Alguns apontamentos teóricos acerca da Análise Arqueológica do Discurso – AAD

Autores

  • Erenildo João Carlos Universidade Federal da Paraíba
  • Krislânia Damâscena Rodrigues Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n2.p209-224

Palavras-chave:

linguagem, enunciado, teoria do discurso

Resumo

Este artigo registra algumas anotações resultantes do estudo realizado sobre a Análise Arqueológica do Discurso (AAD), de Michel Foucault. Para tanto recorre à própria abordagem, enquanto metodologia de estudo, e aos trabalhos de Foucault (1999, 2001, 2008), de Palomo (2001), de Carlos (2017, 2021) e de outros como parâmetros que orientam a problematização sobre o signo, identificado como o ser da linguagem, suas possibilidades de uso e de funções enunciativas, assim como objetiva remexer alguns fios teóricos que tecem a trama de saberes que envolvem a perspectiva da AAD no que diz respeito à relação entre o signo, o discurso e o enunciado, cujo nexo entre os termos é tratado de maneira diferente pela AAD, quando se compara ao modo corrente que circula no âmbito do domínio das ciências sociais e humanas. Orientado pela hipótese da AAD, como teoria do discurso, após o desenvolvimento da análise, o estudo conclui, assinalando a importância da linguagem, como uma ferramenta crucial para a interação humana e formação do conhecimento, quanto como indispensável à feitura do discurso, enquanto enunciado, evidenciando a riqueza e a complexidade do ponto de vista arqueológico acerca da noção de linguagem, discurso, enunciado e de suas relações.

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Biografia do Autor

  • Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Educação pela UFC (2005), mestre em Educação pela UFPB (1998), Especialista em Pesquisa Educacional (1994) e graduado em Pedagogia pela UFPB (1990). Professor Associado Nível IV, lotado no departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação da UFPB/Campus I. Estuda e orienta temas tais como: educação popular, educação de jovens e adultos, livro didático, análise arqueológica do discurso, discurso, cultura visual e uso pedagógico da imagem visual, BNCC, BNC. 

  • Krislânia Damâscena Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Pedagoga pelo Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (2017-2021), com área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos (EJA); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso e Imagem Visual em Educação - GEPDIVE; bolsista do Projeto PIBIC/CNPq/2020-2021 O enunciado da gestão educacional na ordem do discurso político-pedagógico; bolsista do Projeto PIBIC/CNPq/2020 A Análise do Discurso no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB; integrante do Curso de Extensão Formação de Gestores em Educação Popular - FOGEP/2020 e bolsista do Projeto PROBEX/UFPB/2019 Gestão Educacional e Educação Popular: a construção de uma proposta formativa para profissionais da educação básica, coordenados pelo Prof. Dr. Marcos Angelus Miranda de Alcantara.

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Publicado

2024-05-15

Edição

Seção

Artigos Temática Livre

Como Citar

CARLOS, Erenildo João; RODRIGUES, Krislânia Damâscena. Alguns apontamentos teóricos acerca da Análise Arqueológica do Discurso – AAD. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 24, n. 2, p. 209–224, 2024. DOI: 10.25247/P1982-999X.2024.v24n2.p209-224. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2559.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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