista.

As ferramentas de IA não atendem aos requisitos de autoria, pois não podem assumir a responsabilidade pelo trabalho submetido. Como entidades não jurídicas, elas não podem afirmar a presença ou ausência de conflitos de interesse nem gerenciar contratos de direitos autorais e licenças.

Os autores que utilizam ferramentas de IA na redação de um manuscrito, devem usar de transparência informando qual a ferramenta de IA utilizada e o que foi produzido com a mesma na seção de procedimentos metodológicos. Portanto, é de responsabilidade do autor o conteúdo de seu manuscrito, bem como, as partes produzidas por uma ferramenta de IA, e qualquer violação  que ocorra referente à ética de publicação.

Processo de Avaliação pelos Pares

O sistema de avaliação da Ágora Filosófica é o duplo anonimamente (blind peer review), em que analisa criteriosamente os trabalhos a respeito de sua pertinência, metodologia, elaboração, relevância de conteúdo, originalidade, ética e rigor científico. Caso um dos pareceristas aprove e o outro não recomende a publicação, o artigo é submetido a um terceiro parecer de desempate. Todos os artigos são submetidos ao mesmo sistema de avaliação.

A Comissão Editorial é responsável por gerir todo o processo de avaliação dos artigos submetidos, inclusive podendo emitir um parecer negativo anterior ao processo de avaliação: 

  • se o artigo estiver fora do Foco/Escopo do Periódico,
  • se não atender aos padrões de qualidade,
  • se possuir mérito científico limitado,
  • se não apresentar originalidade requerida e
  • se possuir similaridades (plágio e autoplágio) mediante análise através de software anti-plágio (CopySpider).

A Ágora Filosófica conta com uma Comissão Científica e com pareceristas ad hoc, especialistas de notório saber em Filosofia e áreas afins. São conselheiros temáticos provenientes de vários Programas de Filosofia de regiões distintas e de diferentes países, que contribuem no processo de avaliação. Quando, porém, em função do tema do artigo faz-se necessário um saber específico, a Comissão Editorial convoca pareceristas ad hoc.

Após a emissão dos pareceres e as orientações das avaliações são definidos os seguintes critérios:

  • aceitar,
  • aceitar com restrições e
  • rejeitar. 

A Comissão Editorial, considerando os pareceres avaliativos, emite a decisão final ao manuscrito submetido.

Diretrizes de Avaliação

A avaliação dos manuscritos submetidos neste Periódico reúne critérios em torno da pertinência, metodologia, elaboração, conteúdo, originalidade, ética e rigor científico.

Na apresentação dos trabalhos, analisam-se:

  1. quanto à relevância, adequação e expressão do título ao tema abordado;
  2. adequação do resumo ao tema (justificativa, objetivo, metodologia, conclusão);
  3. a boa representação das palavras-chave sem repetir as palavras do título;
  4. se o texto está bem estruturado, de acordo com as Diretrizes para autores.

Quanto ao conteúdo, avaliam-se:

  1. a boa e correta escrita da língua submetida;
  2. o enfoque do artigo quanto ao objeto temático;
  3. a clareza do tema e dos objetivos do trabalho;
  4. a clara argumentação e a sequência lógica;
  5. a adequação do percurso metodológico escolhido;
  6. e a correspondência das considerações finais ao trabalho desenvolvido.

Com relação a originalidade, investigam-se:

  1. se o artigo apresenta uma boa contribuição ao campo filosófico;
  2. se contém enfoque novo;
  3. se há algum problema com plágio e autoplágio.

Averiguam-se as citações, referências e ilustrações (quanto às questões de normalização):

  1. se o texto apresenta o sistema de citação Autor/Data;
  2. quando há ilustrações, as mesmas estão inseridas no texto respeitando as Diretrizes de autoria;
  3. o correto emprego das citações e referências, conforme ABNT-NBRs 10520: 2021; 6023: 2021.

Política de Acesso Livre

A Ágora Filosófica, oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando maior democratização do conhecimento.

