Alguns apontamentos teóricos acerca da Análise Arqueológica do Discurso – AAD

Autores

  • Erenildo João Carlos Universidade Federal da Paraíba
  • Krislânia Damâscena Rodrigues Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n2.p209-224

Palavras-chave:

linguagem, enunciado, teoria do discurso

Resumo

Este artigo registra algumas anotações resultantes do estudo realizado sobre a Análise Arqueológica do Discurso (AAD), de Michel Foucault. Para tanto recorre à própria abordagem, enquanto metodologia de estudo, e aos trabalhos de Foucault (1999, 2001, 2008), de Palomo (2001), de Carlos (2017, 2021) e de outros como parâmetros que orientam a problematização sobre o signo, identificado como o ser da linguagem, suas possibilidades de uso e de funções enunciativas, assim como objetiva remexer alguns fios teóricos que tecem a trama de saberes que envolvem a perspectiva da AAD no que diz respeito à relação entre o signo, o discurso e o enunciado, cujo nexo entre os termos é tratado de maneira diferente pela AAD, quando se compara ao modo corrente que circula no âmbito do domínio das ciências sociais e humanas. Orientado pela hipótese da AAD, como teoria do discurso, após o desenvolvimento da análise, o estudo conclui, assinalando a importância da linguagem, como uma ferramenta crucial para a interação humana e formação do conhecimento, quanto como indispensável à feitura do discurso, enquanto enunciado, evidenciando a riqueza e a complexidade do ponto de vista arqueológico acerca da noção de linguagem, discurso, enunciado e de suas relações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Educação pela UFC (2005), mestre em Educação pela UFPB (1998), Especialista em Pesquisa Educacional (1994) e graduado em Pedagogia pela UFPB (1990). Professor Associado Nível IV, lotado no departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação da UFPB/Campus I. Estuda e orienta temas tais como: educação popular, educação de jovens e adultos, livro didático, análise arqueológica do discurso, discurso, cultura visual e uso pedagógico da imagem visual, BNCC, BNC. 

  • Krislânia Damâscena Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Pedagoga pelo Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (2017-2021), com área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos (EJA); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso e Imagem Visual em Educação - GEPDIVE; bolsista do Projeto PIBIC/CNPq/2020-2021 O enunciado da gestão educacional na ordem do discurso político-pedagógico; bolsista do Projeto PIBIC/CNPq/2020 A Análise do Discurso no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB; integrante do Curso de Extensão Formação de Gestores em Educação Popular - FOGEP/2020 e bolsista do Projeto PROBEX/UFPB/2019 Gestão Educacional e Educação Popular: a construção de uma proposta formativa para profissionais da educação básica, coordenados pelo Prof. Dr. Marcos Angelus Miranda de Alcantara.

Referências

ALBUQUERQUE, J. A. G. Michel Foucault e a teoria do poder. Tempo Social, 7(1/2), p. 105-110, 1995. Doi: https://doi.org/10.1590/ts.v7i1/2.85209.

ALCANTARA, M. A. Miranda; CARLOS, Erenildo João. Análise arqueológica do discurso: uma alternativa de investigação na educação de jovens e adultos (EJA). Intersecções, Jundiaí, v. 6, p. 59-73, 2013. Disponível em: https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaInterseccoes/article/view/1152. Acesso em: 5 ago. 2023.

ALVES, J. M. D.; PIZZI, L. C. V. Análise do discurso em Foucault e o papel dos enunciados: pesquisar subjetividades nas escolas. Revista Temas em Educação, v. 23, n.1, p. 81-94, 2014.

CARLOS, Erenildo João. Achados sobre a noção arqueológica do discurso em Foucault. Revista Dialectus, v. 11, p. 176-191, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32649. Acesso em: 5 ago. 2023.

CARLOS, Erenildo João. Especificidades e usos da noção de signo em A Arqueologia do Saber. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 617–642, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-54824. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54824. Acesso em: 5 ago. 2023.

FAHEINA, Evelyn Fernandes Azevedo. O pensamento arqueológico de Michel Foucault sobre materialidade e referencial. CONJECTURA: filosofia e educação, n. 25, p. 1, 2020. DOI: 10.18226/21784612.v25.e020001.

FERREIRA, M. S.; TRAVERSINI, C. S. A análise foucaultiana do discurso como ferramenta metodológica de pesquisa. Educação & Realidade, v. 38, n. 1, p. 207-226, 2013.

FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, 2001.

FOUCAULT, Michael. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8. ed. Tradução: Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michael. Linguagem e literatura. In: MACHADO, Roberto. Foucault, a filosofia e a literatura. 2. ed., Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 139-1174.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

FOUCAULT, Michael. A arqueologia do saber. 7. ed. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. 12. ed. Tradução: Flávio Paulo Mauer. Petrópolis: Vozes. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.

MARTINS, G.I., CLEPS JUNIOR, J. Nas tramas do discurso: possibilidades teóricas e metodológicas em Michel Foucault. In: MARAFON, G.J., RAMIRES, J.C.L., RIBEIRO, M.A., PESSÔA, V.L.S., comps. Pesquisa qualitativa em geografia: reflexões teórico-conceituais e aplicadas [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013, p. 69-88. ISBN 978-85-7511-443-8. https://doi.org/10.7476/9788575114438.0006.

VEIGA-NETO, A. Teoria e método em Michel Foucault (im)possibilidades. Cadernos de Educação, 34, 2009. Doi: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i34.1635.

PALOMO, Sandra Maria Silva. Linguagem e linguagens. Eccos Rev. Cient. UNINOVE, São Paulo, n. 2, v. 3, p. 9-15, dez. 2001. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=272. Acesso em: 5 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Edição

Seção

Artigos Temática Livre

Como Citar

CARLOS, Erenildo João; RODRIGUES, Krislânia Damâscena. Alguns apontamentos teóricos acerca da Análise Arqueológica do Discurso – AAD. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 24, n. 2, p. 209–224, 2024. DOI: 10.25247/P1982-999X.2024.v24n2.p209-224. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2559.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 152

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.