A encarnação muda tudo: a gênese da filosofia da carne no pensamento de Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p36-60Palavras-chave:
corpo, carne, mundo, outrem, ser verticalResumo
Essa investigação visa apresentar em linhas gerais a gênese da filosofia da carne com base na obra do filósofo francês Merleau-Ponty. Não se pode negar o fato de que a filosofia de nosso autor esteja a receber um novo fôlego na contemporaneidade graças tanto à publicação como à recepção de seus escritos Inéditos referentes aos cursos ministrados na fase intermediária de seu pensamento (1950), lançados na França no início dessa década. Sem sombra de dúvida, esses escritos, em consonância com os que o antecedem como a Fenomenologia da Percepção (1945), bem como os posteriores, oferecem ao leitor elementos novos para a matização da compreensão da carnalidade em função de sua ontologia da negatividade desenvolvida na obra da maturidade O visível e o invisível (1960). Ao ater-se à questão da gênese da filosofia da carne pretende-se igualmente salientar que o pensamento do autor focado no mote de que a encarnação muda tudo, permite reinscrever as questões da linguagem, da cultura, da ética, da subjetividade, da alteridade etc., em um outro espaço existencial e ontológico a ponto de se poder evadir da tendência à abstração do Logos teorético ou até mesmo dos limites da fenomenologia transcendental de certa forma ainda latentes em algumas correntes filosóficas hodiernas.
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Referências
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