Política de Taxas para processamento de artigos

A Ágora Filosófica, não cobra taxas para processamento de artigos, nem para submissão.

Indexação

Bases de Dados/Diretórios

  • Latindex
  • Sumários
  • Ulrichsweb

Diretório de Políticas Editoriais

Índice

Portais

  • Portal de Periódicos UNICAP
  • Portal Livre

Filiação/Identificador/Suporte Técnico

  • ABEC
  • Crossref/DOI
  • Ibict

DOI - Digital Object Identifier

O Prefixo DOI das publicações da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) é 10.25247, constituído da seguinte forma: prefixo, mais o sufixo da revista: ISSN, ano, volume, número da publicação, paginação. Ex: https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2022.v22n1.p05-18 

Preservação Digital

Esta revista adota a política de preservação digital vinculada a Cariniana/IBICT com o modelo do Programa LOCKSS, desenvolvido pela Stanford University Libraries, conforme políticas estabelecidas no seguinte endereço: https://cariniana.ibict.br/?page_id=252.  

Backup da Revista

O backup deste Periódico é realizado de dois modos: o primeiro, consiste em um serviço programado no servidor que realiza um backup diário de todo o site; e o segundo, um backup mensal feito manualmente pela equipe de TI da UNICAP.

Histórico do Periódico

O nascimento da RAF    

          Em 1997, o coordenador do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), prof. Karl Heinz Efken convidou a prof.ª Martha Solange Perrusi para integrar à Comissão Editorial da Revista Symposium da Unicap. Revista de acesso aberto, composta por áreas temáticas, cuja responsabilidade cabia ao Centro de Teologia e Ciências Humanas a publicação de pesquisas em Humanidades e Letras. Daí foram publicadas, a partir da organização de dossiês, pesquisas em filosofia e temas afins, que culminaram na ideia de ter uma publicação exclusiva do curso de Filosofia.

          Em 1998, no entanto, o curso de Filosofia foi motivado a organizar sua primeira participação na Symposium com a publicação do primeiro dossiê.

          Em 1999, por sua vez, foram organizados e publicados pelo curso de Filosofia dois números especiais na Symposium. Novamente,       em 2000, fora publicado, o quarto número especial.

Uma revista naturalmente colaborativa

          Em 2001, diante da sequência de publicações e comprometimento dos professores do curso de Filosofia, formaram-se a Comissão Editorial e o Conselho Científico, dando origem à revista Ágora Filosófica, sob a organização da profª Martha Perrusi, que publicou o primeiro número da Revista em junho desse ano. A partir de julho de 2001 até junho de 2010, sob a liderança do prof. Marcos Roberto Nunes Costa, a Ágora Filosófica firmou sua identidade ao publicar regular e, predominantemente, temáticas relacionadas à Filosofia Antiga e Medieval.

          O período de publicação impressa até 2011, contou com a colaboração e competência do trabalho técnico de capa e diagramação da designer Lilian Oliveira.

 

Passos para uma melhor gestão da qualidade e integridade

     - implantação da cultura digital na publicação (a partir de 2011);

     - digitalização de números anteriores;

     - implantação do OJS na Instituição;

     - indexação em bases de dados, diretórios, índices e portais de disseminação;

     - abertura para a internacionalização da revista para autores e avaliadores;

     - diversificação de temáticas;

     - atribuição do DOI (2016)

     - maior ampliação para o trabalho em equipe.

Rumo a Internacionalização (a partir de 2018)

- maior profissionalização da equipe;

- planejamento estratégico;

- reformulação/atualização e criação de políticas;

- criação de identidade visual;

- aquisição de novo estrato Qualis;

- desenvolvimento da qualidade da publicação;

- vinculação do periódico ao PPGFIL;

- reestruturação do planejamento temático da publicação.

          Entretanto, foi dado um grande passo, quando em 2005 as publicações passaram a ser impressa. e eletrônica. Sendo assim, a revista tomou nova visibilidade e continuou nesse ritmo até 2016.

          Com os avanços das novas tecnologias e ampliação do mundo digital, em 2017, a revista começou a passar por uma nova reestruturação com novos Editores Adjuntos, Comissão Editorial e Comissão Científica. A partir desse momento, todas as publicações tornaram-se, oficialmente, eletrônicas para facilitar o leitor a ter acesso mais rapidamente e em qualquer lugar, do conteúdo da revista. Assim, a visibilidade da revista foi se ampliando e ultrapassando barreiras continentais.

          Em 2020, com a implantação do Mestrado em Filosofia na Unicap, a revista Ágora Filosófica passou a pertencer ao Programa de Pós-graduação, gerenciada pelo Mestrado e não mais pela graduação em Filosofia. Então, surgiu a necessidade de rever suas políticas, objetivos, metas e alcances.

          Não obstante, iniciou-se um novo momento na qualificação da revista tendo como objetivo principal, fomentar a publicação de artigos de qualidade científica, técnica, filosófica e intelectualmente aprofundados, por se tratar do mundo da pesquisa científica, intelectual, ética e moralmente relevantes. Por isso, tem como meta acolher as contribuições de pesquisadores e estudiosos locais, nacionais e internacionais. Também, tem o intuito de continuar sendo um veículo que contribui para a construção de um saber filosófico crítico e em diálogo com outras áreas do conhecimento, expressando, assim, a natureza interdisciplinar da pesquisa científica.

          Desde seu início oficial, a revista Ágora Filosófica tem o reconhecimento dos órgãos oficiais de pesquisa CNPq/CAPES. Cada vez mais tem crescido e aumentado a sua qualidade, autenticidade, continuidade. Ao ser indexada aos principais indexadores, fez com que pudesse ser avaliada e contemplada pelo sistema Qualis Capes como uma revista de relevância local, nacional e internacional pelo conteúdo apresentado.

          A revista Ágora Filosófica entende-se, ainda, como espaço privilegiado para o debate filosófico e o diálogo com pesquisadores de outras áreas do saber científico, pois procura ser fiel às duas linhas de pesquisas desenvolvidas no Mestrado, ou seja, a primeira, Ética, Fundamentos Morais Valores Humanos, e a segunda, Linguagem, Sentido e Ação. Essas duas linhas de pesquisa têm favorecido a publicação dos artigos produzidos por grupos de pesquisas e comunidades de pesquisadores de áreas específicas da Filosofia e áreas afins.

          Podemos afirmar que a revista Ágora Filosófica se consolidou, sendo procurada pelos pesquisadores e estudiosos nacionais e internacionais.

 

Administração Superior da UNICAP

Presidente/Chanceler

Mieczyslaw Smyda, S.J.
Provincial dos Jesuítas do Brasil

Reitor

Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.

Vice-reitor

Lúcio Flávio Ribeiro Cirne, S.J.

Pró-reitorias

Pró-reitor Administrativo - Prad
Carlos Fritzen, S.J.

Pró-reitor Comunitário e de Extensão - Procom 
Delmar Araújo Cardoso, S.J.

Pró-reitor de Graduação - Prograd
Degislando Nóbrega de Lima

Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - PROPESPI
Valdenice José Raimundo

Coordenação de Pós-graduação
Carla Patrícia Pacheco Teixeira

Coordenação Geral de Pesquisa
Marina de Lima Neves Barros

Diretor da Escola de Humanidades
Danilo Vaz-Curado Ribeiro de Meneses Costa

Coordenadora do PPGFIL
Eleonoura Enoque da Silva.

 

_________________________________________________________________________

ÁGORA FILOSÓFICA. Recife: Universidade Católica de Pernambuco, ano 11, n. 1, jan./jun. 2011.000p.
Publicação Quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco
1. Filosofia – Periódicos
2. Universidade Católica de Pernambuco
ISSN Impressa 1679-5385
ISSN Eletrônica 1982-999x
(CDU) 1(05)

__________________________________________________________________________